Confesso, e muita gente também, que Carlos Renaux, Metropolitano e Criciúma brigariam pelo acesso, primeiro pela campanha dos clubes no Campeonato Catarinense Série B, mas não foi isso que aconteceu. Tirando o Criciúma, que vai retornar para a primeira divisão, os outros dois brigariam pela segunda vaga, com uma vantagem, na minha opinião, para o Carlos Renaux.
No sábado, a decepção ficou por conta do Caravaggio, que saiu de cena com uma goleada para o Nação, por 4 a 1. Quem é o Nação para golear assim o Caravaggio? O mesmo que goleou o Tubarão no Domingos Gonzalez por 4 a 0. O Nação é um clube itinerante, ninguém o quer em Joinville, mas o seu Irineu (Irineu Imóveis e Nativa FM/Tubarão) e o Anelísio (Faculdade Assessoritec) deram suporte para eles. E olha o resultado: o clube luta pelo acesso à primeira divisão.
Quem é o Nação Esportes
A resenha continua sobre o Nação. Fundado em 1º de setembro de 2018, o clube do norte já está classificado para a Copa SC para 2023, se não subir, pois o terceiro e quarto ganham a vaga para a competição via Série B do ano anterior. Ano passado ficou em terceiro e complicou muita gente. E nesta temporada, ficou claro que busca o acesso, mesmo diante do poderoso Criciúma, o qual derrotou dentro do Heriberto Hülse.
Pergunto ao torcedor do Tigre se ele tem medo de mais uma temporada na segunda divisão. Ele responderá que não, mas alguns temem o poderoso Nação. Eu lhe digo que quem tem, tem medo. Agora o Atlético Catarinense de São José, esse sim, ao lado do Internacional de Lages, luta pelo acesso - situação com que nenhum dos dois sonhava no início e no meio da competição. Mas como se classificam oito clubes, tudo poderia acontecer.
Duvidaram do Internacional
Em Nova Veneza, na última rodada, o Internacional venceu o Caravaggio por 1 a 0, escapando da Série C. Algo inexplicável em campo. De lá pra cá, segue há três jogos invicto e muito próximo de retornar ao convívio dos grandes do Estado. Fora da primeira divisão desde 2019, o Leão Baio ressurge num ano muito, mas muito difícil para o futebol da cidade.
O seu adversário fez o mais improvável: eliminou o grande favorito Metropolitano. E foi com um resultado de vitória, por 2 a 0, diante de 313 torcedores, que se arriscaram ir de Blumenau a Ibirama. Fundado em 20 de março de 2020, a Águia de São José, em 2020, foi campeã da Série C. Busca o acesso no seu segundo ano de segunda divisão.
Salve o Império Vermelho
A paixão colorada adormecida após o término do Campeonato Catarinense da Série A está se renovando para mais um desafio do time do seu coração. Vem aí a disputa da Copa SC. Relato extraído do Instagram da Torcida Império Vermelho: “No sábado, integrantes da Torcida Império Vermelho pintaram as arquibancadas da Toca do Leão - Estádio Aníbal Torres Costa. Sempre que possível, ajudamos o clube do nosso coração e único representante de Tubarão no futebol profissional. Neste mês, o time inicia a busca por uma vaga na Copa do Brasil de 2023 e mira a taça da Copa Santa Catarina.
Uma coisa é certa, estaremos juntos, inflamando apoio das arquibancadas. Logo no primeiro jogo, no dia 28, dois ônibus e vários torcedores de carro já confirmaram presença na estreia, em Brusque”.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas