Pelo menos duas chapas estarão concorrendo nas eleições para a nova gestão do futsal de Santa Catarina, que deverão ocorrer no mês de dezembro. A chapa da situação, comandada pelo atual presidente, Marcio Leandro D’Ávila, terá como oponente o professor de educação física e treinador Nelson Carvalho Neto. Conhecido por Nelsinho, ele anunciou a candidatura nas redes sociais no último dia 20, tendo como candidato a vice-presidente o gestor público André Luiz Dalpiaz. O mandato é de quatro anos, iniciando em 1º de janeiro. Uma das promessas da atual gestão era dar transparência à entidade, fazendo uma varredura nas contas e contratos da entidade, uma verdadeira caça às bruxas, fato que não aconteceu. A entidade possui dívidas de gestões anteriores que superam a casa dos R$ 5 milhões, e as suas duas salas comerciais, no Centro de Florianópolis, foram fechadas, com a entidade usando uma sala nas dependências da Fesporte, também na capital.
Entidade tem que ser atuante
O nosso futsal precisa ter mais presença da entidade. É nítida a divisão do Estado após a criação da Liga Catarinense, agregando clubes desde a região central até o oeste. Nítida também a falta de participação da entidade nessas regiões. No Rio Grande do Sul e Paraná temos três divisões: séries ouro, prata e bronze. No RS tanto a Liga Gaúcha quanto a Federação convivem harmoniosamente, mas em Santa Catarina isso não aconteceu. Espero que a dupla Nelsinho e Dalpiaz consiga agregar essas ligas e clubes pelo Estado, buscando manter a unidade. E por que não unificar as competições, criando uma fase decisiva? Atualmente temos seis clubes disputando a Liga Nacional, com um Campeonato Catarinense em que os clubes jogam nas datas que querem, e na maioria das vezes com presença mínima dos torcedores no ginásio e nas arenas, em horários pouco atrativos.
Inquérito civil contra FCFS
Sem poder fazer a gestão dos recursos da entidade, o atual presidente, Marcio Leandro D’Ávila, usa a Liga Atlética de Futsal, com sede em Florianópolis e filiada à entidade, para fazer a gestão financeira dos recursos da Federação Catarinense de Futsal (FCFS). O agravante é que a LAF é presidida pelo seu pai, João Augusto D’Ávila, e nos últimos quatro anos não fez a prestação de contas da liga, como previsto em lei. Em julho de 2022 foi instaurado Inquérito Civil para apurar possível recebimento indevido de recursos do município de Xaxim pela Federação Catarinense de Futebol de Salão, indiretamente, por meio de outro ente, a Liga Atlética de Futsal. Ademais, foi notificado o município de Xaxim para prestar informações se a Federação Catarinense de Futebol de Salão efetuou a devolução da quantia de R$ 16.300 para os cofres do município. O processo segue tramitando na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê (número do MP: 06.2022.00004892-2 - IC - Inquérito Civil).
Posição da ADFT
Em rápida conversa sobre as eleições da Federação Catarinense de Futsal, o presidente da ADFT, Eduardo Rigotti, preferiu não se manifestar neste momento, pois é assunto que precisa ser amplamente discutido pela diretoria. Espero que esse apoio ou não para a atual gestão não interfira nos resultados em quadra do Tubarão nos próximos jogos, tanto na Série Ouro quanto nas categorias sub 13 e 17, que seguem na disputa das fases finais.
O fim de semana será de rodada dupla para os clubes da Cidade Azul, com o Hercílio Luz jogando no sábado à tarde, e o Tubarão no domingo de manhã. Ontem recebi várias manifestações com relação ao déficit dos clubes jogando em casa. Aqui ainda bem que é diferente, sem prejuízo no borderô e colocando dinheiro no caixa. No jogo do Leão espero que seja superior ao número da última partida, quando 753 foram ao Aníbal Costa. No lado tricolor foram 862 pessoas pagantes na Vila. Mesmo com a partida sendo às 11h, a possibilidade de garantir a vaga às semifinais, com duas rodadas de antecedência, favorece mais o Tubarão em ter um público superior por conta da motivação extra da partida. É mais do que necessário o torcedor entender que o lugar dele é na arquibancada, torcendo do início ao fim para conquistar a vitória, seja na Vila ou no Aníbal Costa.
Sonho x pesadelo
Quero aqui dar uma dica às escolinhas de futsal da nossa região, que precisam ficar muito atentas à migração do futsal para o futebol de campo de suas chamadas “crias”. O sonho de ser jogador de futebol pode ser traumático para a vida desta criança como homem ou mulher. Amigos que têm filhos nessa situação demonstram muita preocupação ao ver as crianças encerrarem um ciclo na quadra, por exemplo, para vestir as cores das equipes profissionais de futebol. Alguns atletas fizeram o bate-volta. Uns conseguiram, mas o retorno muitas vezes não acontece.
Aproximação campo x quadra
Na pressão de acelerar o processo, meninos de 14, 15 e 16 anos não aprovados no futebol, na maioria das vezes, não têm mais onde jogar. A transição proposta antes dos 15 anos está deixando os meninos sem opção. Ou seja, eles se decepcionam com o futebol e partem para outras práticas esportivas. Esses clubes e associações de futsal precisam se aproximar cada vez mais dos times profissionais, criando alternativas para que, caso o atleta não consiga seguir o sonho no campo, ele possa ter através de seus formadores uma reaproximação com o futsal. Uma observação que precisa ser discutida amplamente: o que fazer se o seu filho não seguir no futebol de campo.
ADFT/Estadual Sub-17
O técnico Pakito já sabe quem serão os adversários na segunda fase do Campeonato Catarinense de Futsal Sub-17. Após 11 jogos, o clube da Cidade Azul encerrou a primeira fase em oitavo lugar, com 15 pontos, somando quatro vitórias, três empates e três derrotas. Marcou 47 gols e sofreu 44. É um resultado expressivo em seu retorno ao cenário estadual. Na segunda fase serão mais quatro jogos em datas a serem confirmadas em outubro. Terá, pela ordem: Chapecoense (fora); Apama (fora); Araquari (casa) e Joinville (casa). Nesta fase, os quatro primeiros avançam para as quartas de finais, com sistema eliminatório, em partidas de ida e volta até a final da competição.
O esporte de Joinville vai falar muito do futebol da Cidade Azul no próximo domingo, dia 17. A partida entre Fluminense e Tubarão será realizada, às 10h, no Estádio Dr. Sadalla Amin Ghanen, localizado no bairro América. Já o Hercílio Luz entrará em campo, às 15h, na Arena, para enfrentar o Nação, clube que, na atual temporada, conquistou o título do Campeonato Catarinense da Série B 2023. O Leão do Sul, em duas rodadas, somou dois pontos, e fora de casa precisa vencer para entrar ou ficar próximo do G4. Em duas rodadas a liderança da Copa Santa Catarina é do Marcílio Dias, com seis pontos em duas vitórias. No lado tricolor, um empate não é um péssimo resultado, o que lhe manteria no G4. Cada qual com os seus objetivos. Mas fazia décadas que o embate entre Tubarão e Joinville não acontecia. Em tempo, a distância entre os dois estádios é de apenas cinco quilômetros.
Vitória em casa após 2 anos
Passaram-se 726 dias para que o torcedor tricolor voltasse a sorrir com uma vitória. Jogando como mandante, o gol marcado por Eduardo Zanetti, aos 25 minutos do segundo tempo, cravou a primeira vitória tricolor no Campeonato Catarinense Série C. O Imbituba Baruch mostrou ser um adversário difícil a ser batido na competição. Com qualidade em campo, tem sim condições de buscar o acesso. Mesclando experiência com a juventude, o técnico George Santos na coletiva ficou satisfeito com o desempenho. Ressaltou que o acesso é o principal objetivo e que não é porque disputam uma Série C que são atletas de terceira linha; todos têm condições de evoluir e seguir focados na busca pelo acesso.
Reencontro feliz
No reencontro com a torcida, 862 torcedores acompanharam a vitória tricolor pelo placar de 1 a 0. Em nenhum momento ela deixou de cantar e incentivar os jogadores durante os 90 minutos de partida. No final do jogo, o gerente de futebol, Nasareno Silva, em conversa com o repórter Caio Maximiano, disse que havia chamado o grupo para uma conversa na noite de sábado, deixando claro para eles a importância do acesso e a dedicação nos jogos com a camisa tricolor. Segue no caminho certo. O primeiro degrau foi ultrapassado com louvor.
Copa Sul de Futsal
A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) divulgou os grupos da Copa Sul de Futsal Masculino, que será realizada em Jaraguá do Sul. De 31 de outubro a 4 de novembro, oito equipes disputam o título que dá vaga na Supercopa de Futsal, torneio classificatório para a Libertadores. Quatro catarinenses, dois em cada grupo, estão na Copa Sul. Além do Jaraguá, que sedia o evento, Joaçaba, Tubarão e Rio do Sul representam Santa Catarina. Coronel e Pato são do Paraná, e SER Santiago e Sercesa Yeesco, do Rio Grande do Sul. No Grupo A: Coronel, Joaçaba, SER Santiago e Tubarão. No Grupo B: Jaraguá, Pato, Rio do Sul e Sercesa. Os times se enfrentam em rodízio simples, todos contra todos, dentro dos grupos. O primeiro e o segundo lugar de cada grupo avançam à semifinal. O mata-mata é de jogo único até a grande final.
A estreia do Hercílio Luz na Copa Santa Catarina não saiu como queriam torcedor, comissão técnica e jogadores. Numa partida de oito gols, empate em 4 a 4. Com início avassalador, logo aos 4 minutos, Anderson Ligeiro abriu o placar. Aos 10, Igor Bahia empatou num bate-rebate dentro da pequena área, e aos 16, Venicius colocou o Inter de Lages na frente do placar. Com três alterações, o ataque colorado precisou de apenas dez minutos na segunda etapa para virar o placar do jogo em 4 a 2, com dois de Giovane e um de Juliano. Com o jogo controlado e chance de fazer mais, foi recuando, com Cleiton marcando o terceiro dos visitantes aos 16, e de cobrança de penalidade, aos 33, Igor Bahia empatou. Insatisfeito, o torcedor colorado vaiou e proferiu xingamentos ao técnico Raul Cabral. Pelo que jogaram as duas equipes, na minha opinião o resultado foi justo.
Império x Cabral
Na opinião de quem pode acompanhar todos os jogos do Hercílio Luz na temporada, alguns movimentos que estão surgindo na torcida colorada estão um pouco, não, pouco não, muito exagerados. A coluna publicada pelo colega Lucas Marques (Rádio Cidade/SC Todo Dia) citando que a Império Vermelho não iria levar instrumentos para o jogo em sinal de protesto contra o técnico Raul Cabral, na minha opinião, não caiu bem. E explico com muita tranquilidade. A manifestação do treinador na coletiva pré-jogo contra a Ferroviária foi mal interpretada pela torcida organizada, gerando desconforto desnecessário. O nobre jornalista citado acima apenas retratou uma situação, mas fora de contexto pela eliminação. Basta rever a partida para concluir que a culpa não foi da fala do treinador ou da falta de apoio do torcedor. O resultado foi dentro de campo. Houve falha na marcação durante a cobrança de escanteio que originou o gol. Isso é normal no futebol, mas alguns acreditam que o Hercílio Luz é o Barcelona. Mesmo mantendo a invencibilidade em casa, não é sempre que se terá o resultado esperado. Nesse caso, tivemos uma segunda chance, que não foi aproveitada.
Momento inoportuno
Emitir opinião, fazer leituras e discordar da fala do treinador é normal. Mas sem exageros. Não estamos na capital do Estado ou em grandes centros para acharmos que somos os melhores em tudo. No dia a dia, passa pela evolução de um trabalho. Os atletas treinam e se doam pelo simples fato de receber no final do mês? Lógico que não. Todos buscam o seu espaço no futebol, como forma de ter o sustento da sua família, através de habilidade individual, raciocínio do treinador à beira do gramado e com apoio da comissão técnica. São três derrotas na temporada, jogando Catarinense, Série D e agora Copa Santa Catarina, com atletas negociados em grandes clubes do futebol brasileiro. É necessário protestar contra o treinador?
Ingratidão e reflexão
E agora vem a pergunta. E se o tal almoço liderado por cardeais colorados com Raul Cabral, em que foi apresentado um projeto de trabalho a longo prazo, e a presença de um possível investidor, tudo isso teria acontecido? Dois anos seguidos com calendário nacional, eu sei onde o clube estaria. Mas muitos se esquecem das coisas muito facilmente. Então, criar clima diante de um fato me cheira a algo para o lado pessoal do profissional. Ingratidão existe em todos os cantos, mas, no caso, para alguns torcedores do Hercílio Luz, cabe um momento de reflexão.
Na segunda-feira foi realizado o lançamento oficial da Copa Santa Catarina, sem a presença do presidente da FCF, Rubens Renato Angelotti, afastado por problemas de saúde. Foi feito um bate-papo com dirigentes e imprensa. O Hercílio Luz, pelo que pudemos acompanhar entre os dez clubes, tem condição de ser favorito ao título da competição. Barra, Joinville e Nação irão disputar mesclando o elenco, recheado com atletas com idade até 21 anos. O presidente do Barra deixou escapar que o Hercílio Luz receberá em breve o certificado de clube formador da CBF. A competição, que inicia nesta quarta-feira, tem tudo para ser uma das melhores dos últimos anos. E que seja com o Hercílio Luz na Copa do Brasil 2024.
Futsal feminino na Olesc
Entre os dias 24 e 28, nas cidades de Morro da Fumaça e Criciúma ocorreu a fase regional da Olimpíada Estudantil de Santa Catarina (Olesc). As meninas do futsal brilharam com boa performance. Ao longo dos jogos da fase regional, a equipe demonstrou bom desenvolvimento, exibindo habilidades táticas e técnicas, resultando na conquista do primeiro lugar da modalidade. O handebol feminino de Tubarão alcançou a segunda colocação, assegurando lugar de destaque no pódio regional. O basquetebol masculino, por sua vez, levou o terceiro lugar na competição, também conquistando sua vaga para a próxima etapa. Já no handebol masculino, voleibol masculino e voleibol feminino os atletas de Tubarão não conseguiram lugar ao pódio. A etapa estadual será realizada em Florianópolis entre os dias 15 a 23 de setembro. O esporte de Tubarão recebe apoio da prefeitura através da Fundação Municipal de Esporte (FME), por meio dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico.
Campeão inédito na Série B
O Nação Esportes, de Joinville, conquistou o título da Série B do Campeonato Catarinense na tarde deste domingo. A equipe jogou em casa, na Arena Joinville, e venceu o Internacional por 3 a 0. Os gols da partida foram marcados por Fernando aos 28 do primeiro tempo, Pedro Isidoro aos 35 da etapa inicial e Vini Souza aos 39 do segundo tempo. No jogo de ida, o Internacional saiu com vitória por 1 a 0, no Estádio Vidal Ramos Júnior, em Lages. O único gol do primeiro jogo foi marcado por Igor Bahia. O Nação levantou o Troféu Zé Melo, uma homenagem ao ex-jogador que foi o maior artilheiro da história do Internacional e faleceu em março, aos 63 anos.
Figueirense escapou da Série D
No sábado o Figueirense conseguiu se manter na terceira divisão do futebol brasileiro ao empatar em 0 a 0 com o Manaus, finalizando a competição em décimo sexto lugar, com 22 pontos, dois à frete do Manaus, décimo sétimo colocado e rebaixado com o América/RN, Altos/PI e Pouso Alegre/MG. Após a partida os torcedores protestaram contra a atual diretoria do clube. O foco do alvinegro do Estreito é a disputa da Copa Santa Catarina, em que buscará o título e a vaga na Copa do Brasil. A estreia será hoje contra o Joinville, às 20h, na Arena Joinville.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas