Robson (nome fictício), um cliente querido, havia comprado um imóvel para sua família e o financiou.Tudo ia bem, eles estavam felizes e com várias projeções de futuro pessoal, até que a notícia de venda da empresa em que ele trabalhava começou a circular entre os funcionários.
Logo a informação do seu desligamento da empresa o deixou angustiado. Sem chão e com medo de perder o teto, nos procurou para ajudarmos a vender o imóvel.
Percebemos a tristeza, as emoções divididas e, claro, a vontade de encontrar uma solução, sem abrir mão de sua casa própria, a segurança da família.
Foi quando, despretensiosamente, o levamos a acolher a vulnerabilidade e mandar embora a vitimização, ou seja, não culpar as circunstâncias e pessoas, entender as emoções e pensar com clareza.
Escolhemos uma data-limite para a decisão sobre seu imóvel. Enquanto isso, ele decidiu ousar, investindo em algo que amava fazer e era um hobby. Nunca havia imaginado que um talento executado somente nas horas vagas poderia ser sua principal fonte de renda.
Deu tão certo que os seus rendimentos passaram a ser três vezes maior do que o que tinha na empresa anterior e conseguiu acelerar os pagamentos de seu imóvel, vislumbrando outros investimentos.
Com esse relato, queremos estimular você a ter olhos bons sobre qualquer situação, inclusive as ruins. Superar adversidades, as pressões e crises da vida pode nos fazer mais fortes e criativos. Somos adaptáveis e devemos buscar sempre melhorar, não estagnar ou retroceder.
1. Pense no que você é bom. Qual talento ou característica o diferencia dos demais? Entender e valorizar nossas diferenças é essencial.
2. Imagine quem poderá beneficiar-se de seus talentos. Quais dores você solucionará? Quando temos um porquê, encontramos um como.
3. O que precisa investir de tempo, dinheiro ou qualquer outra coisa para colocar em prática?
4. Estabeleça data para colocar em prática.
5. Explore as ideias e visualize-se realizando, percebendo os sentimentos ao fazer dar certo.
6. Aja com consciência e não tenha medo de mudar quantas vezes for preciso.
Nosso cliente mudou de ramo, criou expectativas maiores com seus rendimentos e trabalhou com afinco para realizar o objetivo dele, que era manter a família segura da casa própria. Quitou seu imóvel antes do prazo combinado e pôde fazer mais e bons investimentos, inclusive de tempo, pois a nova profissão possibilitava fazer seus horários diferentes.
Isso não quer dizer que devemos sair de nossos empregos e mudarmos radicalmente, mas, sim, enxergarmos possibilidades em meio ao caos.
Invista em você, em seus talentos, seus recursos.
Ajuste-se!
Ganhe o mais que puder,
Poupe o mais que puder,
Invista o mais que puder,
Dê o mais que puder.
(Reverendo John Wellesly)
Quando estudamos ao longo da história as leis universais e os princípios e observamos os exemplos de homens e mulheres, aprendemos muito.
Os curiosos do comportamento humano provam que os que são audaciosos em suas decisões alcançam prosperidade em níveis maiores nas diversas esferas.
Estes INVESTEM em suas IDEIAS. Manter o hábito de um caderno de ideias é algo muito interessante, pois elas surgem para quem as procura e em horários diversos. (Um cliente nosso, que sempre compartilha as ideias nas mentorias, relata que os locais e horários em que elas surgem são inesperados.)
E quanto mais executar as boas ideias, mais delas surgem.
E como podemos valorizá-las para que elas venham?
1. Não concentrar nos problemas; não ficar alimentando pensamentos de escassez.
2. Em vez disso, concentrar em atitudes possíveis de prosperidade, como leituras, estudos e cursos. “O êxito é precedido por preparo mental.”
3. Acredite que em todo tempo você pode aprender e crescer em algo, mesmo em lugares difíceis.
4. SAIA da estagnação, do lugar ou posição que não valoriza você. Independente do ponto onde esteja, a solução é entrar em ação. Claro que com a atitude mental correta e ambição alinhada ao propósito.
5. Persista. A desistência é algo muito comum, por isso que poucas pessoas vivem em prosperidade total (no sentido completo da palavra).
6. Entregue sempre mais do que prometeu. As pessoas com prosperidade abundante sabem que uma boa entrega, seja em seu serviço ou produto, faz a diferença. Sempre chama mais prosperidade.
Nesses pontos que relatamos aqui temos muitos exemplos nosso e de nossos amigos e clientes.
Na próxima coluna, contaremos um exemplo real de nosso cliente que investiu em algo que era para ser apenas seu hobby (para momentos de lazer) e hoje é a sua principal fonte de renda e satisfação pessoal.
Na coluna anterior, conversamos sobre o medo e o quanto a nossa atitude em assumir responsabilidades e avançar geram grandes resultados.
O caso da Manuela (nome fictício) é um de que sempre nos lembramos pois mostra que os pensamentos corretos foram essenciais para a grande virada na sua vida pessoal e financeira.
Ela havia saído machucada de um casamento no qual viveu com traições e violências psicológicas. Embora com vontade de viver uma vida de abundância, acreditava que, pelas escolhas do passado, seria muito difícil seu destino.
Conhecemos de perto a história quando Manuela precisava de um novo teto, até porque o que havia construído ficava na propriedade da família do ex-marido.
Aqui já está um importante alerta: construa o seu ninho, invista seu recurso em algo de que você tenha a propriedade, não somente a posse.
Ela é linda, inteligente, forte, mas não se via assim, muito menos com clareza sobre o que queria e o que precisava fazer para reerguer-se. Neste contexto, hoje o objetivo é nos inspirar, porque, mesmo em situações adversas, podemos aprender a conquistar quando DECIDIRMOS ROMPER COM O QUE NOS PARALISA. No caso dessa história, os passos que foram tomados proporcionaram não apenas nova perspectiva sobre si mesma, mas também a respeito de seus investimentos.
1. ROMPER COM O PASSADO: o vínculo depois de rompido precisa ser removido de dentro, perdoando.
2. ASSUMIR RESPONSABILIDADE PELO NOSSO DESTINO: parar com a vitimização e reconhecer que serão as novas atitudes e ações que mudarão nossos resultados, e não os de outras pessoas.
3. ENFRENTAR OS MEDOS: ter as conversas difíceis e necessárias, com humildade e grandeza de caráter.
4. REGISTRAR OS APRENDIZADOS: nossos erros precisam ser reconhecidos para serem evitados.
5. DECIDIR O QUE QUER e estabelecer o plano de conquista.
6. PESQUISAR: encontrar os parceiros que podem te ajudar e avaliar as opções que existem.
7. AGIR: com fé e coragem;
8. CELEBRAR cada detalhe. Quando fazemos renúncias para conquistar algo que ansiamos, os sacrifícios tornam-se prazerosos. Por isso, a importância de ter clareza no objetivo. Fazemos substituições de prazer momentâneo por algo maior.
Muitas pessoas sonham alto, sabem a importância de pensar positivo a seu respeito e a respeito do seu futuro. Todavia, uma parcela muito grande destas não planeja a realização destes sonhos.
E o que as impedem?
Ao longo do nosso trabalho, desafiando e apoiando nossos amigos e clientes a fazerem diversos investimentos importantes, seja com nossos cursos, palestras e atendimentos, percebemos que o medo é o vilão.
O medo, disfarçado de desculpas, coloca obstáculos internos, fruto de crenças limitantes que afetam nossa busca no ideal, em investimentos, em prosperidade financeira, alegria e tantos outros, inclusive no amor.
Em alguns casos o medo é bom porque nos protege de perigos, porém, precisamos agir com discernimento para entender quando ele não é bem-vindo.
O que queremos com esta nova coluna é caminhar com você, contando alguns princípios e situações que já vivenciamos. Creio que juntos podemos romper com práticas indesejadas e avançarmos para investir alto de fato em nossa vida, pessoal e profissional. Com propósito, sentido.
Assumir responsabilidades
Então, amigos, a primeira coisa que precisamos fazer para investirmos bem é assumir a nossa responsabilidade. Ou seja, não terceirizarmos a culpa pelo nosso fracasso ou paralisação. Para isso, é preciso esforço, porque pode acontecer de maneira rápida ou com o passar do tempo. Pode ser hoje ou daqui a pouco.
O importante é acreditar que podemos!
Para facilitar, defina hoje o seu propósito. Queremos investir para quê? O porquê do porque faz muita diferença.
As pessoas desejam mais prosperidade por diferentes motivos, e nunca deve ser baseado em comparações, porque isso levará a sofrimentos e normalmente a fracassos. Por isso, o significado do retorno que nosso investimento trará nos faz merecedores dele, e isso é um grande ativador de bons resultados.
No nosso próximo encontro aqui, traremos o exemplo de uma cliente que obteve sucesso gigante em seus investimentos quando decidiu o seu propósito e também alguns passos que (ainda) usamos para crescimento contínuo.
Beijo carinhoso e até a próxima coluna!
Investimento e desenvolvimento
Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável