O ponto somado nos segundos finais tem que ser comemorado, pois em quadra o Tubarão foi muito competente, empurrado pelo seu torcedor presente na Arena, criando aquela química, que deu ânimo para os jogadores. Por outro lado, o trabalho realizado na pré-temporada por Bruno Silva e comissão técnica foi fundamental para ser resiliente na partida e buscar o resultado - atrás no placar duas vezes. Claro que tem muito a crescer na temporada, mesmo com elenco reduzido. Acredito que mais duas peças, um ala destro e um pivô mais experiente, vão encorpar o elenco, não esquecendo que Vitinho sofreu no joelho uma lesão de Ligamento Cruzado Anterior (LCA). É apenas o início da temporada e muito promissora para o futsal tubaronense, que completa 20 anos com a ADFT. Próximo embate na Liga Nacional será no sábado que vem, em Carlos Barbosa, contra ACBF.
Catarinense de base
No Catarinense Série A sub-15 e sub-17, o Leão do Sul estreou fora de casa com dois bons resultados contra o Concórdia. Na categoria sub-15, sob o comando de Jackson Almeida, a vitória não veio: empate em 0 a 0. No sub-17, os três primeiros pontos somados, e com vitória de virada, pelo placar de 2 a 1. Mesmo com elenco reduzido, o técnico Matheus Batista ressaltou a entrega do time na difícil partida contra o Galo do Oeste. Na segunda rodada, o Leão do Sul vai receber o Barra no próximo domingo, dia 31, no Estádio Lauro Koch, em Braço do Norte. A categoria sub-20 folgou na primeira rodada. A estreia será na sexta-feira, às 15h, contra o Avaí, também no Lauro Koch.
Culpado pela fuga noturna
Algumas situações passam despercebidas para o torcedor, mas não para a imprensa. O torcedor fica no meio-termo, mas dá o voto de confiança. Diferente da relação com a imprensa, o atleta se cobra internamente para melhorar em campo. O que não se permite é a falta de profissionalismo. A torcida anda pegando no pé de alguns jogadores pela falta de responsabilidade. Na sexta-feira, véspera da segunda partida contra o Criciúma, três atletas foram para a balada em Imbituba. As fotos vazaram, deixando furiosa a torcida, pois o pênalti perdido por Clayton foi associado à fuga noturna.
Ano passado, eliminado nas semifinais; este ano nas quartas de final. Pelo rendimento na competição, o oitavo lugar e competindo com o Criciúma nos dois jogos foram um alento pelo menos para este humilde colunista, que acreditava na classificação para a semifinal. Me chamaram de teimoso, maluco, torcedor sofredor e por aí vai. Mas nunca vou deixar de ter minhas convicções e levá-las aos milhares de leitores que nos acompanham. É nosso trabalho ser responsável com a opinião. Encerramos a participação no Catarinense respirando a pomposa Série A, com o Leão do Sul, desde 4 de dezembro, já contando os dias para a temporada 2025. Um novo ciclo e os mesmos objetivos.
Falhamos na Hora H
Zico, ídolo do Flamengo e um dos maiores nomes do futebol brasileiro, carrega a marca de ter perdido um pênalti que prejudicou o Brasil na Copa do Mundo de 1986 contra a França pelas quartas de final. Além dele, Sócrates, Platini e outros também perderam pênaltis em Copa do Mundo, onde a carga emocional é muito maior do que bater um pênalti aos 50 minutos do segundo tempo, valendo vaga na semifinal de um campeonato estadual. A cobrança perdida por Clayton entra apenas na estatística do goleiro Gustavo, mas na história do torcedor colorado será inesquecível: logo no momento decisivo da partida, quando o Leão teria uma segunda chance. Mesmo treinando na semana da véspera da partida, foi nítido que ele não estava preparado emocionalmente. Bateu no mesmo canto em que Gustavo havia defendido duas penalidades dias antes pela Copa do Brasil.
Elenco tem que ser enxuto
Sempre nos pós-eliminação a grande sacada é achar um culpado. Muitos querem culpar o diretor de futebol, Pedro Smania. Esquecem que dinheiro não dá em árvore e que tem que contratar. E a saúde financeira como ficará? Estrutura do futebol profissional e categoria de base tem custo mensal altíssimo. Apenas o dinheiro da bilheteria dos jogos em casa não paga nem 10%. Tem que ter equilíbrio e contratar na hora certa, e o momento chegou. O ciclo para alguns jogadores deve ser antecipado. Muitos vão sair daqui chateados com o CEO e o Smania, mas fazer o quê? Tem jogador que se acomoda e não busca fazer a diferença no treino, nos jogos, no dia a dia.
No primeiro tempo da decisão, que ficou no empate em 1 a 1, viu-se uma atuação de gala do goleiro Gustavo. O goleiro carvoeiro fez, no mínimo, cinco defesas que, na etapa final, garantiram o resultado e mantiveram os visitantes ainda vivos na competição. Anderson Ligeiro marcou o gol colorado no início do segundo tempo, colocando fogo no parquinho. O ataque produziu, mas não conseguiu furar o paredão Gustavo. Se não fosse a noite inspirada dele, o Hercílio Luz estava com um pé na semifinal. A vaga segue em aberto.
Fora, Rubinho
Antes do apito inicial, uma faixa contendo os dizeres “Fora, Rubinho” foi erguida onde estava a torcida Império Vermelho. Logo, não poderia indicar quem fez a tal faixa. Nesse domingo, no Instagram, em um longo texto eles expuseram a faixa por estarem insatisfeitos com a gestão do presidente da FCF. Segundo relato do jornalista Rafael Andrade, os seguranças tentaram arrombar a sala da torcida, que fica dentro do Estádio Aníbal Costa, para levá-la para o pessoal que estava a serviço da FCF, inclusive solicitando a força dos policiais militares. Andrade, em tom de desabafo, pois é integrante da torcida, afirmou: “É hora de dizer basta à censura da FCF! Chega de censura! O futebol é do povo, e vivemos em um país livre... ainda.” Em tempo, a faixa foi encaminhada para a FCF.
Sócio Torcedor Tubarão Futsal
No sócio #JogaJunto, o torcedor terá acesso a todos os jogos na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva (incluindo Liga Nacional e Campeonato Estadual) e uma camisa oficial exclusiva que não será vendida nas lojas, além de descontos exclusivos em parceiros da equipe. O valor do plano de sócio é R$ 240, que poderá ser parcelado em até três vezes de R$ 80 no cartão, sem juros, pelo site oficial de venda.
Tigre x Leão no EP
No Sul diz o ditado que não está morto quem peleia. Pelo segundo tempo da partida, com o gol de empate de Anderson Ligeiro, o Hercílio Luz segue vivo na disputa por uma vaga na semifinal. Estarei ao lado de Caio Maximiano narrando todas as emoções da classificação do Leão do Sul. No domingo, dia 17, a nossa transmissão do Esporte de Primeira inicia às 17h30. Acompanhe através do nosso canal do YouTube, levando a emoção do rádio nas ondas da Web. Com a parceria de Strawplast, Pirgon Confecções, Urbano Empreendimentos, Tecnocheck Informática, Run4Health/Professor Peter Rosa, vereador Valdir Antunes e Grupo Falchetti.
Após encerrar a sua passagem na função de treinador no Bahia de Feira (BA), Nasareno Silva retoma nos próximos dias ao cargo de gerente de futebol do Atlético Tubarão. No clube baiano, Silva atou na função de treinador com o objetivo de salvar o clube de Feira de Santana do rebaixamento, o que não conseguiu. Outro clube rebaixado foi o Itabuna. Com a divulgação da tabela da competição, o Peixe estreia no Catarinense da Série B em 26 de maio contra o Santa Catarina, jogando fora de casa, em Rio do Sul. A primeira partida diante do seu torcedor será no dia 2 de junho contra o Metropolitano, de Blumenau. Ao todo serão nove jogos, sendo quatro em casa (Metropolitano, Carlos Renaux, Juventus e Caravaggio) e mais cinco longe dos seus domínios (Santa Catarina, Guarani, Camboriú, Atlético Catarinense e Blumenau). Após o título da Série C em 2023, o Peixe retornou para a Série B. Os dirigentes do tricolor de Oficinas buscam o acesso para a principal divisão do futebol de Santa Catarina em 2025.
Últimos testes antes da estreia
O elenco do Tubarão Futsal, sob o comando de Bruno Silva, terá mais dois bons testes contra o Criciúma Futsal. O primeiro jogo treino será realizado na sexta-feira, dia 8, às 14h30, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi. O jogo de volta, marcado para a próxima terça-feira, dia 12, será às 19h30 na Arena Multiuso Estêner Soratto da Silva. Mais cedo, às 17h, quem entrará em quadra é a categoria sub-18. Ambos os jogos terão a cobertura do Esporte de Primeira, com transmissão das duas partidas pelo canal do YouTube. Os jogos fazem parte da pré-temporada do Tubarão, que segue a preparação para a estreia na Liga Nacional de Futsal, dia 22, contra o Cascavel. A partida será disputada na arena, com início previsto às 19h30.
Leão vs. Tigre no EP
Neste sábado, pela partida de ida das quartas de final, o Hercílio Luz, que segue em busca do título e da vaga na Série D em 2025, recebe o Criciúma. Estaremos com a transmissão do Esporte de Primeira no ar a partir das 15h. Acompanhe pelo nosso canal do YouTube, levando a emoção do rádio nas ondas da Web. Com a parceria de Strawplast, Pirgon Confecções, Urbano Empreendimentos, Tecnocheck Informática, Run4Health/Professor Peter Rosa, vereador Valdir Antunes e Grupo Falchetti.
Quando um clube entra em campo, o departamento de futebol repassa à comissão técnica os objetivos naquela competição. Os responsáveis pela gestão do futebol dão totais condições para o treinador executar o seu trabalho. Infelizmente com Felipe Moreira o time não engrenou, passando por sérias dificuldades, tanto que ele foi demitido na quinta rodada. O clube agiu rápido. Aliás, já havia indícios na noite anterior, quando empatou com o Joinville, de que seria questão de horas a sua saída. Alexandre Lopes, recém saído da Ferroviária, foi contratado com uma missão: não deixar o Leão do Sul voltar para a segunda divisão. Em cinco jogos, acumula duas vitórias e três empates, um ponto de ouro somado contra o Brusque. Mas o jogo do ano era contra o Concórdia pela situação dos clubes com 11 pontos. O time, com a vitória por 3 a 0, ultrapassou o número mágico de 13 pontos, confirmando a sua presença na Série A em 2025.
O polivalente Jonathan Cabeça
Paulinho não vem mostrando os motivos da sua contratação. Pedido pelo torcedor e sem oportunidades, acredito muito que o sistema de jogo de Felipe Moreira não lhe ofereceu espaço. Jonathan Cabeça, sob o comando de Alexandre Lopes, vem formando a dupla de volante com Jean Martim. Na partida anterior jogou um pouco mais aberto por conta do sistema de jogo com dois atacantes. Demonstrou a versatilidade deste polivalente atleta, que em campo não desiste de uma jogada, busca a todo momento proteger o sistema defensivo e vai ao ataque. Acredito que ganha a condição de iniciar mais uma partida.
Última parada é contra o Barra
No sábado, pela décima primeira rodada o Hercílio Luz, garantido na Série A em 2025, busca em Itajaí contra o Barra a vaga na segunda fase do Catarinense. Estaremos com nossa transmissão do Esporte de Primeira no ar a partir das 15h. Acompanhe em nosso canal do YouTube, levando a emoção do rádio nas ondas da Web. Com a parceria da Strawplast, Pirgon Confecções, Urbano Empreendimentos, Tecnocheck Informática, Run4Health/Professor Peter Rosa, vereador Valdir Antunes e Grupo Falchetti.
Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas