Ambulância estava em deslocamento para atender uma ocorrência na SC-370 quando motoristas facilitaram a passagem em ato de gentileza e educação no trânsito
“Todos juntos, que massa”, comentaram os socorristas Rinaldo Calegario e Lutieri Freitas ao serem surpreendidos pela atitude de motoristas que abriram passagem para a ambulância do Samu ao mesmo tempo. A cena foi registrada na noite deste sábado, dia 26, no Centro de Braço do Norte e viralizou nas redes sociais.
Rinaldo e Lutieri foram acionados para atender uma ocorrência na SC-370, de um atropelamento de uma mulher, e estavam em deslocamento quando o semáforo fechou e carros formavam uma fila em frente a ambulância.
Com a sirene acionada, imediatamente os motoristas se deslocaram para a direita, quase que sincronizados demonstrando respeito e consciência no trânsito. O momento foi gravado pelos socorristas e está chamando a atenção nas redes sociais.
“Foi um ato de gentileza dos motoristas. Ação a ser seguida e copiada por outros, nem sempre se consegue isso”, comentou o socorrista Rinaldo Calegario. Ele complementa que é comum motoristas não saberem o que fazer nessas situações, ou ainda cometerem imperícia e ações de imprudência como mexer no celular enquanto dirigem. “No trânsito é preciso estar sempre atento.”
“Meu coração se emocionou. Durante atendimento vi algo que renova a esperança: motoristas abrindo passagem com respeito e agilidade. A cada espaço cedido, uma vida tem mais chance. Vocês fazem parte do socorro. Gratidão de quem está do outro lado lutando por vidas”, compartilhou a socorrista Lutieri Freitas.
Com a passagem liberada, os socorristas conseguiram chegar até o local do acidente e conduziram a vítima de atropelamento ao hospital Santa Terezinha, em Braço do Norte.
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a faixa da esquerda é destinada a veículos mais rápidos, para ultrapassagens, e também a veículos de socorro, como ambulâncias, polícia, fiscalização e operação de trânsito.
O condutor que estiver na faixa da esquerda, e perceber que outro veículo quer ultrapassá-lo, deve deslocar-se para a faixa da direita, sem acelerar. Não dar passagem a veículos de emergência é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47.