Caso foi registrado em Araranguá. Animal estava visivelmente exausto ao tentar acompanhar a velocidade do veículo
O vídeo que mostra a cena de um cavalo sendo puxado por um carro por meio de uma corda chamou a atenção nas redes sociais nesta semana e revoltou moradores. O caso ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Jardim das Avenidas, em Araranguá.
O animal estava amarrado ao carro e lutava para acompanhar a velocidade, visivelmente exausto e sem forças, o que gerou uma reação imediata de revolta entre as pessoas que passavam pelo local.
As imagens, compartilhadas nas redes sociais, mostram o animal amarrado ao reboque do carro, modelo VW Gol, que transita pelas ruas da cidade.
A Lei 9.605/1998, em seu artigo 32, estabelece que “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos” é crime. A pena é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
Em caso de cães e gatos, a pena é aumentada para dois a cinco anos de prisão. Com a repercussão do caso, as autoridades foram acionadas e confirmaram que uma investigação será conduzida para identificar os responsáveis.
Como denunciar
Em Santa Catarina, denúncias anônimas de maus-tratos a animais podem ser feitas na Delegacia Virtual de Proteção Animal, pelo disque Denúncia 181 ou pelo WhatsApp (48) 9 8844-0011.
Confira o vídeo divulgado por Post TV: