O treinamento ocorreu no Farol Shopping, nesta terça-feira
Nesta terça-feira, dia 25, o 5° Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou, no Farol Shopping, em Tubarão, um simulado acerca de ocorrências envolvendo atirador/agressor ativo.
O local foi devidamente isolado para o evento, o qual contou com disparos de festim e deslocamentos de viaturas em prioridade.
O cenário do simulado figurou um ataque de atirador ativo. Durante a ocorrência, as sirenes foram acionadas, pessoas retiradas do ambiente e o local foi isolado.
“A edificação do Farol Shopping é dotada de equipamentos e procedimentos destinados à segurança e bem-estar de todos que passam pelo shopping. Por isso, o treinamento é sempre a melhor maneira de adequar e identificar recursos e práticas que permitam o rápido e eficiente atendimento ou socorro de nossos clientes e colaboradores”, destacou o gerente de segurança do Farol Shopping, Emerson José da Silva.
Um dos propósitos do simulado, foi garantir a segurança e o bem-estar de todos que frequentam o espaço. “Através desta atividade, estaremos aprimorando nossas habilidades em resposta a possíveis situações reais. É importante ressaltar que o cenário desenvolvido é totalmente simulado e controlado, não havendo nenhuma ameaça real. Todo o pessoal envolvido nesta simulação é treinado para agir de forma adequada e em conformidade com as melhores práticas de segurança”, ressaltou Georgia Menegaz, gerente de Marketing do Farol Shopping.
Para a Polícia Militar, atirador ativo é aquele indivíduo armado, que objetiva ativamente tentar ferir ou matar pessoas em locais com grande aglomeração ou circulação.
Nesse sentido, o simulado visa qualificar e preparar as instituições de segurança pública e parceiras do município de Tubarão para o atendimento de ocorrências dessa magnitude.
Ao todo, participaram cerca de 80 pessoas, incluindo policiais do 5ºBPM, alunos do Curso de Formação de Sargentos (CFS), Bombeiros Militares e colaboradores do shopping.
O treinamento continuado é marca do 5° BPM e proporciona profissionalismo e qualidade no atendimento ao cidadão.