Segunda-feira, 17 de novembro de 2025
Tubarão
25 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
16 °C

COLUNISTAS

Segue a novela da fusão em Oficinas

11/11/2025 19h11 | Atualizada em 11/11/2025 19h11 | Por: Eduardo Ventura

É preciso colocar frente a frente o presidente do clube associativo do Clube Atlético Tubarão, José Martins, e o presidente do Clube Atlético Tubarão SAF, Juliano Mendes, para acertarem o discurso pela possível fusão com o Hercílio Luz. Com declarações fortes, inclusive afirmando que já foi torcedor de carteirinha do Leão do Sul, sendo favorável pela união dos clubes novamente. Por outro lado, Mendes segue com o seu posicionamento firme de não querer a união dos clubes. Ouvi atentamente a entrevista no Central do Esporte (Rádio Cidade) com Caio Maximiano. Sigo a linha do dono da SAF. Ele está fazendo um investimento a longo prazo. Em 2025, bateu na trave, quem sabe o acesso virá em 2026. Uma coisa é certa: apenas um dos dois conseguirá o acesso. Para manter um, já será difícil na Série A, imaginem os dois. 

Futsal fora de rota

Outro clube que precisa de restruturação é o Tubarão Futsal. O fim da partida na fase classificatória contra o São Lourenço deixa claro que o clube está sem identidade. A troca de técnicos ao longo da temporada e a péssima campanha na LNF e Série Ouro deixam em aberto até mesmo a sequência do clube nos próximos anos. Ainda bem que em 2026 jogará a Série Ouro da LNF. Se fosse jogar a Série Prata, seria bem provável que não iria disputar a competição por não ter atrativos para o torcedor.

Circuito catarinense de jiu-jítsu

Foi realizada em Navegantes, no último final de semana, a quinta etapa do Campeonato Catarinense de Jiu-jítsu. A tubaronense Juliana Rosa Gomes conquistou o título da etapa na categoria absoluto. Sem muito tempo para descanso, no domingo, dia 16, em Imbituba, disputará a última etapa do circuito catarinense. Para conquistar o título, Juliana precisa de pelo menos um segundo lugar para se tornar a melhor atleta do jiu-jítsu de Santa Catarina. A rotina de treinos se intensificará para disputar no dia 29, em Barueri (SP), o Campeonato Sul-americano com grande chance de voltar com o lugar mais alto do pódio. Juliana agradece os pais Juliano e Andreia, a irmã Mariana Gomes, o mestre Gabriel Danielski e as academias Rilion Gracie e CTFJC, do professor João Carlos, pelo carinho e apoio, onde busca representar as cores da Cidade Azul nas competições de que participa.

10 anos de Folha Regional

04/11/2025 23h00 | Atualizada em 04/11/2025 23h00 | Por: Eduardo Ventura

O maior desafio de um colunista é buscar assuntos que permitam ao leitor ter uma nova perspectiva do tema abordado, sem desrespeitar pessoas ou entidades. De forma firme dar a sua opinião, outras vezes informar, dar os devidos créditos a quem merece e cobrar, no meio esportivo, o melhor desenvolvimento das modalidades em disputa. E nessa parceria com o leitor, chego aos 10 anos de atuação como colunista na Folha Regional. Algo que me orgulha muito, pois, junto aos amigos Jorge e Vanderleia, assumi o compromisso, ainda dentro da sala de aula na UniSul. E agora, dando sequência com a Lysiê e o Willian, de quem prontamente tivemos o novo convite para a permanência. Um espaço nobre que utilizo com muita responsabilidade e orgulho, pois compartilho semanalmente muita opinião e informação. Gratidão aos leitores e muito sucesso à família da Folha Regional. 

Brasilero de grappling

O jovem Cesar Damiani Neto conquistou no final de semana, em Indaiatuba (SP), a medalha de prata no brasileiro de grappling do ADCC. Atleta da equipe Giongo Team e treinado na academia do Mestre Cris e Talita no treino wrestling e grappling, Neto é um atleta dedicado. Também integra a equipe Rilion Gracie Tubarão com o seu treinador Gabriel Danielski. Em tempo, Neto lembra, através da coluna, e agradece o amigo Dudu Kariel, Cath (em memória) e a Academia Okami, onde deu os primeiros passos da modalidade, levando cada vez mais longe o legado da família Damiani no esporte.

Exemplo que vem do futsal

O grande destaque da coluna de aniversário vai para o treinador André Farias. O ex-atleta e treinador do futsal feminino comemora um feito que dificilmente será batido na região: ganhar cinco vezes o campeonato regional de futsal adulto da Adesc, e na função de treinador, chegou ao sexto título. Um trabalho de muita dedicação e esforço, que eu conheço de perto. Esforçado e responsável, dedica-se apesar das dificuldades que o esporte lhe impõe. Segue firme formando novas atletas e se desafiando diariamente em busca de colocar o município de Tubarão no topo do pódio em todas as competições de que participa. Saúde e muito sucesso, professor André, sou admirador do teu trabalho.

Tubarão e Hercílio: fusão ou união das forças

28/10/2025 21h24 | Atualizada em 28/10/2025 21h24 | Por: Eduardo Ventura

O futuro do futebol profissional da Cidade Azul está cada vez mais incerto. Em recente entrevista ao programa Central do Esporte (Rádio Cidade), o prefeito Estêner Soratto foi muito lúcido ao voltar ao assunto que assombra as torcidas do Atlético Tubarão e Hercílio Luz. O tema “fusão ou união das forças” eleva o tom da conversa, e ambos os lados relutam, pois aconteceu uma vez e não deu certo. 

O Peixe, no último domingo, foi eliminado da Copa SC. Até aí tudo bem. Faz parte do embate. Mas a eliminação custou uma disputa de competição nacional, com projeção de relançar a marca no mercado nacional. Mas o que faltou? Ambição, elenco mais bem qualificado, saber jogar a competição, inexperiência do seu presidente? Bom, essas perguntas jamais serão respondidas, pois o foco é disputar apenas no segundo semestre o acesso com uma vaga disponível para 2027.

Com a mudança da fórmula de disputa, em que caem três clubes e sobe apenas um, o risco de a cidade de Tubarão disputar uma primeira divisão vai reduzir - e muito. Ambos os clubes são Sociedades Anônimas do Futebol (SAF). Sinônimo de elenco forte e vencedor, virou decepção, principalmente pela torcida do Leão do Sul. Com placa de vende-se e sem estádio, o clube associativo segue sem saber qual rumo o Leão irá tomar, pois tudo está sob controle da SAF.

No outro lado dos trilhos, Juliano Mendes vive um grande desafio. Mesmo sendo o seu primeiro ano, se decepcionou com a campanha na Série B, mas apostou todas as fichas na Copa SC. Com uma reação extraordinária nos últimos jogos, novamente não conseguiu avançar à fase decisiva da competição. Ou seja, ficou no quase, para decepção da torcida tricolor.

E a fusão? Precisa ser novamente discutida, num modelo em que as forças vivas da cidade repensem a vaidade. Caso contrário ficarão batendo na trave e jogando dinheiro pela janela, sem qualquer chance de encarar os grandes do Estado. Seguir a sugestão do prefeito Estêner Soratto seria abertura de novo caminho maduro. Veja o exemplo do Santa Catarina, de Rio do Sul. Fez uma campanha histórica na Série A, vaga na Série D e, por conta da nova Copa do Brasil, tem vaga na competição nacional. Bons exemplos devem ser copiados.

Jogos Escolares de Tubarão

14/10/2025 22h19 | Atualizada em 14/10/2025 22h19 | Por: Eduardo Ventura

Jetuba 14 a 16 anos

Reunindo 29 escolas do município nas modalidades de futsal, voleibol, xadrez, tênis de mesa e handebol, os Jogos Escolares de Tubarão (Jetuba) seguem movimentando a semana esportiva. Na última sexta-feira foram definidos os resultados do voleibol masculino, categoria 14 a 16 anos. A Escola Técnica do Comércio de Tubarão (ETCT) conquistou o primeiro lugar, seguida pelo Colégio Legado, em segundo, e pela Escola Henrique Fontes, em terceiro lugar. As disputas do voleibol feminino também na categoria 14 a 16 anos acontecem nesta quinta-feira, dia 16. Nesta segunda e ontem foram disputados os jogos de futsal masculino, na categoria 14 a 16 anos. Os campeões do Jetuba garantem vaga nos Jogos Escolares de Tubarão (JESC) e em outras competições organizadas pela Fesporte. 

Judô nos Jogos Abertos

A Associação Tubaronense de Judô (ATJ), com o apoio da prefeitura de Tubarão, por meio da Fundação de Esporte, e do Clube 29, realizou a seletiva oficial para definir os representantes do município no judô para os Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) 2025. O evento contou com a presença de professores e atletas da região da Amurel, convidados a participar do processo seletivo para compor a equipe adulta da cidade. A competição estadual será realizada em novembro, no município de Chapecó. A seletiva teve como objetivo fortalecer a modalidade em nível adulto, valorizando atletas locais e regionais e garantindo a representatividade tubaronense em uma das maiores competições esportivas do Estado.

Incentivo ao esporte escolar

A Fundação de Esporte realizou a doação de 10 kits de bolas esportivas, abrangendo diversas modalidades, para escolas da rede municipal de ensino. A ação foi possível graças a uma parceria com a Fundação de Educação, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os alunos e contribuir para o seu desenvolvimento fora do ambiente da sala de aula. Carlos Zamparetti, diretor-presidente da Fundação de Esporte, destacou a importância da iniciativa para o futuro do esporte no município: “A importância dessa parceria é porque é nas escolas que nascem os atletas que podem disputar nas competições estaduais, como os Joguinhos Abertos e o JASC. Além disso, queremos incentivar cada vez mais os alunos a praticarem esportes”. Marlise Nunes, diretora-presidente da Fundação de Educação, ressaltou os benefícios da ação na formação dos estudantes: “Essa iniciativa fortalece o trabalho pedagógico e oferece mais oportunidades para que nossos estudantes desenvolvam habilidades motoras, disciplina, espírito de equipe e, principalmente, o gosto pelo esporte. É uma ação que soma para a educação integral dos nossos alunos”.

Gestores do Hercílio no Figueirense

07/10/2025 21h49 | Atualizada em 07/10/2025 21h50 | Por: Eduardo Ventura

No futebol catarinense a novidade é a dança das cadeiras. A primeira é a confirmação de Waguinho Dias (ex-Marcílio Dias) no Figueirense. Ainda falando do alvinegro do Estreito, uma reunião entre dirigentes do clube e investidores pode mudar ainda neste ano os rumos do clube. O empresário e presidente do Hercílio Luz FC SAF, Vinícius Gaidzinski, que nunca escondeu a paixão pelo Figueirense, estaria liderando um grupo de empresários para assumir o controle da SAF. Ajustes nos bastidores estão sendo feitos para que tudo seja realizado dentro da legalidade. Resta saber se o clube da Cidade Azul seria uma filial do clube da capital. 

Camboriú no Aníbal Costa

Falando do futebol do interior catarinense, o recémpromovido para a primeira divisão Camboriú não poderá mandar os jogos da Série A no Estádio Emília Mendes Rodrigues, em Imbituba, transferindo o mando de campo para Tubarão e utilizando a estrutura do Estádio Dr. Aníbal Torres Costa. O Hercílio Luz tem o gramado padrão que a FCF solicita no seu caderno de encargos. As negociações seguem em andamento, e o martelo deverá ser batido nos próximos dias.

Calendário do futebol brasileiro

O anúncio do calendário do futebol brasileiro, feito pela entidade máxima da modalidade, vai, com certeza, modificar o hábito de clubes, atletas, torcedor e a imprensa de modo geral. Com o pouco tempo de pausa de uma competição para outra, vai ser uma nova realidade para todos: a final da Copa do Brasil será disputada em 21 de dezembro, e os estaduais iniciam no dia 11 de janeiro de 2026. O início do Brasileirão da Série A no final de janeiro vai forçar os clubes a anteciparem o planejamento para o longo calendário de 2026, que terá ainda a pausa para a disputa da Copa do Mundo e competições sul-americanas.

Sem Série E, tiro no pé

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, tem surpreendido muita gente pelas atitudes em relação ao futebol brasileiro. Com uma equipe de apoio de muita competência, anunciou mudanças e a criação de novas competições, buscando contemplar o maior número de clubes em todas as divisões. De forma correta, a criação da Série E era tiro no pé. Contabilizando o aumento da Série D, o futebol brasileiro vai movimentar nas quatro divisões 156 clubes, que receberão algum tipo de subsídio pela participação, forçando os dirigentes, que tanto reclamavam da falta de calendário, a serem criativos na busca por reforços para os elencos, atraindo patrocinadores e, principalmente, o torcedor, que não mede esforço para torcer pelo time do coração.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!