Para nós, arquitetos, os pergolados estão sempre presentes nos projetos. Por contarem com várias opções de materiais e personalização, eles são versáteis e se encaixam em diferentes tipos de projetos.
Mas você sabe o que são pergolados?
Os pergolados são estruturas feitas por vigas horizontais apoiadas em pilares. São elementos que, além de beleza, se tornam funcionais. Seja em casas, jardins ou áreas comerciais, os pergolados entregam toque especial aos ambientes, criando espaços aconchegantes e convidativos.
E qual a principal função do pergolado?
A principal função dos pergolados é criar um espaço no ambiente, seja com ou sem cobertura. Nos casos de cobertura, ele é muito usado para fazer sombra e servir de proteção contra o sol e chuvas leves, tornando os ambientes externos mais agradáveis e possíveis de serem utilizados durante todo o dia.
São ótimos para integrar áreas internas e externas, ampliando os espaços e criando sensação de maior amplitude, além de valorizar a estética com seus diversos materiais e modelos disponíveis. Os pergolados podem ser personalizados para combinar com qualquer estilo de arquitetura.
Quais os materiais mais utilizados na construção de pergolados?
A madeira é o material mais tradicional e versátil para a construção de pergolados, trazendo aspecto natural e acolhedor aos ambientes. Em projetos de maior porte ou que exigem maior resistência, o concreto revestido com madeira é ótima opção, unindo beleza e durabilidade.
As estruturas metálicas, como aço e alumínio, oferecem alta resistência às intempéries e durabilidade, além de permitir modelos modernos e personalizados. Embora tenham custo mais elevado, a vida útil e a baixa manutenção compensam o investimento.
Foto: Leonardo Giantomasi/Divulgação/Casavogue
Além da madeira e do metal, outros materiais como bambu e eucalipto podem ser utilizados para criar pergolados com visual mais rústico e ecológico.
Para garantir o conforto e a proteção dos usuários, os pergolados podem ser cobertos com diversos materiais:
Coberturas naturais: esteiras de bambu, tecidos e vegetação proporcionam visual mais natural e fresco; ideal para quem busca integração maior com a natureza.
Coberturas translúcidas: o vidro e o policarbonato permitem a passagem da luz natural, criando ambiente agradável e protegido da chuva.
Lonas: as lonas de PVC ou outros materiais sintéticos são práticas e fáceis de instalar, podendo ser recolhidas quando necessário.
Foto: Açoplano
Ao escolher um pergolado, é importante considerar o estilo da sua casa e o ambiente onde ele será instalado. Defina qual a principal função do pergolado: criar um espaço de relaxamento, um local para refeições ou um ambiente para receber amigos?
A partir dessa definição, escolha o modelo e o material que melhor se adaptam à sua necessidade e ao estilo do seu espaço. O tamanho do pergolado também é fundamental. Ele deve ser proporcional ao ambiente para não sobrecarregar o visual ou criar um espaço desproporcional. Analise com cuidado onde ele será instalado, considerando a incidência solar, a privacidade e a circulação de pessoas.
A manutenção é outro fator importante a ser levado em conta. Materiais como madeira e bambu exigem cuidados especiais para preservar sua beleza e durabilidade. Já o metal e o policarbonato são mais resistentes e de fácil manutenção.
O pergolado é um elemento versátil que pode transformar qualquer área externa em um ambiente mais agradável e funcional. Ao escolher o modelo, material e tamanho adequados, você investirá em um espaço personalizado e que atenderá às suas necessidades e expectativas.
Arquitetura
Arquitetura e design de interiores são elementos fundamentais na criação de espaços que atendam às necessidades e desejos de quem permanece no ambiente. Aqui a arquiteta Fernanda Favarin (@fernandafavarin.arquiteta) vai apresentar a você um mundo repleto de design, criatividade e inovação, com o que há de mais atual no setor