A Copa Sul dos Campeões, tradicional competição de futebol amador que envolve as ligas não profissionais do sul de Santa Catarina, definiu na última sexta-feira os clubes que irão participar e a fórmula de disputa, com início previsto para o dia 28 de fevereiro. A LTF terá apenas um representante, o Barreirinhos de Pescaria Brava. O clube bravense buscará o feito de Santo Anjo e Alvorada, campeões da competição em 2005 e 2008. O clube está no grupo A, ao lado de Içara e Village, que se enfrentam na rodada de abertura, com o Barreirinho folgando na primeira rodada, que terá ainda os seguintes jogos: Grupo B - Termas x Quase Gol - (Vila Nova folga); Grupo C - União BN x Mampituba - (União de Armazém folga); Grupo D - Metropolitano x 7 de Setembro - (Juventus folga). Os finalistas conquistam uma vaga no estadual de amadores, que será disputado no segundo semestre.
Temporada 2026
O Tubarão Futsal anunciou nesta segunda-feira, dia 19, o retorno das atividades para a temporada 2026, e com duas novidades. A primeira é que o ex-atleta e capitão Marinho assumirá a função de gerente técnico. A segunda é a chegada da nova fornecedora de material esportivo. A partir deste ano o Tubarão Futsal passa a ser patrocinado pela Athleta, marca que fornecerá todo o material esportivo do clube. Com relação ao anúncio de atletas, o clube segue em busca de reforços no mercado da bola pesada.
Praião no Mar Grosso
A prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, promoverá até dia 23 de fevereiro o Campeonato Municipal de Futebol de Areia 2026, conhecido como Praião. A competição iniciou no último final de semana nas areias da Praia do Mar Grosso com bom público e jogos bastante disputados. O evento deste ano conta com uma adesão expressiva, reunindo atletas de diversas gerações, distribuídos em três categorias: Categoria Livre: 12 equipes na disputa pelo título; Categoria 40tão: 7 equipes trazendo a experiência para a quadra; e Feminino: 3 equipes confirmadas na busca pelo troféu. Os jogos estão programados para todos os sábados e domingos, prometendo movimentar o esporte local e o turismo durante toda a temporada de veraneio.
Jogos de verão

O município de Laguna segue com uma agenda esportiva muito movimentada. Além do Praião, acontecem nos balneários os Jogos de Verão. Duas etapas já foram realizadas, nas praias do Cardoso e Itapirubá. Dezenas de atletas em disputas de vôlei de praia, nas categorias feminino (quarteto) e masculino (duplas), promovendo integração, lazer e incentivo à prática esportiva. Os Jogos de Verão 2026 seguem com novas modalidades e etapas ao longo da temporada. Os próximos jogos acontecem na Praia do Mar Grosso nos dias 24, 25, 31 e 01/02.
O Campeonato Catarinense iniciou na última semana, e sem um clube da Cidade Azul na elite do futebol catarinense - ambos irão disputar a série B, nos resta torcer pelo Criciúma. Sim, muitos irão ficar azedo com essa sugestão, mas é a realidade, para ter a oportunidade de assistir a uma partida próximo da Cidade Azul. E o Camboriú? Ele utiliza a cidade vizinha de Imbituba como sede do clube, mas manda os jogos na capital, no Estádio Orlando Scarpelli. Olha o prejuízo da cidade pela tal incompetência dos nossos gestores. Neste caso, cito de forma direta o Hercílio Luz, que foi rebaixado, simplesmente fechou as portas e colocou uma placa de vende-se na entrada principal da Avenida Pedro Zapelini.
Limpa no elenco
A temporada 2026 do Tubarão Futsal iniciará nas próximas semanas. Na última sexta-feira, dia 9, pelas redes sociais do clube, o agradecimento especial para os atletas Marinho, Acco, Passamani, Vitinho, Rhuan, Igor, Jean, Espíndola e Zé, além do fisioterapeuta Ricardo Bertoldo, que não farão parte do elenco na temporada. O clube projeta novas parcerias e novo modelo de gestão. É justo e necessário relembrar que, além do bolsa atleta e do bolsa técnico, tem ainda um termo de fomento com o município de Tubarão. A temporada passada foi uma das piores nos últimos anos, sem protagonismo nenhum no cenário nacional e estadual. Na série ouro, disputou o torneio do rebaixamento, e na liga nacional não caiu para a liga prata pela pontuação de anos anteriores. Sigo torcendo pela virada de chave no Tubarão Futsal e uma nova projeção da marca que leva o nome da cidade em nível nacional.
Faltou tinta na caneta
O ano de 2025 terminou, veio o novo ano, e nada de o presidente associativo do Clube Atlético Tubarão, Zé Martins, entregar a carta de renúncia do clube. Martins segue sem se manifestar de forma oficial, causando um alvoroço e nota oficial da BGT pedindo a sua saída. Cabe lembrar que o clube é SAF, e quem tem a chave é Juliano Mendes. Para bom entendedor, o recado está dado.
Vereador entrega moção

O vereador Nilton de Campos entregou no último dia 18 a moção de cumprimentos à atleta Juliana Rosa Gomes e ao treinador Gabriel Rodrigues Danielski pela conquista do título no Circuito Catarinense de JiuJítsu, disputado em 16 de novembro em Imbituba. É nítida a evolução da atleta representando o município de Tubarão numa modalidade que tem domínio do público masculino. Incentivada pela família e amigos, projeta para 2026 buscar o pódio mais uma vez no Circuito Catarinense. Ousada, quer conquistar o título brasileiro e, quem sabe, o Sul-americano e seguir medalhando em competições da Fesporte.
O ano de 2025 vai se encaminhando para o seu final. Uma breve avaliação se faz justa e necessária, com projeção para o ano que se inicia.
O ano foi desafiador para a nova gestão municipal, sob a liderança do prefeito Estêner Soratto e seu vice e grande parceiro, Denis Matiola. Reordenaram o principal incentivo municipal, o bolsa atleta e técnico, mesmo com alguma chiadeira. Reforço o comando de Carlos Zamparetti, que montou uma equipe de trabalho comprometida e que dá o tom do trabalho e conquistas em diversas modalidades, não apenas nas tradicionais.
Não posso fugir do nosso futebol, do fracasso desportivo. No primeiro semestre, o desastre ficou por conta do Hercílio Luz FC SAF. O rebaixamento foi mais um capítulo da péssima administração que o seu administrador e CEO, Vinicius Gaidzinski, fez nos últimos 18 meses, a ponto de o clube praticamente encerrar as suas atividades. Após promessas audaciosas, o clube tem uma placa de vende-se. O valor gira em torno de R$ 90 milhões. Para um investidor é um valor razoável, mas se ainda tivesse um estádio disponível e na principal divisão. Remontar a estrutura e voltar a competir vão demandar um período de dois a três anos, praticamente inviável para quem busca retorno num curto prazo. Nos bastidores existe um enorme arrependimento de ter o clube se transformado em SAF. No próximo ano, não vejo nenhuma chance de acesso, e sim, disputar para manter a vaga.
No outro lado dos trilhos a disputa de ego deixou o futebol em segundo plano. Enquanto um torce para dar certo, ou outro faz tudo para dar errado. Juliano Mendes fez o negócio dos sonhos se tornar pesadelo. Colocou toda a sua energia na Copa SC, mais uma vez deu errado. Os problemas extra campo atrapalharam os objetivos do clube. Em 2026 o foco é, sem dúvida, o acesso para a primeira divisão.
Encerrando com o nosso futsal, o ciclo de alguns precisa ser encerrado, tem que vir pessoas novas e com grande vontade de reerguer o clube na próxima temporada. Caso não consiga, no momento em que cair para a LNF Silver será o fim. Bom, isso é algo que escuto há mais de uma década. Sem investimento não disputa títulos. Com um público que a cada vez mais se distancia dos jogos, o clube precisa de gestão qualificada.
Os próximos dias serão para descansar, voltando em janeiro com o início do Campeonato Catarinense e destacando o esporte de 2026. Mesmo sem a edição impressa, estaremos no portal de notícias. Saúde a todos, em especial à nossa família do Folha, que receberá de braços abertos o nosso primeiro herdeiro. Willian e Lysiê, que Deus abençoe sempre vocês.
O esporte é feito de ciclos. Em algum momento é necessário sair de cena. Mesmo não estando no alto nível, a famosa aposentadoria se faz necessário, e há o medo do que será do futuro desse agora ex-atleta. Alguns são “obrigados” por força das dores do corpo. Neste caso me refiro a Rodrigo Acco, atleta cria da base da ADFT e com um extenso currículo. Aos 36 anos, ele deixa as quadras para se dedicar aos projetos pessoais. A despedida foi no clube que abraçou a sua família. O pai, José Acco Junior, e o seu filho, juntos, têm a sua parcela de contribuição com o futsal, não só de Tubarão, mas no Estado de Santa Catarina, levando o município a níveis jamais alcançados, com o título brasileiro nas categorias de base. Ambos merecem o devido reconhecimento e podem ser chamados de ídolos. “Foram 14 anos no Tubarão, desde a base até o profissional. Todos os títulos da equipe eu participei. Não tinha outro jeito de encerrar a carreira se não aqui. Sou muito grato aos torcedores, diretoria, imprensa. Eu só recebi apoio e carinho em toda a minha carreira”, disse emocionado Rodrigo Acco, que marcou seu último gol como profissional na partida desta sexta-feira.
Um ano de ouro
“O campeão não é só quem levanta a taça, é quem corre quando as pernas doem.” A reflexão foi citada pelo ex-jogador e treinador Everton Soares Ernesto. Carinhosamente chamado de Ton, tem feito um trabalho extraordinário no esporte da nossa região, por último com a Escolinha do Maccari. Tenho certeza de que o meu saudoso amigo tem se orgulhado do trabalho feito pelo filho Murilo, com os seus professores. O fato de ter conquistado o Campeonato Regional da Lud, nas categorias sub-11 e 15, faz jus ao trabalho feito com muita dedicação. Na temporada Ton conquistou com o Atlético Tubarão o título de campeão catarinense sub-21 vencendo o Carlos Renaux na decisão.
A tradicional São Silvelho
A prefeitura de Laguna, por meio do Departamento Municipal de Esportes (DME), realizará no próximo dia 27 a tradicional Corrida de São Silvelho, que chega à sua 25ª edição. O evento, já consolidado no calendário esportivo da cidade, movimenta corredores de diversas faixas etárias. Serão entregues troféus aos três primeiros colocados de cada categoria e aos cinco primeiros colocados no geral acima de 50 anos, tanto no masculino quanto no feminino.
E a renúncia?
Até o fechamento da coluna, o presidente associativo do Clube Atlético Tubarão, José Martins, ainda não havia entregue a sua carta de renúncia da presidência. Algumas reuniões foram realizadas, mas nada foi resolvido, pelo menos por enquanto. É importante lembrar que o clube é SAF, ou seja, tem um dono, e pelo que sei, é torcedor do Tubarão, e não do Hercílio Luz. Se é que me entendem.
Nos dias atuais a gente, quando pode, quer acompanhar a evolução dos filhos. Neste caso, o esporte é a ferramenta que transforma vidas e dá a eles muitas oportunidades, seja jogando, atuando na arbitragem nas mais diversas funções e até mesmo na área do jornalismo, em que podemos contar histórias. Essa é uma realidade que vale muito a pena deixar registrada. A amizade vem de longa data, desde a sua primeira passagem pelo futsal tubaronense, até mesmo na assinatura simbólica num guardanapo, confirmando o seu retorno para fixar residência, e por último como meu comentarista nas transmissões em TV aberta e streaming no estadual de futsal. Falo de Marco Antonio Guimarães, mais conhecido por Pakito, o maior artilheiro do nosso futsal. Mas a história hoje não será dele, e sim do seu filho caçula, o Pedro Antonio, carinhosamente chamado de Pakitinho.
Atleta comprometido
Eu vi nascer o Pedro Antonio, peguei no colo, e acompanho a sua evolução no esporte. Claro que no futsal ele tem o DNA do pai. Joga muito, é comprometido, se cobra, é aplicado nos treinos e já ergueu alguns troféus, sem contar que é um aluno aplicado. Mesmo com a sua recente perda de um dos grandes incentivadores e que não media esforços para lhe acompanhar, o Vô Luís está orgulhoso deste menino. Claro que vão me perguntar se ele herdou a reina do pai e da mãe. Sim, um pouco, mas dentro do normal que um atleta em quadra ou em campo precisa, e não foge da sua característica, que é ter personalidade. Isso o Pedro herdou da sua família. E tem a parceria da irmã, sua fiel torcedora e que não perde um jogo dele.
O primeiro título

No último final de semana Pedro conquistou o primeiro título no futebol de campo. Atleta da escolinha de futebol do saudoso Maccari, conquistou o seu primeiro título. E para ser mais comemorado, na semifinal, por circunstância da partida, jogou na posição de goleiro e deu conta do recado (não teria dúvida disso). Na final, bom, o título veio para a sua equipe. O que vale nesta idade é se divertir, mas com responsabilidade, e isso Pedro tem de sobra. Parabéns, Pakito e Fran, a foto com esse sorriso no rosto mostra um pouco do quanto vocês lutam em casa para dar o apoio e suporte para ele se tornar um atleta. Em tempo, o nosso atleta atua no sub-10 da ADFT e sub-10 e 11 do Maccari. Haja fôlego, com 10 anos de idade. Sucesso! Voa, meu guri!
Parabéns, Nilton
Quem trocou de idade ontem foi o vereador e flamenguista roxo Nilton de Campos, que completou 67 anos. Saúde e vida longa ao amigo, que não para de comemorar títulos. O próximo, segundo ele, é o Intercontinental de clubes, que inicia hoje no Catar.

Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas