O clareamento dental é um procedimento extremamente procurado por pacientes que buscam como resultado alterar a coloração dos dentes e deixar o sorriso mais atraente e harmonioso. É um procedimento indolor, com resultados excelentes e que ajudam na autoestima também. Entretanto, a técnica ainda gera muitas dúvidas entre os pacientes que estão considerando realizá-la.
Principais tipos de clareamento
O clareamento dental é um procedimento que pode ser realizado tanto no consultório do dentista, através do laser, ou em casa, com o uso de moldeiras que o próprio profissional faz tirando o molde da arcada dentária do paciente. Entretanto, a diferença entre eles não está somente na forma como é realizado, mas também nos resultados.
Quando o clareamento é feito com o laser e gel clareador, os dentes ficam claros imediatamente. No clareamento caseiro, o paciente precisa aplicar o gel por vários dias, no mínimo duas horas, levando mais tempo para apresentar os resultados.
O clareamento feito com laser pode causar pequena sensibilidade nos dentes por conta do calor da luz.
Clareamento dental danifica os dentes. Mito ou verdade?
Muitas pessoas acreditam que o clareamento dental pode deixar os dentes mais fracos e danificá-los, porém, isso não é verdade, já que o tratamento apenas remove o pigmento corante que está no dente. Dessa forma, não os danifica, não corrói os dentes nem altera sua estrutura. Em qualquer um dos casos, os procedimentos devem ser orientados e supervisionados por um profissional da área.
Clareamento dental altera a cor de restaurações e próteses dentárias?
A ação do clareador, presente no gel, não consegue penetrar nas restaurações e nas próteses dentárias. Após o clareamento, muitas vezes é necessário trocar essas próteses, para se obter uma cor homogênea em todos os dentes. É importante ressaltar que alguns alimentos devem ser evitados durante o processo de clareamento, como comidas e bebidas com corantes.
Os dentes podem escurecer de novo após certo tempo?
Apesar de dificilmente voltarem para a cor original, sim, isso pode acontecer, porém, nada tem a ver com a qualidade da técnica.
O que acontece é que, com o passar do tempo, a prática de alguns hábitos podem afetar os resultados, como alimentação baseada em alimentos com corantes ou falta de higiene bucal adequada.
Se o paciente conseguir manter saudável sua alimentação e seguir as recomendações do profissional, o tratamento pode chegar a durar até 2 anos.
Saúde bucal
Com atuação em Tubarão e Treze de Maio, o dentista compartilha informações necessárias sobre saúde bucal e as melhores dicas para manter o sorriso em dia