Dono da propriedade foi detido e teve armas apreendidas
A Polícia Militar de Santa Catarina encontrou um homem de 45 anos cultivando uma plantação de maconha com mais 138 mil pés. Ele estava plantando a droga ao ar livre em um terreno de sua propriedade. O autor foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia da região, em José Boiteux, no Vale do Itajaí.
O registro ocorreu nesta semana e é uma das maiores plantações de maconha já encontradas no Brasil.
O comandante do Bope, Celso Mlanarczyki Júnior, afirma que esse foi o maior registro dos últimos anos. "Não verificamos registro de outra nesta envergadura", comentou.
O homem é natural de Santa Catarina e não possui passagem policial. A PMSC também apreendeu três armas na propriedade: um revólver calibre 38, uma carabina calibre 24 e uma espingarda calibre 28.
Para se ter uma noção aproximada do tamanho, 138 mil pés correspondem a uma área de cinco campos de futebol. Segundo o site Leafly, portal americano dedicado a Cannabis, uma planta cultivada ao ar livre pode render em média 224g de maconha seca. Assim, a quantidade estimada que a plantação de maconha poderia resultar seria de 31 toneladas, conforme informações do portal ND Mais.
Pela estimativa de valor do mercado ilegal, a quantidade renderia no mercado ilegal entre R$ 74 milhões e R$ 185 milhões, dependendo da região e da forma de venda. Com 31 toneladas de maconha dá para fazer entre 31 milhões e 62 milhões de baseados, dependendo do tamanho.