O futuro de um clube de futebol passa pelas categorias de base, mas quando você é “obrigado” a participar de pelo menos uma competição, sem se complicar no futuro, é melhor fazer bem feito para não passar vergonha. Circulou nas redes sociais o estado deplorável do gramado do Estádio Dr. Aníbal Torres Costa com o Hercílio Luz perdendo de 4 a 0 para o Irmã Carmem, de Araranguá. O Leão está na disputa da Copa SC Sub-16. Em três jogos, foram dez gols sofridos e nenhum marcado. Está na condição de disputar uma competição de base. Caso contrário, seria rebaixado para a terceira divisão. Olha, analisando a atual competição, com três clubes, na qual sobem dois, sem dinheiro eu focaria na base Sub-23 em vez de fazer esse fiasco. Já não basta o rebaixamento e o clube à deriva, com a SAF à venda.
Frustração tricolor
Numa competição curta, e com três jogos em casa, perder pontos para um adversário direto na disputa de uma das duas vagas é dar um tiro no próprio pé. O gol sofrido pelo Tubarão nos acréscimos, após buscar o empate, deixou o torcedor do Peixe muito frustrado. Logo na sequência, são dois jogos contra o Criciúma, Caravaggio e, encerrando a primeira fase, um possível jogo amistoso contra o Camboriú. Agora tem que buscar os pontos perdidos em casa. O que vier contra o Criciúma é lucro, e depois decidir a vida na última rodada. O desafio é gigante. Tenho certeza de que não faltará empenho e apoio do torcedor. O tigre vive excelente fase na Série B do Brasileiro e está usando a Copinha para dar ritmo aos que têm pouca minutagem. Hora de aparecer o protagonismo tricolor.
Aplausos para a LNF
São lastimáveis alguns horários dos jogos da Liga Nacional com mando do Tubarão Futsal. Na última sexta-feira enfrentou o Joaçaba no melhor horário do início do final de semana, às 18h. Em quadra vitória pelo placar de 3 a 1, com Leo Aguiar se consolidando no comando da equipe. Mas dessa forma como atrair patrocinadores e torcedores e vender camisa com um público de, no máximo, 100 pessoas? Sendo que na maioria vai quem gosta mesmo, e o restante são familiares dos jogadores. O mundo inteiro viu, pois passou no canal do YouTube da LNF TV – Canal Goat.
A Associação Tubaronense de Ginástica (ATG) participou do Torneio Regional Sul de Ginástica Rítmica, disputado no final de semana em Florianópolis. No individual, a ginasta Isabella Lindsey brilhou em seu retorno às competições, alcançando o 4º lugar na fita, a apenas 0,20 do pódio, e o 7º lugar no geral, confirmando seu talento e potencial para continuar crescendo na modalidade. Entre os resultados mais expressivos está a classificação do trio juvenil de arco para a etapa nacional - um feito inédito e histórico para a equipe.
Luto no esporte
O esporte da Cidade Azul sofreu mais um duro golpe no final de semana com o falecimento de Sebastião Francelino, o Tião, aos 64 anos. Tião faleceu na manhã do último domingo vítima de infarto fulminante. Ex-goleiro e árbitro do futebol amador, marcou história em clubes como o Pedreira e em várias outras equipes da região, onde também conquistou títulos. A sua simpatia e o modo de tratar as pessoas eram algo peculiar. Aos familiares o nosso sentimento de pesar, extensivo ao amigo e carinhosamente apelidado por mim de homem de ferro Peter Correa Rosa, pelo falecimento de seu pai Vanor Rosa, o seu Neno, ex-vereador e apoiador do esporte, especialmente o Sul América do Morrotes.
Ponto a ser comemorado
Acompanhei a estreia do Atlético Tubarão na Copa Santa Catarina. O empate em 0 a 0 contra o Camboriú deixou bem claro que o tricolor de Oficinas será um dos clubes classificados à segunda fase. Com as inúmeras saídas e com a chegada de Jailson Zatta, o modelo de jogo é diferente, buscando o gol adversário a todo momento. Alisson, campeão da segundona gaúcha, é um baita jogador. Se souber explorar suas qualidades, vai ser artilheiro da competição. A nota ruim da partida foi o péssimo gramado do Estádio Emília Mendes Rodrigues.
O empresário Juliano Mendes arregaçou as mangas e segue remontando o Tubarão para a disputa da Copa Santa Catarina. Com a confirmação da contratação do técnico Jailson Zatta, agora ex-Camboriú (vice-campeão da Série B), já tem estreia marcada para o próximo domingo, às 15h, contra o Camboriú, no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba. Mendes espera dar um novo passo no clube. O campeão terá o direito de escolher uma vaga na Copa do Brasil ou Brasileiro Série D em 2026. Não resta dúvida de que Mendes quer um calendário mais recheado no próximo ano. Sabemos que será difícil, mas um passo de cada vez. Com o elenco que ficou da disputa da Série B e algumas contratações, o plantel segue se reforçando com atletas que buscam um novo mercado em Santa Catarina e se manter na vitrine do futebol brasileiro.
Vem aí a Copa SC
A competição é interessante pelo número de clubes participantes, ao todo serão 17. Inserido no grupo D, o quadrangular terá jogos de ida e volta, enfrentando, além do Camboriú, Criciúma e Caravaggio. Os dois primeiros de cada grupo avançam para a segunda fase, quando cruzará contra os clubes do grupo C, em que a peleia será entre Joinville, Nação, Carlos Renaux e Blumenau. Eu sempre digo que o futebol se revolve dentro de campo. Favorito ou não, tem que buscar o resultado. Em casa, não pode nem pensar em negociar os três pontos. Vitória se faz necessária para garantir a classificação na próxima fase. Estaremos na torcida.
Seja associado da AABB
A tradicional Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), localizada no bairro de São Martinho, está convidando a comunidade em geral para utilizar os benefícios na Cidade Azul. Local dispõe de ginásio poliesportivo, campo suíço, piscina, açude, lanchonete e escolinha de futsal. Para saber detalhes e se associar basta entrar em contato através do telefone (48) 9 9970-4866.
Pequenos leoninos recebem emenda
O reconhecimento do deputado Volnei Weber (MDB) é algo louvável, ainda mais se tratando do trabalho que faz - e com excelência - o projeto Pequenos Leoninos. Através de um pedido do conselheiro do Hercílio Luz, Marcos Luiz Schlickmann, conterrâneo de Weber em São Ludgero, o deputado destinou emenda parlamentar no valor de R$ 300 mil. A entrega foi feita na última segunda-feira nas dependências do clube.
Reorganizando-se para a disputa da Copa Santa Catarina, o Atlético Tubarão anunciou o retorno do preparador de goleiros Gilson Dias. Presente no clube em 2023 e vindo de uma conquista importante — o acesso à Série A do Catarinense com o Camboriú — Gilson retorna para integrar a comissão técnica na disputa da Copa Santa Catarina. Quem deverá vir também do Camboriú é o treinador Jailson Zatta. No próximo domingo, dia 31, será disputado o jogo da volta em Brusque. Após o encerramento da Série B, ele deverá ser anunciado e já estreando no dia 7 de setembro contra o ex-clube em Imbituba.
SAF não foi notificada
O dono da SAF Tricolor, Juliano Mendes, deixou claro para a imprensa que a multa aplicada pela SPU foi direcionada para o clube, mas o associativo. Ou seja, o trabalho da SAF continua normalmente, e se a SAF for citada (até o fechamento da coluna não foi) ele iria se manifestar. A situação se arrasta já faz oito anos, desde que o clube era gerido pela K2 Soccer. Em uma breve pesquisa, até o momento não vi nenhum clube do Brasil ser despejado de uma área da União. Por aqui a discussão segue e vai se arrastar por mais um bom tempo. Enquanto isso, está certo Mendes. Segue o trabalho no clube, oferecendo para várias famílias a oportunidade de trabalho nas mais diversas áreas do futebol.
Está na hora de resolver isso
Cabe uma reflexão sobre essa situação toda. O ginásio de esportes está totalmente abandonado. Se toda a estrutura não fosse lacrada, não duraria seis meses. O mato, a depredação, e um patrimônio dos milhares que a União tem e, a bem da verdade, não está nem aí deixaria de ser utilizado. Poderia haver o apoio de nossos representantes na Capital federal para mobilizar a doação de vez para o clube ou a cedência da propriedade para o município de Tubarão, acabando com essa situação de uma vez por todas.
Campeão estadual
No último final de semana a Arena Multiuso de São José sediou o Campeonato Estadual de Judô, reunindo atletas de diversas regiões de Santa Catarina. Representando a Associação Tubaronense de Judô, os professores Jaison Cristian da Cunha Tavares e Wanderlei Kaupezinski foram os grandes destaques do evento, conquistando o título estadual em duas modalidades de Kata: o Katame-no-Kata e o Nage-no-Kata. Além das conquistas no Kata, o município também esteve representado no Campeonato Estadual Sênior com o atleta Luan de Melo Domingos, que competiu na categoria até 60kg. Os professores também destacam o apoio recebido através do programa Bolsa Atleta da prefeitura de Tubarão.
Após decepcionar o torcedor tricolor na Série B e anunciar a saída do executivo de futebol Felipe Gil, o presidente da SAF tricolor, Juliano Mendes, concederá hoje uma coletiva para destacar o futuro do clube na temporada com a participação na Copa SC. O que não pode ser empurrado com a barriga é a situação do uso irregular do complexo esportivo em Oficinas. O clube empresa foi flagrado pela Superintendência do Patrimônio da União (SPU/SC) ocupando de forma ilegal uma área pública federal em Tubarão, localizada em frente ao Estádio Domingos Silveira Gonzales. E o mais grave: o próprio estádio já é uma ocupação irregular.
Uso irregular da área
O clube ocupa irregularmente o espaço desde 2017. Pelos cálculos oficiais, já são oito anos de infração, gerando multa acumulada de R$ 1.810.566,64 devidos à União. O despacho da SPU é categórico: trata-se de infração administrativa contra o patrimônio da União, sujeita à multa, embargo da atividade e desocupação imediata. O problema se arrasta há anos. A qualquer momento a SPU pode lacrar o complexo, e o clube não ter onde jogar e treinar em Tubarão.
Vice-campeão estadual
O trabalho do futsal feminino na Cidade Azul, como polo da modalidade na região da Amurel e assumindo o protagonismo no sul catarinense, mostrou mais uma vez que precisa de aporte financeiro maior para alçar voos maiores, oportunizando às jovens da nossa região a possibilidade de disputar não apenas a série prata da modalidade. Não me refiro ao vice-campeonato estadual conquistado no final de semana em jogos disputados no returno na Arena. A ATFF na competição teve o melhor ataque, com 31 gols marcados. Destaque para Rosane Machado, artilheira com dez gols, seguida de Evelyn Dias, com oito gols. A defesa sofreu quatro gols em seis jogos, mas, em competição curta, uma derrota e o empate em 1 a 1 contra o Nova Geração, de Indaial, frustraram a oportunidade do bicampeonato.
Força, união e resiliência
A foto retrata a força, união e resiliência de um grupo que busca na modalidade representar o nome da Cidade Azul no futsal feminino. Sabemos de todas as dificuldades, mas, com uma equipe comprometida dentro e fora de quadra, demonstra que o futsal feminino vem evoluindo muito. E você, professor André Farias, não tenha dúvida de que o trabalho que exerce junto à comissão técnica e atletas serve de exemplo para muitas pessoas. Seguimos sempre na torcida por todos. E que venham os próximos desafios na temporada.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas