Quinta-feira, 23 de março de 2023
Tubarão
30 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
30 °C
21 °C

COLUNISTAS

Mais um passo rumo ao tri

21/03/2023 20h20 | Atualizada em 21/03/2023 20h20 | Por: Eduardo Ventura

A noite de hoje reserva fortes emoções para o torcedor colorado: um novo encontro com o mesmo Figueirense que derrotou no último domingo pelo placar de 1 a 0. Mas quero me remeter aos cardeais de alta linhagem do clube, citando dois nomes que representam o carinho e amor alvirubro, Olávio Falchetti e Nadirlei Piucco. Tenho certeza que estarão cada um na sua cadeira torcendo pelo Leão do Sul. A partida  é mais importante que o épico 4 a 3 contra o Joinville, partida que impulsionou o clube para o patamar em que está hoje. Se tivesse caído, Raul Cabral com certeza não estaria aqui, pois não teria calendário, e não se justificaria jogar a Copa SC, para aumentar o prejuízo, com um eventual rebaixamento. Orgulhosos, representam a paixão e o amor pelo clube do seu coração, o qual ajudaram a se reerguer desde a sua volta em 2007.

Empate já basta

Para o reencontro o Figueirense, adversário da noite de hoje, vem de uma profunda crise. O presidente da SAF, Paulo Prisco Paraíso, falou alto e bom som, no Debate Diário, da Rádio CBN, em Florianópolis, que o clube está em insolvência financeira, ou seja, encontra-se sem recursos, financeiros ou patrimoniais, para saldar as obrigações. Internamente existe um descaminho. E o que o Hercílio Luz tem a ver com isso? Absolutamente nada. Então, tem que seguir o planejamento. Não precisa vencer, pois o empate lhe basta, mas o torcedor colorado já sabe que vitória por 1 a 0 é goleada em campo e uma vaga entre os quatro melhores, o que deixará o clube a 180 minutos de voltar a decidir um título que não conquista há mais de seis décadas.

Futebol nas ondas da Web

Nesta quarta-feira, a partir das 19h30, o Esporte de Primeira transmite a partida de volta das quartas de finais do Catarinense Série A. A partida será disputada no Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. A narração é deste colunista, com comentários de Caio Maximiano. Estaremos no YouTube, Radiosnet, app e esportedeprimeira.com.br. O apoio é de Academia Podium; CEFF – Centro de Excelência Futsal e Futebol; Costurarte – Máquinas de Costuras Industriais; Chef Burguer Gastropub – Capivari de Baixo; Fátima Uniformes Escolares; Hiper Carros; Pirgon Confecções, SulBet e Strawplast.

Bom teste no sub-17 e no adulto

14/03/2023 20h03 | Atualizada em 14/03/2023 20h03 | Por: Eduardo Ventura

Eles não negam que sonham em disputar a competição nacional, inclusive tentaram comprar a vaga da Unisul com o grupo gestor da competição nacional, mas não conseguiram por detalhes, pois foi decretado que a vaga é patrimônio para o município de Tubarão. Em quadra acompanhei as duas partidas. No sub-17, com apenas 20 dias, é nítida a evolução do trabalho que está sendo realizado pelo Pakito e Rapha Zabot. A derrota por 2 a 0 mostrou a qualidade do clube visitante, aliás atual campeão estadual da categoria, com vaga garantida na Taça Brasil de Clubes. Já na partida com o elenco que vai disputar a Liga Nacional o Tubarão empatou em 2 a 2. Excelente o trabalho de avaliação do treinador Bruno Silva. Um novo jogo-treino será realizado no sábado que vem contra o Apaff (Florianópolis), na Arena, a partir das 18h. Será o último antes da estreia na LNF, fora de casa, contra o Cascavel, no dia 28.

Jogo-treino de muitas histórias

O último sábado na Arena Estêner Soratto foi marcado pelo reencontro do futsal de Tubarão e Criciúma. No ano de 1976, o time da Incocesa foi derrotado pela Cecrisa no encontro das cerâmicas que investiam no tradicional futebol de salão. Os tempos são outros. No início dos anos 2000, a fortíssima Anjo Química foi o clube do momento na época. Após 2005, o Tubarão iniciou uma nova trajetória, quando subiu para a Divisão Especial na épica decisão contra Xanxerê. No ano seguinte, a primeira participação na Liga Futsal, sem grandes embates desde então. Até pouco tempo, Siderópolis mantinha a tradição de grandes jogos, mas eis que está surgindo um novo momento para o futsal de Criciúma sob o comando do treinador Alexandre Verdieiri e com nova roupagem. A Associação Criciumense de Futsal (ACR), com o apoio da FME de Criciúma, mantém o sub-17 e o sub-20, este último jogando a Copa Santa Catarina no segundo semestre.

Cruz & Dal Pozzo em alta

Quem está em alta no cenário esportivo nacional são dois treinadores de Santa Catarina. Luiz Carlos Cruz, treinador do Cascavel (PR), eliminou o Coritiba nas quartas de finais e garantiu vaga na Série D 2024 e Copa do Brasil. Já Gilmar Dal Pozzo, treinador do Ituano, em pleno Itaquerão, mandou para casa o Corinthians. Após empate em 1 a 1, venceu nos pênaltis por 7 a 6.

Violência contra o árbitro

07/03/2023 23h00 | Atualizada em 07/03/2023 19h48 | Por: Eduardo Ventura

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) suspendeu preventivamente por 30 dias o presidente do Sergipe, Ernan Sena, pela agressão ao árbitro Bráulio da Silva Machado depois do empate diante do Botafogo, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira. O resultado eliminou o clube nordestino do torneio. Não gostaria de iniciar a coluna desta semana com este tipo de chamada, mas se faz muito necessário pela onda de violência e desinformação que surgiu após o término da partida em Aracaju. Foi uma agressão injusta e desnecessária contra um profissional da arbitragem e seus auxiliares, com um presidente nervoso e triste pela incompetência do seu clube em campo, punido com acréscimos que constam nas regras do jogo - aliás, era para ser mais. De forma impensada, ele poderia ter desencadeado um linchamento dentro de um estádio de futebol se a torcida entra na onda e invade o campo para agredir o trio de arbitragem.

Manifesto do Sinafesc 

Li e também ouvi absurdos sobre o ocorrido. De forma correta o Sinafesc fez um legítimo manifesto contra a agressão em Sergipe. Ao fundo a torcida em coro mandava o árbitro tomar naquele lugar, num gesto de ignorância e desrespeito contra o ser humano, pai de família, que sai de casa, deixa esposa, filha e família para desenvolver tudo que aprendeu nos cursos tanto da FCF e CBF quanto FIFA, para chegar e ser agredido de forma covarde pelo presidente de um clube de futebol que deveria o receber com, no mínimo, educação. Em 2019, na Copa São Paulo de Futebol Jr, na partida do Tubarão e Mantiqueira, o então presidente da época, Dado de Oliveira, foi me receber no portão. Naquele momento seria o único veículo de imprensa para transmitir a partida em Guaratinguetá.

Rasteira em Governador Valadares

A onda de ignorância e falta de preparo rodou o Brasil. Em Governador Valadares (MG), após o apito final do jogo entre Democrata e Atlético, crianças e adolescentes invadiram o gramado para tietar o atacante Hulk. Entre eles, um menor correu pelo gramado e levou uma rasteira de um fiscal da FMF (Federação Mineira de Futebol), caindo com o rosto chão. Antes de levar a rasteira, um policial militar acertou a perna do menino com cacetete. O garoto estava acompanhado dos pais e invadiu o campo para tirar uma foto com o goleiro Everson, do Atlético. O menor conseguiu a foto após o ocorrido, mas ficou com o nariz sangrando para fazer o boletim de ocorrência.

Estadual definido

28/02/2023 19h39 | Atualizada em 28/02/2023 19h39 | Por: Eduardo Ventura

Conforme antecipamos na semana passada, no sábado foi realizado o conselho técnico do Campeonato Catarinense Série Ouro. A competição reunirá 10 clubes, com novo formato de competição, e com o Tubarão confirmado na Copa Sul, que terá sede em Santa Catarina e será realizada em setembro. As novidades são Atlético de Itapema e Camboriú; permanecem o Apaff (Florianópolis) e São Francisco; com os clubes da Liga Futsal, Jaraguá; Joaçaba; Jec/Krona; Tubarão e Blumenau. Na primeira fase, os clubes se reúnem para disputar nove rodadas. Os oito primeiros avançam para o quadrangular, em jogos de ida e volta, com os dois melhores de cada grupo se enfrentando nas semifinais e finais. A previsão é iniciar a competição em 11 de abril.

Clubes na bronca com a LTF

O campeonato mais tradicional de futebol amador, promovido pela Liga Tubaronense de Futebol (LTF), tem tudo para ser esvaziado já na edição de 2023. Cerca de oito clubes deverão disputar a primeira Copa Tubarão de clubes amadores, inclusive duas empresas já demonstraram interesse em apoiar financeiramente a competição. Estou buscando identificar o motivo da insatisfação dos clubes. Atualmente a LTF recebe do município de Tubarão, através de um termo de fomento, o montante de R$ 80 mil. O valor cobre arbitragem de toda a competição, uniforme para a categoria principal, duas bolas e bolsa de massagem. Isso isenta os clubes de terem esse custo na participação, sem pagar taxa de inscrição para a competição. Situação que terá desdobramentos às vésperas da eleição da entidade. Os clubes é que fazem a entidade crescer. Se tem algo errado, está na hora de sentar para conversar, mas de espírito desarmado, pensando no melhor para ambos os lados, não só da entidade.

Sharks Basket feminino

A equipe de basquete que representa Tubarão conta com novo projeto, fomentando o esporte na categoria feminina da região. A modalidade será desenvolvida em horários específicos, no Ginásio de Esportes Univinte, em Capivari de Baixo. Pelas manhãs, as turmas vão funcionar às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. Durante as tardes, os treinamentos acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 13h30 às 15h, e também nas sextas-feiras, das 15h às 16h. Os horários são destinados a meninas de 11 a 16 anos. A participação é gratuita, basta comparecer no ginásio nos dias de aula. Uma equipe adulta feminina está em estudo.

Volta à liderança

07/02/2023 20h00 | Atualizada em 13/02/2023 15h49 | Por: Eduardo Ventura

O Campeonato Catarinense, após cinco rodadas, tem o retorno do Hercílio Luz à liderança, e com uma meta já cumprida nesta temporada: permanecer na primeira divisão, buscando preencher o calendário do clube, tanto no profissional quanto nas categorias de base. Cinco jogos, quatro vitórias, líder isolado e galgando a cada rodada.

É a melhor colocação nesta fase em que os clubes jogam 11 partidas e buscam uma mísera vaga no G8, ou escapar da segunda divisão. Há ainda o calendário gordo no ano seguintes com a vaga na Série D do Brasileiro. Claro que o torcedor está eufórico e mostra para uma meia dúzia de corneta que o clube segue rigoroso planejamento, laureado pelo quinto lugar na temporada passada. Com os ajustes baseados no que aconteceu de errado no ano passado, comissão técnica e gestores do clube seguem à risca o que todos almejam: ser campeão catarinense em 2023.

Será que o Rubinho tem razão?

O nível técnico é algo que vai ser discutido por muito tempo e conflita com o que o próprio presidente Rubinho disse no lançamento do campeonato para o colega Polidoro Júnior: que o Campeonato Catarinense tem que ter oito clubes. O que argumentar com o presidente? Com cinco rodadas, existem cinco clubes com cinco pontos, com Figueirense fora do G8 e o Concórdia com cinco empates. Hercílio, Brusque e Joinville têm dois gols sofridos, mas o clube do norte só marcou um, segue em décimo primeiro, mesma situação do Barra, que tem um gol marcado, ocupando o quinto lugar. As duas próximas rodadas vão definir muita coisa em termos de classificação. Alguns já podem ir para a casa da vó buscar o terço, pois nem com reza vai resolver.

Emagrecimento saudável

Na lista do Top 10 do Brasil, Peter Correa Rosa, o nosso Homem de Ferro, está abrindo vagas para o emagrecimento saudável em 12 semanas. Totalmente saudável e natural, com mais de meia tonelada de peso eliminado em 2022. São 36 treinos com personal e atendimento nutricional esportivo. Os interessados podem entrar em contato com ele pelo WhatsApp (48) 9 9949 – 1987. Quem ligar e citar a coluna aqui do Folha Regional vai ganhar um desconto especial.

Folha Regional Web TV

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional Web TV © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!