A situação está cada vez mais crítica para o torcedor do Hercílio Luz. Além de um elenco fraco e com severas dificuldades para conseguir vencer uma partida por conta de um time com qualidade de disputar uma Série C catarinense, precisa nas duas partidas que restam, hoje contra o Criciúma e no sábado contra o Brusque, vencer os dois jogos e torcer por resultados paralelos. Por causa dessa situação, uma faixa foi exposta pela torcida durante a partida contra a Chapecoense. As alegações são de que os gestores do clube não abrem diálogo. Sem haver nenhum tipo de conversa, o modelo de SAF, para o torcedor assíduo, naufragou.
O modelo escolhido pelo clube associativo, em se retirar da gestão vendendo a sua participação para desconhecidos, não deixava dúvida de que o time teria um dono. Esse dono faz a gestão da maneira que lhe convier. Errados eles não estão, pois receberam as chaves do Leão para fazerem a gestão da forma que quiserem. Pedem a saída de Pedro Smania. Profissional contestado por tantos, mas no perfil de trabalho que os investidores querem, ele tem dado resultado por conta dos contatos e clubes onde trabalhou.
Eu também iria espernear vendo o meu clube voltando para o limbo da segunda divisão e, do outro lado dos trilhos, o Peixe se reerguendo, e com potencial enorme para ser o melhor time da cidade, pois quem estará na elite ou buscará esse espaço que será deixado pelo Hercílio Luz é o Clube Atlético Tubarão SAF. O sucesso da dupla que foi desmembrada, com Raul Cabral e Felipe Gil, seguiu dando frutos em outros clubes. Gil no Peixe e Raul Cabral nas semifinais do Campeonato Mineiro e mais uma vez campeão do interior mineiro, classificado para a Copa do Brasil e com forças para chegar à segunda divisão nacional com o seu Tombense.
As portas do clube fechadas para membros da imprensa, por vazamento de algumas informações veiculadas nas emissoras de rádio e jornais, e a valorização de quem busca bem informar o seu ouvinte. Chamo atenção para dois profissionais que tentam nos seus veículos passar o que há de bom, mas, na maioria das vezes, a repercussão que deveria ser positiva passa ao lado negativo porque eles querem. Caio Maximiano e Lucas Marques vivem a essência do jornalismo esportivo. Portas abertas há décadas, lembro o nome de Sebastião Farias, o criador do bordão “Vibra que é teu, Leão do Sul”. Observa lá de longe a perspicácia desses jovens, por muitas das vezes sendo maltratados pela falta de educação e também pela soberba de quem entende que se faz gestão de um clube de futebol centenário pisando nas pessoas.
Após ser “emprestado” ao EC São Bernardo, pegando o clube do ABC Paulista na zona do rebaixamento para a Série A4, o técnico Sandro Sargentim, que retorna ao Peixe para seguir o seu trabalho na Cidade Azul, após o encerramento da competição, não perde há três jogos no Paulistão, com o clube ocupando o nono lugar, um ponto atrás do União São João (Araras). A meta, quando assumiu, era não deixar o clube cair de divisão. Agora o time já projeta uma vaga nas quartas de finais. Restam oito rodadas, e pelo que tenho acompanhado, tem tudo para conseguir esse feito.
Rivalidade x realidade
Observado a distância pelo clube da Cidade Azul, existe um grande abismo entre a terceira divisão do futebol paulista e a segunda catarinense, o que deixa animado o torcedor do Peixe, que vislumbra retornar à primeira divisão, sendo o único clube da cidade na competição. Inclusive, a torcida rendeu no final de semana uma homenagem ao diretor do co-irmão. No mundo da bola a corneta é livre, e neste caso, eu me divirto, pois enquanto um estava à deriva e retomou o caminho, o outro nem à deriva está mais, e, sim, afundando. Isso é o futebol.
Lei da mordaça
Pelo visto, o Hercílio Luz FC SAF vai mesmo voltar para o limbo em 2026, e sem nenhuma justificativa da gestão colorada. Com apenas dois pontos em sete jogos, e com uma sequência de difícil recuperação, sem qualquer manifestação oficial do CEO e administrador Vinicius Gaindzinski, mantendo na gestão do futebol o contestado Pedro Smania, o torcedor colorado está cada vez mais distante de uma resposta dos responsáveis. A torcida organizada Império Vermelho suplica uma reunião com os gestores e sequer foi atendida.
Tubarão Futsal
O Tubarão Futsal lançou o programa de sócio-torcedor “Joga Junto” para a temporada 2025. O associado terá direito a uma camisa oficial exclusiva do time, um copo personalizado e descontos especiais em estabelecimentos patrocinadores da equipe. O valor do plano é de R$ 249,90, podendo ser parcelado no cartão de crédito. Em 2025, o plano de sócio-torcedor poderá ser adquirido pelo minhaentrada.com.br.
A jovem tubaronense Juliana Rosa Gomes participou no último domingo do Campeonato Sul Brasileiro de Jiu-jítsu, em São José. Estreando na faixa azul, Juliana conquistou o terceiro lugar. “Não é o resultado que eu esperava, mas ótimo para minha estreia com essa faixa. Quero agradecer aos meus mestres, minha família, a Deus e todos os amigos que torceram por mim. Cada um de vocês faz parte dessa conquista. Foi para você, Cath”, mencionou Juliana em uma rede social. A coluna parabeniza pela troca de faixa e a participação neste importante evento esportivo.
Lanterna da Série A
Após sair de campo derrotado para o Caravaggio, em Nova Veneza, com golaço do zagueiro Vinicius Barcellos, o Leão do Sul retorna ao seu estádio nesta quarta-feira para enfrentar o Avaí. Com apenas um ponto em cinco jogos, ocupando a lanterna do Catarinense, somente uma vitória para iniciar a reação para evitar a queda à segunda divisão. No final de semana, viaja até Concórdia para enfrentar o Galo do Oeste.
Fechamento da base
A pergunta que não quer calar: o que estão fazendo com a gestão esportiva do Hercílio Luz FC SAF? O clube praticamente sepultou as suas categorias de base, não confirmando a presença nas competições da Série A nas categorias sub-15, 17 e 20. A participação deve ser no sub-13, sob o comando dos Pequenos Leoninos. O clube de forma oficial não se manifestou, mas já dá para perceber que algo estranho existe no reino de Avelã. O próximo passo da história todos já sabem, ou deveriam saber. E o clube associativo vai ficar sem estádio e na segunda divisão, infelizmente.
Um grande desportista
Laguna amanheceu de luto no domingo com o falecimento do ex-cartorário Luiz Paulo Carneiro, aos 89 anos. Luiz Paulo teve vida ativa na política, no esporte e na comunicação da cidade e do Estado. O futebol esteve presente durante toda a vida do ex-cartorário, que, depois de pendurar as chuteiras, virou árbitro. O desempenho lhe rendeu convite para integrar os quadros da Federação Carioca de Futebol e foi vice-presidente sulista da Federação Catarinense de Futebol.
A gente já alertou na primeira coluna do ano, lá em 8 de janeiro, que o Hercílio Luz não teria vida fácil neste Campeonato Catarinense. Primeiro, a escolha errada do treinador. Pelo fato de ser amigo de longa data do primeiro-ministro colorado, isso não lhe credenciava a comandar o clube na primeira divisão de SC. O resultado: três jogos, um ponto somado em nove, a demissão de Willian Araújo, e o clube na lanterna e na zona do rebaixamento.
Salvador da pátria
Para o seu lugar, o clube agiu rápido e acertou com Paulo Baier, que já comanda o clube nesta quarta-feira contra o Barra. Baier terá uma árdua missão: em nove jogos buscar a permanência na série A. Se Paulo Baier tiver competência, conseguirá uma das oito vagas para as quartas de finais. Pela média da temporada passada, o Figueirense passou com doze pontos, com três vitórias, três empates e cinco derrotas. Pode pegar o terço e pedir para Nossa Senhora da Piedade uma força.
Será que faltou coragem?
A incompetência do primeiro-ministro colorado é algo que me deixa estupefato. Num período de um ano, são cinco treinadores e um acúmulo de decepções. Eu me lembro que, na coletiva no fim da Copa Santa Catarina, ele pediu unidade com a imprensa, mas na prática foi o contrário. E no pós-jogo contra o Santa Catarina a tradicional coletiva de imprensa não aconteceu. Será que lhe faltou coragem para dar a cara a tapa?
Excelente aquisição
A comunicação do CA Tubarão SAF está sob nova direção. A jovem Bianca Coan (ex-Hercílio Luz) assumiu os trabalhos no Peixe. Competente, ela é mais um dos vários que atravessaram os trilhos para desenvolver o seu trabalho. Decisão acertada do presidente Juliano Mendes, que vai aproximar cada vez mais o torcedor do clube e a imprensa de modo geral, que vai ter conteúdo de qualidade. O time está sendo montado a dedo, desde o goleiro ao ponta-esquerda e o staff, para dar todo o suporte na busca pelo acesso à Série B deste ano.
Após 20 dias de ter assumido a função de prefeito da Cidade Azul, Estêner Soratto nomeou o novo diretor-presidente da Fundação Municipal de Esporte (FME). Trata-se do suplente de vereador Carlos Zamparetti. A sua missão é dar a cara do novo governo também no esporte, e com uma árdua missão: fazer funcionar de forma integral o Ginásio Salgadão, reformar a Arena Multiuso e, de forma responsável, fazer o bolsa atleta e técnico ser direcionado para atletas da nossa cidade. Chega de ver atleta importado levando o benefício, por vaidade de entidades e treinadores que buscam o topo de qualquer forma. Sucesso, Zamparetti, na nova função. Competência tens de sobra.
Apatia na capital
Acompanhei a partida de estreia do Hercílio Luz no Campeonato Catarinense com empate contra o Figueirense. Sem muito rodeio, já vou adiantar que o torcedor vai sofrer muito na competição. Mesmo com Ingro fazendo o gol de empate nos acréscimos da etapa final, alguns jogadores que permaneceram, pelo que assisti, nem foram para o jogo na capital, devido à apatia em campo. Claro que falta um pouco de entrosamento, mas falta qualidade também. O alerta vem na primeira partida. Se não jogar um pouco mais, vai brigar feio pela parte de baixo da tabela.
Lá vem o Marinheiro
A partida desta quinta-feira contra o Marcílio Dias, válida pela terceira rodada, será um confronto interessante no reencontro com o ex-treinador Eduardo Souza, que pulou da barca após o término da Copa Santa Catarina e, dias após, foi anunciado pelo Marinheiro. Souza conhece bem o plantel colorado. Se não ficar ligado, o Hercílio Luz poderá voltar de Itajaí sem pontos na bagagem. Não tem vida fácil o torcedor colorado.
Estrutura de Série A
O Clube Atlético Tubarão SAF, sob a regência de Felipe Gil, vem organizando sua estrutura como se estivesse na elite do futebol catarinense. Errado não está. Méritos para o gestor do clube, Juliano Mendes. A chegada de Agenor Junqueira demonstra a excelência que o clube busca na preparação física. Os trabalhos iniciam em março com foco no acesso.

Esporte
Um dos principais nomes do jornalismo esportivo da região, o colunista traz notas exclusivas e o seu olhar atento sobre tudo o que rola dentro e fora das quatro linhas