Sábado, 10 de maio de 2025
Tubarão
35 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
35 °C
19 °C

COLUNISTAS

Edentulismo: como evitar a perda de dentes na fase adulta

17/09/2024 21h38 | Atualizada em 17/09/2024 21h38 | Por: Dr. Cláudio Rogério

A perda de dentes na vida adulta, também conhecida como edentulismo, pode ser prevenida com mudanças nos hábitos de higiene bucal.

O edentulismo (perda de dentes) é um problema que costuma acometer a população idosa, principalmente por conta de descuidos com a higiene bucal, que resultam em doenças periodontais. No entanto, em casos específicos, a perda dentária pode ocorrer em jovens e adultos, o que costuma estar relacionado a maus hábitos que precisam ser cortados.

Quais são as causas do edentulismo

Existem diferentes fatores que podem levar à perda de algum dente, como traumas (causados por fortes impactos) e o uso de medicamentos que enfraquecem a gengiva. No entanto, o edentulismo ocorre principalmente por conta de doenças infecciosas/inflamatórias. A principal causa da perda de dentes, seja parcial ou total, está relacionada à falta de cuidados com a higiene bucal, que contribui para o desenvolvimento de doenças, como as cáries, gengivite e periodontite.

Como prevenir a perda de dentes?

Reduzir o consumo de alimentos muito açucarados, evitar o tabagismo e maus hábitos (como ranger os dentes) são pontos que ajudam a prevenir o edentulismo. No longo prazo, essas medidas fazem total diferença. 

Algumas pessoas acreditam que, conforme a idade avança, é normal perder os dentes, mas não é. Se você cuidar bem da sua higiene e fizer o acompanhamento periódico com o dentista, é bem provável que você mantenha seus dentes por toda a vida.

Quais as consequências do edentulismo para a saúde bucal?

O edentulismo pode prejudicar a saúde como um todo, não apenas a bucal. Perder um dente pode trazer uma série de efeitos negativos para a saúde, tanto pela parte estética quanto funcional.

Aqui listo alguns deles:

Alterações na fala;
Perda dos dentes vizinhos; 
Desnutrição; 
Má digestão devido à má mastigação; 
Alterações na arcada dentária, que podem comprometer as estruturas faciais e causar quadros de bruxismo.

Dente do siso deve ser extraído antes do tratamento ortodôntico?

03/09/2024 21h48 | Atualizada em 03/09/2024 21h48 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é importante avaliar uma série de fatores, sabia? A presença dos dentes sisos (terceiros molares), por exemplo, pode influenciar a movimentação dos demais dentes. Por isso, talvez seja necessário removê-los antes de instalar o aparelho, principalmente quando eles ocasionam falta de espaço nas arcadas.

Preciso extrair os dentes sisos antes de colocar aparelho? 

A extração dos sisos ajuda a liberar espaço nas arcadas, mesmo em casos de pacientes que não precisam usar aparelho. É recomendado extrair os sisos antes de instalar o aparelho ortodôntico, pois eles podem dificultar a movimentação dos outros dentes, fazendo com que o processo de alinhamento não seja eficiente e dure muito mais tempo, além de causar problemas na mordida.

Dente siso nascendo pode comprometer o resultado do tratamento ortodôntico

O nascimento dos sisos pode comprometer não apenas o alinhamento dos outros dentes, como gerar doenças gengivais, cistos e problemas infecciosos maiores. Para evitar esses problemas e garantir que o tratamento ortodôntico não seja afetado, a extração acaba sendo imprescindível. 

Em alguns casos, a extração dos sisos pode ser feita durante ou após o tratamento ortodôntico.

Dependendo do caso, é possível que a extração dos sisos seja feita durante ou após o uso do aparelho, mas isso requer acompanhamento mais detalhado. De acordo com estudo publicado na Dental Press Journal of Orthodontics, é possível que a decisão de extrair (ou não) os sisos seja adiada até o final do tratamento ortodôntico. Durante esse processo, inclusive, o acompanhamento da posição dos terceiros molares - que deve ser feito em todas as consultas de revisão - contribui para uma decisão terapêutica mais realista.

No entanto, quando a remoção dos sisos é feita durante o uso do aparelho, o tratamento costuma atrasar. Alguns pacientes ainda não têm os dentes sisos formados quando iniciam o seu tratamento. Por isso, precisarão fazer a remoção posteriormente, quando houver a necessidade. O processo de extração é sempre o mesmo. Porém, o tratamento pode atrasar um pouco, pois durante a recuperação não é recomendável fazer a manutenção do aparelho.

Cárie dentária: O que é, quais os sintomas e como prevenir?

20/08/2024 20h38 | Atualizada em 20/08/2024 20h38 | Por: Dr. Cláudio Rogério

As cáries dentárias são um dos problemas bucais mais comuns que existem. Tudo começa com o acúmulo de alimentos nos dentes, somado à má ou falta de higiene bucal, que resulta nas lesões bacterianas. A boa notícia é que essa doença pode ser evitada com uma rotina de cuidados e visitas regulares ao dentista.

Como as bactérias causam cáries dentárias?

As bactérias que vivem na nossa boca adoram restos de alimentos. É neles que elas vão encontrar energia para se desenvolver e aderir aos dentes. Como resultado, acontece o acúmulo de placa bacteriana e a produção de ácidos que os corroem. Para completar, quando não retirada corretamente, como através da higiene bucal diária, a placa pode dar origem ao tártaro, uma calcificação que só pode ser removida no consultório do dentista. Esses problemas bucais, desde o início do processo, apresentam como resultado dentes muito sensíveis e os temidos buracos.

Sintomas

A dor no dente é o sintoma mais comum de uma cárie dentária, mas não o único. Dentes escurecidos e sensibilidade a alimentos quentes e frios também indicam a possibilidade, e ninguém quer que o momento prazeroso de uma refeição se torne dolorido. Mas, atenção: dores no dente também podem estar associadas a outras partes do corpo, conhecidas como dor reflexa ou irradiada. Seu dentista é sempre a melhor pessoa para fazer um diagnóstico seguro.

Tratamento

Se você descobriu que tem cáries ainda no início, menos mal. Um tratamento com flúor ajudará a evitar que as bactérias continuem maltratando o dente e, em outros casos, a restauração pode ser indicada. Em casos um pouco mais profundos, pode ser recomendado extrair parte ou todo o dente, colocando prótese no lugar. Quando a pessoa perde um elemento dentário é necessário repô-lo com prótese, pois a ausência de um dente altera a oclusão do paciente e pode gerar problemas.

Prevenção

Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries. Confira abaixo algumas dicas de prevenção muito fáceis que podem deixar seu sorriso mais bonito e poupar você de dores futuras.

* Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;

* Não esqueça o fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega em cantinhos onde a escova muitas vezes não alcança;

* Diminua o consumo de alimentos açucarados;

* Beba bastante água para estimular a produção de saliva; ela é o nosso escudo contra as cáries;

* Consulte seu dentista a cada 6 meses.

Um sorriso belo é mais do que estética; é vital para a saúde física e emocional

06/08/2024 19h54 | Atualizada em 06/08/2024 19h54 | Por: Dr. Cláudio Rogério

É impossível negar o poder do sorriso. Quantas vezes ele já não contribuiu para melhorar seu dia ou aliviar a tensão em momentos difíceis? Um belo sorriso abre portas, mas para isso ele também deve estar saudável. Quando alguém está satisfeito com o próprio sorriso, ele se torna mais confiante, otimista e feliz, e isso, claro, reflete em toda a saúde física, mental e psicológica. Além disso, um sorriso bonito também é capaz de tornar qualquer um muito mais confortável e envolvido em seus relacionamentos pessoais.

Odontologia ajuda pacientes a ter um belo sorriso

Os avanços tecnológicos ajudaram a alcançar a satisfação com a saúde e o bem-estar. A odontologia procura os mais modernos tratamentos para diminuir o tempo dos pacientes nos consultórios e trazer benefícios. 

A restauração, reconstrução e correção dos dentes e saúde da boca como um todo são alguns dos caminhos oferecidos para devolver a harmonia de muitos sorrisos. Muitos pacientes querem saber como ter um lindo sorriso, e por isso a procura por tratamentos ortodônticos aumentou, o que mostra mudança nas prioridades do brasileiro em relação à sua boca. Portanto, todos os dentistas precisam buscar atualização sempre.

Nunca subestime a importância do sorriso

Está mais do que comprovado que um sorriso pode trazer muitos benefícios para a saúde. Quando uma parte do corpo não está bem, o resto também sofre as consequências, e existe uma série de problemas que podem começar na boca. Sorrir, de fato, é muito bom. 

Ao sorrir, nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias que provocam sensações de prazer e felicidade, além de ajudar a combater diversas doenças. Mas, se alguém não se sente bem ao sorrir, é um sinal de alerta. Quem não tem um amigo que cobre a boca quando sorri? Isso não significa apenas que ela é tímida e, sim, que pode sentir vergonha do próprio sorriso. 

Por isso, é importante cuidar da saúde bucal sempre. Mais do que transmitir alegria, um belo sorriso é sinônimo de vida saudável e muito mais feliz.

Dor de dente após manutenção do aparelho ortodôntico é normal?

23/07/2024 19h57 | Atualizada em 23/07/2024 19h57 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Só de pensar naquela consulta de manutenção com seu ortodontista você sofre por antecedência, pois lembra que toda vez que sai dessas consultas sente sua arcada dentária toda dolorida? Isso porque o especialista achou adequado ativar o apetrecho para acertar alguns dentes que precisam ser alinhados. Mas é normal sentir este incômodo?

Por que o paciente sente dor? 

A cada 25 ou 30 dias essa consulta é necessária. Neste momento, o ortodontista vai, criteriosamente, movimentar os dentes que ele julga necessário corrigir. 

Quando o aparelho é apertado, o paciente poderá sentir desconforto após o procedimento. O ligamento ao redor do dente é pressionado e é esta pressão que movimentará o dente durante os próximos dias. Ele também poderá sentir um pouco de incômodo na hora de mastigar alguma coisa. Todos os dentes estão sendo movimentados e a mordida ainda não está correta. Afinal, é por esse motivo que o paciente está em tratamento ortodôntico.

Incômodos que vão além dos dentes

Esse desconforto também pode alcançar regiões vizinhas da boca, como na cervical e na cabeça. Essas dores são causadas não diretamente pelo aparelho, mas sim pela mordida incorreta e por apertamento de dentes, que normalmente são relacionados a estresse. Não tem jeito, todo paciente que “apertar” o aparelho vai desenvolver algumas dores musculares durante o tratamento. Muitos pacientes confundem dores de cabeça de origem muscular com enxaquecas, por exemplo, que tem outras origens. É um processo inevitável, mas que você pode aliviá-los.

É possível acabar com esse desconforto

Algumas técnicas utilizam fios ortodônticos diferenciados e com maior tecnologia, capazes de suavizar o desconforto do paciente. No Brasil a ortodontia já é muito evoluída, e muitos pacientes são tratados com esse tipo de fio mais moderno. Caso o paciente seja mais sensível e tenha muito desconforto, ele poderá recorrer ao remédio indicado apenas pelo profissional. A automedicação nunca é recomendada. O paciente pode ter graves reações alérgicas ou simplesmente não amenizar o problema.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - WhatsApp (48) 9 9219-5772

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!