Sexta-feira, 18 de outubro de 2024
Tubarão
26 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
15 °C

COLUNISTAS

A prevenção da cárie dentária é o melhor remédio

09/01/2024 21h53 | Atualizada em 09/01/2024 21h53 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Já dizia sua avó: “prevenir é melhor do que remediar”. Uma boa escovação depois das refeições não dá chance para as cáries.

Confira abaixo algumas dicas de prevenção muito fáceis que podem deixar seu sorriso mais bonito e poupar você de dores futuras.

- Escove os dentes após as refeições com escova macia e cremes dentais com flúor;

- Não esqueça do fio dental, principalmente antes de dormir. Ele chega em cantinhos onde a escova muitas vezes não alcança;

- Diminua o consumo de alimentos açucarados;

- Beba bastante água para estimular a produção de saliva;

- Consulte seu dentista a cada 6 meses.

- Invista em alimentos “detergentes”. A maçã tem o poder de limpar a cavidade oral.

Escovar os dentes com força pode causar sensibilidade?

19/12/2023 20h29 | Atualizada em 19/12/2023 20h29 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Você sabia que escovar os dentes com força pode causar sensibilidade? Embora muitas pessoas acreditem que essa prática deixa os dentes mais limpos, a verdade é que a força excessiva durante a higienização pode causar danos aos dentes e à gengiva.

O excesso de força durante a escovação é uma das principais causas da sensibilidade nos dentes. Isso acontece porque o excesso de intensidade nos movimentos com a escova leva à corrosão do esmalte dentário, que nada mais é do que a camada externa de proteção dos dentes. Com o esmalte corroído, a dentina - que está ligada à parte nervosa dos dentes - fica exposta, causando a sensibilidade durante a ingestão de alimentos muito gelados ou muito quentes.

Essa corrosão não acontece de imediato, mas sim ao longo do tempo, quando a escovação dos dentes com força é um hábito no dia a dia da pessoa. O uso de escovas com cerdas duras pode intensificar e acelerar o processo de desgaste do esmalte dos dentes durante a escovação, pois os movimentos intensos ficam ainda mais abrasivos e danosos para a saúde bucal.

Outra consequência de escovar os dentes com força é a irritação e retração da gengiva, o que também pode causar sensibilidade. Os principais sintomas de que sua gengiva está irritada pela escovação intensa são dor e vermelhidão. Em casos mais graves, a gengiva pode sangrar ou formar pequenas feridas.

Já a retração da gengiva - ou retração gengival - pode ser notada quando um ou mais dentes parecem maiores que os outros. Isso indica que o tecido da gengiva que cobria a parte superior do dente reduziu de tamanho, ou seja, se retraiu. Embora possa ter outras causas, a retração da gengiva também está associada à escovação com força excessiva e pode estimular a sensibilidade na parte exposta, além de outros problemas como dores e mau hálito. 

Por isso visitas constantes ao cirurgião-dentista são muito importantes.

5 dicas para prolongar os efeitos do clareamento dental

05/12/2023 21h45 | Atualizada em 05/12/2023 21h45 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Fazer clareamento dental (caseiro com uma moldeira, no consultório dentário ou uma mistura de ambos) é uma excelente opção para quem possui dentes amarelados e quer se ver livre das manchas. O problema é que, após realizar o procedimento escolhido, algumas pessoas não tomam os cuidados devidos e rapidamente dão adeus ao sorriso branquinho. 

Se você quer prolongar os efeitos do clareamento nos dentes, dê uma olhada:

1. Procure parar de fumar para manter o clareamento dental em dia

2. Evite bebidas e alimentos com corantes que mancham os dentes

3. Mantenha uma boa rotina de higiene bucal

4. Não faça clareamento dental caseiro com bicarbonato ou água oxigenada

5. Visite o dentista regularmente para prolongar os efeitos do clareamento dental

Por fim, a dica de ouro para coroar esta lista: frequente o dentista regularmente. Claro que ao seguir as demais sugestões as chances de o seu clareamento dental durar mais tempo são muito maiores, mas é essencial fazer uma limpeza de dente a cada seis meses e seguir as demais orientações do especialista em saúde bucal.

Quanto tempo a cárie demora para destruir o dente? 

21/11/2023 21h40 | Atualizada em 21/11/2023 21h40 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Você já parou para pensar em quanto tempo a cárie demora para destruir o dente e como ela afeta a saúde bucal nesse processo? Quando não diagnosticado e tratado, o dente cariado passa por diferentes estágios (que ocorrem à medida que as camadas mais internas do dente são infectadas) até ser considerado perdido, demandando um tratamento muito mais invasivo.

A cárie é um tipo de problema bucal que não se desenvolve do dia para a noite. Ela costuma demorar semanas e até meses para se estabelecer e, quando atinge a polpa do dente ou se torna um abscesso, o dano pode ser tão grande que o dente passa a ser considerado perdido. 

É muito difícil mensurar o tempo que a lesão cariosa leva para destruir o dente, pois existem muitos fatores que influenciam o avanço da infecção. Ainda assim, para que o dano se torne realmente considerável, o paciente costuma passar vários meses e até anos com o dente cariado.

Em que estágio da cárie o dente pode ser considerado perdido?

Os 5 estágios da cárie dentária se diferenciam de acordo com o nível de infecção bacteriana - isto é, as fases iniciais são mais superficiais, com a manifestação de sintomas no esmalte dentário, e as finais já sugerem um comprometimento muito mais grave da saúde dental. É possível identificar o estágio exato em que a cárie compromete todo o dente.

Como é o tratamento de cárie no dente?

Saber como tratar a cárie em seus diferentes estágios é fundamental para evitar o avanço da lesão. É bom destacar que, nas três primeiras fases da cárie, o tratamento costuma ser bem mais simples.

Dicas de como evitar cáries e preservar a saúde bucal

Conciliar cuidados de higiene bucal com uma boa alimentação e consultas com o dentista a cada 6 meses é o segredo para prevenir a cárie e fugir de outros problemas infecciosos, garantindo uma boa saúde bucal no longo prazo.

Aparelho de contenção fixo e móvel: quais as diferenças?

07/11/2023 21h28 | Atualizada em 07/11/2023 21h28 | Por: Dr. Cláudio Rogério

Depois do uso do aparelho, ainda vem a contenção dentária. Sim, todo paciente que passa pelo tratamento ortodôntico sabe que existem diversos cuidados importantes. Atenção na hora da limpeza e evitar alimentos duros são alguns exemplos. Mas uma coisa que não se pode evitar é o uso da contenção. O tratamento não acaba com a retirada do aparelho fixo. Chegou a hora desse tipo de aparelho, que pode ser também de modelo fixo ou móvel. Você sabe qual é a diferença entre esses dois tipos?

O que são aparelhos de contenção dentária?

Após o tratamento ortodôntico, é necessário utilizar os aparelhos de contenção para que os dentes não se movam e tragam novos problemas para a saúde bucal. Eles podem ser removíveis, feitos de polímeros termoplásticos ou de placas vulcanizadas e metal, ou fixos.

Tipos de aparelho ortodôntico de contenção

Contenção removível ou móvel: é indicado para o arco superior. Nesse tipo o paciente remove para se alimentar e realizar atividades físicas.

Contenção fixa: é posicionada no arco inferior, pois é um local com maior chance de movimentação dentária. Basicamente a função das duas é a mesma.

Por quanto tempo devo usar a contenção dentária?

O uso do aparelho de contenção é indicado para todos os casos que passaram pelo tratamento ortodôntico com o aparelho fixo, sendo assim um protocolo que deve ser seguido por todos os ortodontistas. Especialmente no primeiro ano após a retirada, a possibilidade de movimentação dentária, denominada como recidiva, é muito grande. Dessa maneira, o uso da contenção é uma maneira eficaz para manter o posicionamento correto dos dentes.

Pensando nisso, a duração para o uso de contenção será equivalente ao tempo que o paciente passou com o aparelho fixo.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!