Terça-feira, 27 de janeiro de 2026
Tubarão
32 °C
21 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
21 °C

COLUNISTAS

O poder do legado

24/09/2025 00h47 | Atualizada em 24/09/2025 00h47 | Por: Luciane Tokarski

Quando pensamos em sucesso, geralmente nos vêm à mente conquistas pessoais, títulos e riquezas. Porém, há uma forma de sucesso que transcende essas realizações, que é o legado que deixamos em outras pessoas. 

Quando investimos no crescimento e inspiração de outros, isso se torna a mais duradoura e impactante das conquistas.

Nossas ações, palavras e projetos devem inspirar, capacitar outras pessoas a seguirem seus propósitos. Entendo como sucesso, de verdade, o que geramos de bom na vida dos outros.

Sempre me inspiro ao observar na história o exemplo de Martin Luther King. Sua liderança no movimento dos direitos civis inspirou milhões a lutar pela igualdade e justiça.

Este é apenas um exemplo do quanto o legado pode mudar a história. E ao longo dos tempos temos diversos líderes que deixaram a sua marca. 

Creio que devemos gastar tempo pensando em como podemos perpetuar aquilo que sabemos que é bom. E, inclusive, promover a inovação e o progresso contínuo, porque, ao capacitar outros, você contribui para um ambiente maior e melhor, onde novas ideias e soluções podem aparecer. 

De maneira prática, podemos construir um legado através de: 

- Mentorias: compartilhar nossos aprendizados e talentos com as próximas gerações; 

- Experiências: nossa história (erros e acertos) pode ser contada para contribuir com as demais. 

- Afirmação: apoiar as boas iniciativas e os talentos, incentivando na procura por melhorias na comunidade. 

- Gerar oportunidades: dar voz aos novos, a quem não tem espaço para se expressar, ajudando a criar um mundo mais justo e igualitário.

Por fim, para investir devemos ir além de nós mesmos. Pensar e trabalhar no legado de outras pessoas é uma das formas mais poderosas de deixar uma marca duradoura no mundo. Ao inspirar, capacitar e apoiar os outros, não apenas transformamos vidas, mas também criamos impacto que pode perdurar por gerações.

Que possamos refletir sobre o legado que desejamos construir e tomar ações para influenciar positivamente aqueles ao nosso redor. O verdadeiro sucesso está nas vidas que tocamos e nos legados que deixamos.

Investindo no tesouro duradouro

16/09/2025 20h30 | Atualizada em 16/09/2025 20h30 | Por: Luciane Tokarski

A busca por segurança financeira e prosperidade é uma constante na vida das pessoas. 

Realmente, somos instruídos a fazermos boas escolhas e gerenciarmos bem os recursos. 

Já trouxemos aqui a parábola dos talentos, que nos ilustra a importância de termos a responsabilidade de usar os recursos que Deus nos confiou de forma sábia e produtiva. E a reflexão de hoje é buscar os tesouros do alto em primeiro lugar. 

A Bíblia nos orienta a refletir sobre onde devemos focar nossos investimentos e o que realmente constitui um tesouro duradouro.
Jesus enfatiza que os verdadeiros tesouros são aqueles que não perecem com o tempo. Na Bíblia, no livro de Lucas 12:15-21, a história do rico insensato nos mostra um homem que acumulou riquezas terrestres, mas foi chamado de “insensato” por não ser “rico para com Deus”.

Em outra passagem somos desafiados a não colocar a esperança nas riquezas incertas deste mundo, mas sim em Deus, “que nos dá ricamente todas as coisas para delas gozarmos”, e a sermos “ricos em boas obras, generosos e prontos a repartir”.

Devemos buscar a prosperidade, porém, com mentalidade livre, sem obstinação demasiada. 

Nossa prioridade não deve ser as riquezas materiais. 

No livro de Mateus 6:24, Jesus diz: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer um e amar o outro, ou se há de apegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas”.

Isso de maneira alguma significa abandonar responsabilidades ou muito menos não trabalhar, mas sim manter o foco no que é eterno e não se deixar escravizar pelo amor ao dinheiro (1 Timóteo 6:10).

A Bíblia está recheada de princípios para nos ajudar  a manter uma vida equilibrada. Então, organize-se:

1. Administre  os recursos com sabedoria (Mateus 25:21). 

2. Seja generoso. Compartilhar reflete um coração alinhado com os valores (Atos 2:44-45).

3. Mantenha a perspectiva de que nosso verdadeiro lar e tesouro estão no céu (Colossenses 3:1-2).

4. Entenda que a verdadeira segurança vem do alto, não das riquezas terrenas (Salmo 52:7).

Tendências em novos modelos imobiliários

09/09/2025 21h35 | Atualizada em 09/09/2025 21h35 | Por: Luciane Tokarski

O mercado imobiliário brasileiro vive um momento dinâmico, impulsionado por mudanças nos padrões familiares e comportamentais da sociedade. Casamentos mais tardios, menor número de filhos e expectativa maior de vida são fatores que alteram os padrões de moradia e que também se adaptam em resposta. 

Nesse contexto, os apartamentos menores e com infraestrutura dentro dos condomínios são alternativas bem procuradas. Eles têm crescido não somente nos grandes centros, mas aqui em nossa região também. 

E entre esses, tornando-se cada dia mais comuns são os compactos, conhecidos como estúdios. Eles vêm conquistando espaço entre diferentes perfis de compradores. Entre eles, principalmente jovens que ainda não têm filhos, com rotina profissional intensa e com fácil mobilidade. 

Em nossa região alguns profissionais da área da saúde têm optado por este produto, assim como pessoas mais velhas, com filhos maiores e independentes. 

Listamos alguns benefícios destes empreendimentos, como a acessibilidade. Geralmente com preços mais baixos que apartamentos maiores, os estúdios são uma porta de entrada para muitos compradores de primeira viagem. 

Contam também com manutenção simplificada, pois menos espaços internos significam menos trabalho e custos reduzidos com limpeza e organização. 

As localizações estratégicas são outra vantagem, pois os empreendedores normalmente escolhem locais próximos a centros comerciais e serviços de saúde com objetivo de otimizar a rotina dos clientes. 

Outro fator é o custo com móveis, pois o layout compacto pode ser otimizado com móveis planejados e soluções criativas de decoração.

Para os investidores que querem retorno financeiro também é muito interessante, pois é um produto atraente para locação. 

Por estes motivos, acredito que é um mercado que tende a evoluir e muito nos próximos anos. Nossa região  tem alternativas interessantes. Quem sabe para você seja uma boa opção de investimento rentável e adaptada aos novos tempos.

Sistema econômico incerto e como seguir

02/09/2025 21h21 | Atualizada em 02/09/2025 21h21 | Por: Luciane Tokarski

Estamos passando por momentos incertos na economia global, e a demanda de necessidades de moradia cresce muito a cada ano. E hoje, com a mentalidade das gerações mais novas, que tendem a viver de maneira mais leve, não se prendendo a locais longos, nem em trabalhos nem em locais. O interesse maior que percebemos é em conhecer locais e trabalhos diferentes.

Muitos investidores continuam apostando em segurança e rentabilidade, que são fundamentais. Para mim, o investimento em imóveis é a opção mais atraente, pois oferece uma combinação única de estabilidade e potencial de valorização.

Nossa conversa hoje é sobre os imóveis na planta, que são oportunidades para todos os orçamentos. 

Ao longo de nossa experiência neste mercado, podemos afirmar, com convicção, que são uma estratégia inteligente, pois permitem ao investidor aproveitar uma série de benefícios. Com uma entrada mais acessível e parcelas pagas ao longo da obra, corrigidas apenas pela inflação (CUB), o investimento se torna mais manejável e previsível.

Percebemos algumas vantagens neste tipo de investimento, como por exemplo:

- Valorização: o mercado imobiliário tende a valorizar os imóveis ao longo do tempo, o que significa que o investidor pode vender o imóvel por preço bem maior do que o valor inicial. E é claro que tem que prestar atenção e analisar mercados, pois há locais onde o crescimento é bem maior. 

- Escolha no início: quando se escolhe no início de um projeto, a pessoa tem a oportunidade de escolher entre diferentes unidades e andares, permitindo que ele selecione a opção que melhor se adapte às suas necessidades e preferências, como a escolha da posição solar e vagas de garagem. 

- Pagamento facilitado: normalmente, quando se escolhe no início, o valor de entrada é facilitado e, em algumas ocasiões, pode ser parcelado. O saldo devedor corrige apenas pelo mercado da inflação até a entrega. 

- Oportunidade boa para locação: se a escolha é ter retorno com aluguéis, também é muito interessante, pois o locatário sempre opta por locais novos e isso pode ajudar na contratação.

Decisão que nos muda de lugar

26/08/2025 21h18 | Atualizada em 26/08/2025 21h18 | Por: Luciane Tokarski

Não sei você, mas escuto frequentemente desculpas de pessoas queridas que não avançam na direção de sonhos, justificando-se pelas suas condições. E sempre faço perguntas para que enxerguem que são as decisões tomadas por elas mesmas que determinam as suas conquistas.

Quando olhamos para trás, relembramos momentos decisivos que mudaram o curso de nossa trajetória. Escolha pelo amor, pelo cônjuge, pela profissão, pelos estudos, por investimentos. As decisões mudam cursos e destinos. 

Em uma ministração recente, escutei novamente a parábola dos talentos, que está escrita na Bíblia. Ela conta a história de um homem que tinha três funcionários e a cada um confiou uma medida de “talentos”, que seriam recursos financeiros para que pudessem investi-los e aumentá-los. 

Quando o patrão retorna e senta para prestação de contas, o primeiro havia multiplicado bem e o recurso foi aumentado consideravelmente. O mesmo aconteceu com o segundo. Já o terceiro entregou apenas o valor que foi confiado a ele e justificou o cuidado que teve com o medo de perder, impossibilitando de tomar decisões simples. Claro que na parábola o que sentiu medo e ficou paralisado perdeu o emprego e a chance de ter recompensas. Os demais que investiram com coragem foram beneficiados. 

Sempre me lembro dessa lição e aprendo que devemos ser 100% responsáveis em nossas decisões. Aproveitar bem nosso talento, nosso dom, nossos pontos fortes, nossos recursos. É claro que observamos nossas condições no presente. Porém, a decisão de seguir firme pelo caminho proposto, com dignidade, respeitando limites e não usando os medos como desculpa, nos fará avançar e crescer. 

Isso não tem a ver apenas com dinheiro, até porque todos sabemos que ser rico de verdade não tem a ver com dinheiro, mas sim com momentos em que vemos a graça e o cuidado de Deus conosco, o carinho e respeito da família e amigos. É saber que viver uma vida com propósito é encontrar significado em servir, é trabalhar com o que gosta. E, para mim, o maior investimento de todos é ter Jesus como Senhor e Salvador. 

Nosso convite desta semana é que você tome as decisões, a partir de agora, baseado em convicções e fé, por você!

Luciane Tokarski

Investimento e desenvolvimento

Com atuação na área de investimentos há quase 20 anos, compartilha dicas e informações essenciais, com insights valiosos, para o desenvolvimento pessoal e profissional, com foco em rentabilidade sustentável

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Notícias de Tubarão (SC) e região | Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!