Segunda-feira, 23 de dezembro de 2024
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C

COLUNISTAS

Saiba que motivos podem levar ao inchaço na gengiva

18/07/2023 20h23 | Atualizada em 18/07/2023 20h23 | Por: Dr. Cláudio Rogério

As primeiras razões para uma gengiva inchada são as inflamações locais, como a gengivite e periodontite - estágio mais avançado da doença. Mas esse sintoma nem sempre significa uma complicação bucal.

• Aftas: Qualquer machucado ou feridinha na gengiva pode provocar dor e inchaço. Com as aftas não é tão diferente. É possível identificar essa lesão pela aparência. Tem aspecto esbranquiçado e as bordas vermelhas. Elas são tratáveis e não contagiosas.

• Fumo: Que o cigarro faz mal para a saúde todo mundo já sabe. Só que o hábito também pode afetar o bem-estar da sua gengiva. Aqueles que usam produtos de tabaco estão muito mais propensos a desenvolver alguma doença na gengiva do que pessoas que não usam.

• Higiene bucal incorreta: O acúmulo de placa bacteriana é a maior causa para o inchaço na gengiva. O excesso de bactérias é nada menos do que o reflexo de uma má escovação. É preciso começar, então, a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente. Aplicar agressividade a este ritual também pode aumentar o tamanho da região.

• Tratamento de quimioterapia: A quimioterapia é um dos tratamentos mais eficazes contra o câncer. Só que, como é agressivo, um dos muitos efeitos colaterais dessa terapia é dor, inchaço e sangramento nas gengivas. Também podem aparecer feridas e aftas dolorosas. É sempre bom aliar o tratamento com visitas ao odontologista.

• Hormônios: Gengivas inchadas podem ser resultado de um crescimento na liberação de hormônios que aumentam o fluxo sanguíneo para o tecido. Eles são produzidos durante a puberdade, a menstruação, a gravidez e a menopausa. Em alguns casos os medicamentos anticoncepcionais também podem soltar esses hormônios.

Como identificar a causa do inchaço na gengiva e tratá-lo de forma adequada?

Descobrir o motivo exato para o inchaço na gengiva requer avaliação profissional. Mas é possível identificar o incômodo precocemente através do autoexame bucal, por exemplo. 

A partir daí, uma consulta com o odontologista não pode ser adiada. Já o tratamento é diferente para cada caso.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!