Sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Tubarão
25 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
25 °C
15 °C

COLUNISTAS

Compromisso com o leitor

20/08/2024 20h31 | Atualizada em 20/08/2024 20h31 | Por: Eduardo Ventura

O nosso espaço aqui tem um valor inestimável pelas informações que buscamos compartilhar com o nosso leitor, que nos acompanha na versão impressa e também no digital. Recebi uma enxurrada de má-criações, para não falar outra coisa, com relação a uma nota publicada na última semana. Vamos pontuar algumas situações importantes, sem ofender ninguém ou a instituição esportiva. O que não pode é ocorrerem ameaças contra o profissional que preza pela opinião e a verdade. 

Replicando a informação

A partir do fato da “possível venda” de Wesley, publicada pelo jornalista Caio Maximiano (Rádio Cidade), por um montante a que o CA Tubarão/SPE teria direito, eu escrevi que o clube não pode se esquecer das pessoas que trabalharam ali e têm algum valor para receber via Justiça do Trabalho. Apenas indiquei uma situação, pois, por ora e vez, sempre converso com alguém a quem a SPE deve, além de fornecedores.

Tem que acionar a Fifa

Ainda falei em não usar o valor para a Série B em 2025. Caso se concretize a venda até 2 de setembro e a operação for realizada, o clube vai demorar uma média de seis meses para receber o dinheiro, que tem que ser solicitado junto à Fifa pelo mecanismo de solidariedade. Lembrando que o ex-jogador Sávio foi quem levou o garoto do clube como uma aposta para o Flamengo, que o lapidou nas suas categorias de base. Atualmente Wesley vale R$ 100 milhões. Não tenho culpa se a SPE foi mal gerida, mesmo tendo um percentual do clube associativo.

Não aceitarei ameaças

“Esse acha que, por ter um microfone e usar canais de comunicação, pode falar o que quer, é um absurdo. Esse tem que ser acionado juridicamente pela forma que leva as notícias para quem não sabe, prejudicando a imagem do nosso clube. Ele, na dúvida, deveria ficar quieto, mas quer ser o tal. Tem que ser podado.” Lamento a ameaça e intimidação vindas do presidente do clube. Torço para que o proprietário da SAF, que já administra o clube e está fazendo aquisições no mercado com a compra de jogadores, tenha o entendimento de que estamos fazendo a nossa parte. Estamos abertos para receber para uma conversa e pontuar o que for necessário para que o clube alcance os seus objetivos esportivos. Esse é o nosso papel.

Primeira compra da SAF Tubarão

13/08/2024 22h04 | Atualizada em 13/08/2024 22h04 | Por: Eduardo Ventura

O Tubarão confirmou aquisição em definitivo do atacante Geovany Soares, principal destaque da equipe com quatro gols marcados em 11 partidas na Série B do Campeonato Estadual. O jogador de 24 anos tinha seu passe vinculado ao Rio Claro (SP), e o Peixe, através do presidente da SAF, Juliano Mendes, buscou contratá-lo em definitivo. O destino do atacante será o Marcílio Dias, com o qual disputará a Copa SC e o Catarinense Série A em 2025. 

Brasileiro de Futsal

O tubaronense Daniel Junior, treinador do Acel/Chopinzinho (PR), confirmou com a sua equipe a classificação para as quartas de final do 1º Campeonato Brasileiro de Futsal, organizado pela CBFS, ao eliminar o América (MG). A competição iniciou com 20 clubes. Representando o nosso Estado, o Concórdia também avançou ao eliminar o Vasco da Gama (RJ). Com a vaga garantida, o Chopinzinho agora espera o vencedor do duelo entre Yeesco e Cruzeiro. Já o Concórdia aguarda o vencedor do duelo entre Fortaleza e Ribeirópolis (SE). As datas ainda não foram definidas pelo departamento de competições da CBFS.

Tubarão na Olesc

Após disputar a fase regional sul da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), realizada nas cidades de São Ludgero e Braço do Norte, o município de Tubarão confirmou vaga em três modalidades coletivas. O basquetebol masculino, futsal e voleibol feminino avançaram para a fase estadual com o terceiro lugar. A competição estadual será disputada em sua 23ª edição entre os dias 12 e 21 de setembro, em conjunto com os municípios de Pinhalzinho, Saudades e Maravilha.

Partiu Majestoso

Criciúma e Vasco voltam a se encontrar no próximo domingo, no Heriberto Hülse. A bola rola às 16h. O time catarinense divulgou que os ingressos para o duelo começam a ser vendidos a partir desta quarta-feira de maneira on-line, no site Minha Entrada. A comercialização será dividida em dois dias. Na quarta-feira vão ser colocadas à disposição 500 entradas para a torcida do Criciúma, já que o clube possui carga de 17.200 sócios. No dia seguinte serão 1.922 para o setor visitante do Majestoso.

36 medalhas em Caçador

06/08/2024 19h49 | Atualizada em 06/08/2024 19h49 | Por: Eduardo Ventura

Parte da delegação de Tubarão que disputou os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, em Caçador, entre 18 e 28 de julho, visitou segunda-feira a prefeitura para apresentar as conquistas na competição estadual. Os atletas trouxeram para casa 36 medalhas, que garantiram ao município o 9º lugar na classificação geral, além do troféu de campeão geral do caratê feminino com os atletas do Impacto Karatê. Os atletas estavam acompanhados do presidente da Fundação Municipal de Esporte, Samuel Machado Farias, e da vice-presidente Emanuela Nazário Bristot Larroyd. Eles foram recebidos pelo prefeito Jairo Cascaes, que ficou orgulhoso por mais uma bela participação do município em um evento estadual de destaque. 

Retorno do investimento

“Quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação que, mais uma vez, fizeram a cidade de Tubarão ter destaque no cenário estadual. É o nosso Bolsa Atleta e Bolsa técnico tendo retornos importantes. Vamos sempre incentivar o esporte. Esses troféus e medalhas são um incentivo para que as gerações mais jovens sigam também esse caminho”, destacou o prefeito. Outro destaque tubaronense em Caçador foi a atleta Juliana Rosa Gomes, de 14 anos. Ela conquistou duas medalhas de bronze na natação e uma medalha de bronze no jiu-jítsu e chamou a atenção de todo o Estado ao subir ao pódio disputando duas modalidades bem diferentes - algo considerado incomum no meio esportivo.

Juventus larga com vantagem

A derrota para o Juventus por 2 a 1 vai forçar o Caravaggio a buscar a vitória pela diferença de um gol para levar a decisão do acesso para as penalidades. Caso vença por dois gols de diferença, avança à semifinal e à vaga no Catarinense Série A em 2025. Luiz Carlos Cruz está confiante na reversão do resultado. A partida de volta será no domingo, às 15h, no Estádio da Montanha, em Nova Veneza.

Esse Avaí não tem jeito

Dal Pozzo comandou o Leão da Ilha em 16 jogos, com seis vitórias, seis empates e quatro derrotas. Quando chegou na quarta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro a equipe estava na zona de rebaixamento. O treinador engatou sequência de 10 partidas de invencibilidade e chegou a ser líder após 10 anos. Com a derrota contra a Ponte Preta no último domingo o Leão chegou ao nono jogo sem vitória.

Menina prodígio

30/07/2024 21h57 | Atualizada em 30/07/2024 21h57 | Por: Eduardo Ventura

A atleta de Tubarão Juliana Rosa Gomes se destacou nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Ela participou da competição em diferentes modalidades: natação e jiu-jítsu. Na natação, Juliana representou a Associação Tubaronense de Natação (ATN) e participou com a equipe em Blumenau, levando duas medalhas de bronze durante as provas de revezamento. Juliana também disputou no jiu-jítsu no evento esportivo. Em Caçador, a tubaronense ficou em terceiro lugar nas chaves, disputando com atletas de até 17 anos faixas azul e verde. Ela tem 14 anos e é faixa amarela. 

Taça Zé Tubarão

A Copa Tubarão de Futebol já tem marcados alguns confrontos, definidos após os jogos do último domingo. Na rodada tripla, no Estádio Brás João Marcos o União Operária perdeu para o União Tubarão pelo placar de 1 a 0; Real Andrino 8 a 0 Marathon; Sul América e Ecus ficaram no empate em 0 a 0. No grupo B, mesmo com os jogos do final de semana (Pinheirinho x Palmeiras; Ponte Preta x Gatorad’s), teremos os seguintes jogos nas quartas: Real Andrino x União Operária e Pinheirinho x Gatorad’s. No grupo A, União Tubarão, Palmeiras e Ponte Preta podem ficar em primeiro. O Marathon aguarda o seu adversário - o primeiro colocado deste grupo. Os jogos de ida das quartas de final acontecerão no dia 11. Os jogos da volta serão no dia 18.

Peixe abatido em casa

O sonho de retornar à primeira divisão foi adiado para 2025. O atual campeão da Série C de Santa Catarina acabou sucumbindo diante do seu torcedor. O empate em 1 a 1 não foi suficiente para derrubar a vantagem construída na partida de ida, quando o Juventus venceu o Tubarão pelo placar de 1 a 0. Em campo o Tubarão tentou, diante de um público de 1.371 torcedores, que saíram decepcionados. Já do lado oposto “Os Grenás” voltaram para Jaraguá do Sul classificados à semifinal e contra outra batalha pela frente: o Caravaggio.

Investidor na bronca

Após o apito final e com os nervos à flor da pele, o vice-presidente do CA Tubarão e presidente da SAF, Juliano Mendes, disparou contra a arbitragem da Federação Catarinense de Futebol. A entrevista foi concedida ao repórter Caio Maximiano (Rádio Cidade). Questionado sobre a atuação do árbitro Wiliam Machado Steffen, Juliano deixou claro que foi tendenciosa para ajudar o clube de Jaraguá do Sul. As declarações já chegaram nos altos do bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú.

Reunião histórica

23/07/2024 19h56 | Atualizada em 23/07/2024 19h56 | Por: Eduardo Ventura

Uma reunião histórica no último sábado, em Caçador, sede dos 36º Joguinhos Abertos. Conselho Estadual de Esporte (CED), Conselho Regional de Educação Física (CREF3/SC), Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/SC) e FESPORTE fizeram uma reunião conjunta para troca de experiência e análise do esporte no Estado. Pela primeira vez na história, em uma competição oficial do calendário, reuniram-se autoridades e profissionais que são referência do esporte catarinense. 

Cobrança do presidente

A nossa missão é cobrar aqui dos atletas e comissão técnica melhor desempenho do Tubarão nesta reta final da Liga Nacional e Série Ouro, pois, pela campanha, vai abreviar as férias de muita gente, inclusive a minha. Busquei contato com o presidente da ADFT/Tubarão, Eduardo Rigotti, após reunião com o treinador Bruno Silva. O mandatário do clube me informou que a cobrança ao elenco foi feita logo após a partida, na noite de sexta-feira, e na segunda conversou com o treinador, cobrando melhor desempenho. Rigotti entendeu que a nossa cobrança é justa, pois acompanhamos o trabalho há 19 anos. Nem quando levava 10 a 0 existia tanta apatia nos jogos.

Falta preparo físico

Analisando os últimos jogos, no segundo gol do Taubaté o fixo Murilo perdeu a bola na ala esquerda sem poder de recuperação nenhum e assistiu ao jogador adversário avançar com velocidade e passar para Alessandro fazer o gol. O atleta é experiente e de extrema confiança do técnico Bruno Silva, mas é visível que sua parte física está muito abaixo do ideal. Num certo ponto não é culpa do atleta, e sim de como está sendo feita a preparação física. Faltou explosão na recomposição. Curiosamente, com ele em quadra o Tubarão sofreu 44% dos gols, jogando em média 22 minutos.

É necessário (re)avaliar

No comparativo com o também fixo João Lucas, que levou bola nas costas no primeiro gol e tem média de 12 minutos em quadra, o clube leva 12% dos gols com ele. Por isso Marinho, com mais de 40 anos, sempre tem sido o destaque e ainda marcando gols. Essas avaliações se fazem muito necessárias por um simples fato. Time que não chega a lugar nenhum não consegue renovar os seus apoios com valor melhor, e alguns usam essa justificativa para não seguir ajudando o clube financeiramente. O resultado é baixo investimento e time inferior, fora do G16 e que não decide o estadual. E o torcedor se afasta do clube.

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!