Na minha primeira formação de coaching, tive acesso a informações de uma pesquisa que mostrava quais os profissionais eram mais felizes em seus ofícios, e todos eram relacionados a pessoas que supriam as outras, ou seja, pessoas que utilizavam as profissões para servir de maneira ampla. Na época, bombeiros e líderes espirituais estavam no topo da lista.
Fiquei tão feliz porque isso não precisa ser limitado às profissões. Todos podemos, em várias áreas, contribuir com o outro, ou seja, missão pessoal.
Parece que estamos fugindo do nosso tema principal, que é sobre investimentos, mas não, muito pelo contrário. Até porque ser generoso é um princípio poderoso para a prosperidade.
Pessoas generosas não são assim para buscar retornos financeiros. Porém, quando é de fato com objetivo de abençoar outras pessoas, sem pesos e obrigações, o retorno natural acontece, além de deixar a vida muito mais feliz.
Este também é um princípio bíblico. O sábio Salomão escreveu que “a alma generosa prosperará e o que regar, ele também será regado”. Vejam que poderoso.
Num mundo acelerado, de buscas por conquistas e ganhos, a generosidade nos mantém na linha, até porque ser generoso é um antídoto para a ganância. Pessoas que cresceram e estão dispostas a repartir, sem pedir nada em troca, são mais humildes, e isso pavimenta novos caminhos.
Podemos nos doar de várias formas, com o nosso tempo ao ouvir alguém, nossas palavras a aconselhar, nossos serviços, nosso dinheiro.
Pense em como investir em generosidade pode ser muito valioso, pois confere significado à nossa existência, além de nos deixar mais felizes, com senso de propósito. Libera muitas emoções positivas, faz bem até para o nosso corpo físico por conta das energias liberadas e fortalece laços com pessoas semelhantes.
Já experimentou passar por uma necessidade que não tinha solução e encontrar alguém com um ‘problemão’ gigante para ela e você ter condições de ajudar? Eu já. E quando ajudei e fiquei com coração quentinho e em paz, encontrei a solução para o meu problema. Esta é apenas uma ilustração real e que significa muito, pois, ao olharmos o outro com empatia, mostramos a grandeza, a verdadeira riqueza, e isso é poderoso para termos uma mente mais criativa e rica.
Talvez você tenha dúvidas de como pode ser mais generoso. Garanto que no seu próprio círculo de amizade, de trabalho, no seu bairro, você encontrará formas de contribuir com o outro. Importante é fazer com a motivação certa. E esteja apto a ser ajudado, a aceitar os gestos de compaixão e amor de outros.
É muito comum ouvirmos sobre os lucros em época de crises que quem arrisca mais, ganha mais.
Isso é fato, porém, é necessário calcular os riscos, avaliar bem qualquer investimento.
Alguns riscos precisam ser muito bem estudados, por exemplo:
Liquidez, que é a capacidade de transformar o investimento em dinheiro. Existem produtos que têm alta liquidez, porém, nem sempre são os melhores investimentos ou os investimentos com números de ganhos mais elevados;
Mercado está relacionado à economia dos países, inclusive eventos do exterior. A alta ou baixa das moedas internacionais afeta nosso mercado interno.
A grande sacada para ganhar mais correndo poucos riscos está na diversificação de produtos, inclusive nesta época de mudança na percepção das novas gerações.
Por isso, afirmamos que nossa escolha por investimentos em imóveis continua sendo excelente opção, porque permanece ao longo das gerações, é sinônimo de segurança e lucratividade.
Além da valorização dos imóveis, se a intenção é viver de renda, alugá-los para terceiros pode ser muito lucrativo.
O que temos visto ao longo dos anos com nossos clientes e amigos:
1. Renda: na compra de imóveis com foco em renda, alugá-los vai gerar retornos inclusive para ajudar em novas aquisições;
2. Segurança: percebemos a alta valorização dos imóveis em todo tempo, inclusive em momentos de crises. Por ser investimento sólido, se comprar bem, a valorização do imóvel é certa;
3. Patrimônio: não estão à mercê de quedas bruscas do mercado. Inclusive podem ser transformados a qualquer tempo. Por exemplo, um terreno pode receber uma construção ou uma casa pode ser reformada ou reestruturada, pode ser transformada em algo para seu futuro ou seu cliente. São várias alternativas que você tem para ver seu patrimônio em constante evolução;
4. Benefícios fiscais: ficar atento ao mercado e aos juros pode ser um facilitador de negócios. Ao longo dos tempos, percebemos diferentes benefícios para aquecer a economia. Os investidores que prestarem atenção às oportunidades acabam se beneficiando.
Percebem que mesmo nos momentos de incertezas da economia o valor dos imóveis se mantém em alta?
Isso é uma certeza que os investidores que optarem por este tipo de investimento terão. É uma opção rentável e que permite tranquilidade.
Claro que, como sempre falamos, é preciso também olhar para a sua realidade.
Afinal, dar o passo conforme a fé, conforme o que se pode, vai fazer você atingir o seu objetivo com paz no coração.
“Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas.”
Essa passagem bíblica, orientando a não pagarmos com a mesma moeda os infortúnios que sofremos e sermos generosos, tem muito a ver com investimento.
Quando pensamos nos nossos objetivos, planejamos nossas ações, mas, quase sempre, esbarramos em empecilhos, e as reações são muito mais difíceis de administrar. Mas é exatamente aí que mora uma das características mais nobres das pessoas de sucesso.
Antigamente, no tempo do Império Romano, a lei determinava que andar uma milha era obrigação de todos, ou seja, uma autoridade podia exigir isso. E essa ilustração do “andar a segunda milha” retrata agir além das obrigações, o algo a mais!
As pessoas que ambicionam lugares mais altos são as que escolhem suas ações de maneira muito bem planejada e, mesmo com os desgastes, com os obstáculos que surgem, reagem de maneira pensada, controlada. Em muitas ocasiões parecem até que não têm sentimentos. Porém, são focadas, controlam a mente a agir com sabedoria. Pensar além sempre tem grandes recompensas.
Pare para pensar um pouco em sua trajetória.
Você é alguém que apenas cumpre os protocolos e horários? Que age apenas pelas obrigações no seu trabalho, na sua casa, na sociedade?
E se você pensasse em algo a mais? Quem sabe no trabalho que desenvolve, na ajuda aos colegas, em generosidade. Em competência. Em focar um pouco mais, tentar um pouco mais.
Importante lembrar que quem tem objetivo claro planeja ações e cuida com as reações. Em muitas ocasiões, não se ganha nem um obrigado, porém, o que vale a pena mesmo é saber que estamos dando o nosso melhor, e a recompensa sempre virá. Oh, se virá!
Quando estamos motivados, fluímos diferente, de maneira mais produtiva, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
Dentro das melhores empresas isso é levado muito a sério, pois já é comprovado que colaboradores desmotivados dão pouco resultados positivos.
Cada dia mais, as empresas procuram maneiras de incentivar seus times, pois aqueles que são mais produtivos e com grandes resultados são os que gostam da sua profissão e, claro, não buscam outro emprego.
Até pouco tempo atrás, imaginava-se que o sucesso dos profissionais era ter um bom cargo e bom salário. Hoje, já se sabe que não é apenas isso. Muitas outras coisas importam mais.
Trabalhar por algo maior, com propósito, e ser respeitado são o ponto alto. O ambiente é fator imprescindível também. Para isso, saber a missão da empresa de maneira objetiva, conhecer o papel de cada um, ter autonomia nas funções, retornos corretos de desempenho pessoal e de grupo, plano de carreira escalável, tudo isso contribui para ter um time forte e que defende a empresa, buscando sempre melhores resultados.
Sem contar que aquelas que conseguem trabalhar bem essas questões lucram muito mais e ganham a reputação de boa empregadora, que retêm os seus bons talentos.
Retornos imensuráveis
Investir nos outros sempre levará a retornos imensuráveis. Gosto especialmente dos profissionais que trabalham bem com recursos humanos, que são visionários e buscam entre as equipes a singularidade de cada um, motivando para dar o seu melhor. Todos lucram: a empresa, por buscar contribuir na felicidade de seus colaboradores, e estes ao retribuir cada investimento em sua vida, perfomando em suas funções de maneira excelente.
Estudando as novas gerações, podemos acrescentar alguns outros fatores determinantes para a permanência de bons talentos, como horários flexíveis, bônus atrativos, plano de saúde e de academia, além de trabalho voluntário durante o expediente.
Se nosso objetivo é crescer e se adaptar ao mercado, precisamos estar atentos e prontos para a harmonia entre as gerações.
O futuro a Deus pertence. Esta frase é ótima e mostra a soberania de Deus e a nossa pequenez. Também aprendemos que o diligente semeia de manhã e também à tarde, porque não sabe em qual prosperará mais.
Fato é que no mundo dos investimentos, para quem quer construir patrimônio, planejar aposentadorias ou ambiciona retornos mais elevados, os investimentos de longo prazo são os preferidos.
São diversos tipos de investimentos a longo prazo que podem valer muito a pena, se bem estruturados.
Aqui, sempre orientamos nossos clientes e amigos a não investirem apenas em um negócio, ou seja, não apostarem apenas em um determinado produto. Diversificar é sempre seguro e interessante.
E quando pensamos em segurança, nossa escolha principal são os imóveis.
Dois tipos aconselháveis
1. Fundo de investimento imobiliário: se a pessoa escolher o fundo de investimento imobiliário, ela pode estar aproveitando a renda de imóveis comerciais, residenciais, galpões e outros. Além da valorização das cotas, ainda tem a distribuição de dividendos.
2. Compra de imóveis bem pensada: é sempre um investimento certeiro e seguro, pois, além da valorização, você pode administrar da sua maneira. Boa parte dos investidores opta por investir logo no início de um empreendimento, pois normalmente tem uma atraente forma de pagamento e a lucratividade já é vantajosa.
Importante é ter bem definidos os objetivos financeiros e o tempo de retorno.
E por último, não menos importante, a escolha dos parceiros.
Construtoras fortes, que trabalham de maneira transparente e escolhem bem a matéria-prima, pensam também a longo prazo. Entregam mais que o prometido, são diferenciadas e, com certeza, fazem do investimento algo mais rentável.
Corretores com credibilidade também são essenciais, pois contribuem na avaliação correta do imóvel, tornam as negociações mais seguras, até porque utilizam a expertise do segmento, e têm uma rede de apoio, ou seja, profissionais para auxiliar em todo o processo.
Alinhamento entre segurança e rentabilidade sempre traz benefícios diversos.
Investimento e desenvolvimento
Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável