Terça, 22 de outubro de 2024
Tubarão
34 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
34 °C
19 °C

COLUNISTAS

Expedito Michels

15/10/2024 20h42 | Atualizada em 15/10/2024 20h42 | Por: Mexicano

O empresário Expedito Michels agora buscará voo mais alto. Ele já começa a trabalhar e se prepara para conquistar uma cadeira na Alesc em 2026. Expedito, que foi candidato a prefeito na última eleição, não fica no Republicanos. Deve ir para o PRTB de Capivari de Baixo, onde pode assumir a presidência do partido na cidade e assim disputar as eleições em 2026 como candidato a deputado estadual. 

Bola da vez 

O prefeito de Tubarão Jairo Cascaes (PSD), um dos grandes articuladores políticos de nossa cidade, saiu vitorioso pois conseguiu eleger a maior bancada de vereadores da Cidade Azul (cinco, no total) e também o seu sucessor para os próximos quatro anos. Isso o coloca num patamar como bola da vez para disputar uma cadeira na Alesc em 2026. Nos bastidores políticos isso já está bem articulado, pois o seu padrinho político, deputado estadual Júlio Garcia, vai se aposentar da política e em nossa região vai trabalhar para eleger Jairo Cascaes como deputado estadual. Dizem por aí que a partir de janeiro de 2025 o próprio Jairo Cascaes começa a trabalhar para que a possibilidade de estar na Alesc se concretize com sua vitória em 2026. Vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.   

Eleições na Cergal 

As eleições da Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi (Cergal) nem chegaram ainda, mas já tem grupo que está trabalhando para montar uma chapa para disputar com o atual presidente, o também vereador reeleito Gelson Bento. Nos bastidores políticos dizem que esse grupo terá apoio do prefeito eleito de Tubarão, Estêner Soratto (PL). Mas isso eu não posso afirmar, são apenas especulações. O que eu sei de fato é que esse grupo vem com tudo. Promete ser uma eleição bem acirrada.  

Estão deixando o PT

O ex-prefeito de Tubarão Olavio Falchetti e a ex-secretária de Assistência Social do município Jane Dal-Bó Falchetti estão deixando o Partido dos Trabalhadores nos próximos dias. O motivo seria que não estão tendo apoio da sigla estadual. Chama atenção a possibilidade de Maristela Francisco, que foi candidata à prefeita em Tubarão na última eleição, também deixar o PT pelos mesmos motivos. E também quem está deixando o Partido Verde é Rodrigo Falchetti, filho de Olavio e Jane. A grande pergunta que fica é: para onde eles irão? Eu fiquei curioso...

Soratto

08/10/2024 21h53 | Atualizada em 08/10/2024 21h53 | Por: Mexicano

Na última segunda feira, dia 7, o prefeito eleito Estêner Soratto (PL) e o vice-prefeito Denis Matiola (PSD) concederam coletiva à imprensa para agradecer pelos votos que receberam e anunciar como será daqui para frente. Questionei sobre a UPA 24h, pois o custo dela é de quase R$ 1,8 milhão, e o município enfrenta uma dívida muito grande. Estêner Soratto afirmou que a gestão da UPA 24h precisará ser terceirizada. Disse também que não vê problema nenhum em vereador ser secretário, desde que o mesmo tenha as qualificações que eles esperam e o compromisso de fazer o melhor pelo povo. Garantiu no final que Tubarão começará a viver um novo tempo. Desejamos sucesso ao prefeito e vice-prefeito eleitos. Tenham certeza de que quando tiver que elogiar vamos elogiar e quando tiver que cobrar vamos cobrar. A eleição já passou. É momento de enrolar as bandeiras partidárias e juntos construir uma Tubarão ainda melhor para todos. 

Diferença histórica 

Pedras Grandes teve a maior diferença de votos da história para prefeito desde 1961. O prefeito reeleito Agnaldo Filippi venceu as eleições com mais de 60% dos votos válidos, mostrando assim a confiança que o povo de sua cidade tem pelos trabalhos já prestados para o desenvolvimento de Pedras Grandes. Tenho certeza de que fará uma gestão ainda melhor do que sua primeira.

Laerte na história     

O prefeito Laerte Silva (Podemos) entra para a história de Jaguaruna como o primeiro prefeito reeleito. Mesmo com diversas discussões entre ele e o Legislativo e algumas dificuldades na sua administração, deu a volta por cima, e a população garantiu a Laerte mais um mandato de quatro anos. O que mais chama a atenção é que em Jaguaruna a Câmara de Vereadores foi 99% renovada. O único reeleito foi o vereador Preto, os demais são todos novos. Vale ressaltar que o prefeito Laerte agora terá mais representantes no Legislativo. Sucesso ao prefeito e aos novos vereadores. 

Henrique da Saúde

Em Pescaria Brava aquilo que já era esperado se confirmou com a vitória de Henrique da Saúde e Janaína do Moinho como prefeito e vice-prefeita. O grande cabo eleitoral para essa vitória ter sido um sucesso foi o atual prefeito Louro (PP), que fez excelente trabalho e tem credibilidade dentro da cidade. Desejamos sucesso a Henrique da Saúde e Janaína do Moinho. Que avancem ainda mais no desenvolvimento de nossa Pescaria Brava.

Vote consciente

01/10/2024 20h35 | Atualizada em 01/10/2024 20h36 | Por: Mexicano

No próximo domingo, dia 6, vote consciente para vereador e prefeito de sua cidade. Não venda seu voto por causa de gasolina, carne ou até mesmo cargo na prefeitura. Pense e reflita sobre as propostas dos candidatos. Nossa decisão vai definir o rumo que nossa cidade terá nos próximos quatro anos. Então pense bem, vote consciente. Uma boa eleição a todos. 

Não adianta 

Essa história de dizer que é amigo do governador não leva a lugar nenhum. Se não tiver projetos de qualidade e com propósito, o dinheiro, seja federal, estadual ou de emendas parlamentares, não vem. Se a prefeitura não tiver as negativas em dia, os recursos também não vêm. Ser amigo do governador não adiantará nada se o próximo prefeito não tiver articulação política nem souber fazer gestão. Ou então continuaremos tendo as mesmas dificuldades de recursos para as cidades. Candidatos das cidades de SC que dizem ser amigos do governador não são garantia de recurso.   

Portal da Transparência     

Nesta semana estive visitando o Portal da Transparência da Alesc e me assustei com os gastos dos nossos deputados. Por mais que seja legal o uso do dinheiro, acho que precisa haver bom senso. Tem deputado que depois vem para emissoras de rádio e TV falar em transparência e economia de recursos no setor público. Por que não faz agora como deputado? Convido você a fazer uma visita ao Portal da Transparência da Alesc para verificar como seu representante está gastando o nosso dinheiro. Mas tome cuidado para não cair para trás. 

Portal da Transparência II

Não estou dizendo que é errado eles usarem o dinheiro, até porque a lei permite. Mas digo que bom senso e economia poderiam ser prioridade para os 40 deputados estaduais, inclusive porque o governador Jorginho Mello só sabe dizer que o nosso Estado não tem dinheiro. Se não tem, vamos economizar para sobrar e investir onde precisa.

Progressistas     

Esta semana o deputado estadual Zé Milton (PP) concedeu uma entrevista para esse colunista afirmando seu apoio ao atual prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva (Podemos), o que causou um racha no Progressistas local, pois a maioria dos vereadores do partido está trabalhando para o candidato Agnaldo Serafim (MDB). Essa declaração de Zé Milton não pegou nada bem, deixando o Progressistas dividido em Jaguaruna. Já dizem por aí que Zé Milton poderá ter dificuldade na cidade para as eleições de 2026 após essa declaração.

Crise do transporte público de Tubarão

24/09/2024 22h12 | Atualizada em 24/09/2024 22h12 | Por: Mexicano

Tubarão tem passado por uma crise no transporte público, que fez o consórcio integrado por Transportes Capivari/Transgeraldo entrar na justiça contra a prefeitura por não cumprir o contrato. Sob a responsabilidade do município ficou a construção de abrigos de passageiros em rotas novas e implantação de estações de trasbordo usando as estruturas existentes ou até mesmo construindo novas. Mas basta você andar pela cidade que vai verificar que quase nada foi feito pelo poder público. Os empresários entraram em contato com a prefeitura inúmeras vezes para pedir subsídio, o que é permitido por lei. O último reajuste das tarifas foi feito em maio de 2022 e de lá para cá a prefeitura largou de mão o contrato. O usuário do transporte público vem sofrendo com abrigos que quando chove ficam molhados, um terminal que mais parece um grande ponto de ônibus e veículos precários. Digo isso pois um dia peguei o transporte público para ver o que as pessoas passam e percebi o descaso tanto do poder público quanto da empresa. 

Crise do transporte público II 

Na última sexta-feira o juiz Antônio Carlos, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão, deu ganho de causa na ação de rescisão do contrato. Com isso a empresa não tem mais nenhum compromisso de promover o transporte público. A única coisa que o juiz pediu foi que tocasse o serviço até a sentença transitar em julgado. Caso isso ocorra Tubarão ficará sem transporte público? Qual será a solução que a administração pública tomará para essa situação? Cadê os nossos 15 vereadores que não fiscalizaram a situação? Esperamos uma boa resposta do Executivo e Legislativo tubaronenses. Como cidadãos pagamos nossos impostos e queremos um serviço de qualidade, e não o que vinha sendo prestado no transporte público.   

O que diz a prefeitura     

Sobre esse assunto, a prefeitura de Tubarão diz o seguinte: “Que o consórcio Capivari/Transgeraldo tem que continuar prestando o serviço de transporte público coletivo até o final do processo. Isso significa que não existe possibilidade de o município ficar sem o serviço até que a decisão final seja tomada em todas as instâncias. A prefeitura, por sua vez, já recorreu e aguarda a justiça para a próxima decisão”. 

Pesquisa não define eleição

Saiu a primeira pesquisa para prefeito de Tubarão. Algumas análises precisam ser feitas, entre elas o índice de rejeição. Digo isso pois a rejeição de Maristela não é dela, até porque nunca esteve em cargo eletivo público, e sim do seu partido, o PT. Primeiro colocado na pesquisa, Estêner Soratto tem o segundo maior nível de rejeição. Logo, em uma análise rápida, os números não estão batendo entre intenção de voto e a rejeição. Qualquer cientista político ao analisar essa pesquisa perceberá que existem controvérsias. Pesquisa eleitoral não vence eleição. O que vence eleição é depois das 17h do dia 6 de outubro.

Fundão eleitoral

Você reclama que no seu posto de saúde não tem especialista, não tem exames, não tem remédio? Falta vaga nas creches? Ruas estão cheias de buraco? Então está na hora de você analisar quantos reais do fundão eleitoral seu político está usando na campanha eleitoral. Se de fato quisessem melhorar saúde e educação não usavam o fundão eleitoral. Por que não copiam o modelo dos EUA, onde os candidatos vão para a campanha com doações ou seus próprios recursos? Caso você perceba que ele não tem controle financeiro e gastou muito, repense seu voto. Se gastou demais na campanha, não terá controle para administrar uma cidade.

Baixaria no debate

17/09/2024 21h36 | Atualizada em 17/09/2024 21h36 | Por: Mexicano

No último domingo, pela TV Cultura, tivemos a realização do debate com os candidatos a prefeito pela cidade de São Paulo. Quando analisamos o nível do debate percebemos que em alguns momentos chega a ser pior que piada de 5ª série, sem propostas convincentes, mas com muitas acusações sem prova. Parece às vezes até um teatro, em que dão ao povo pão e circo para se divertir. Se não bastasse, houve também a cena de agressão ao candidato Pablo Marçal (PRTB) pelo candidato Datena (PSDB). Nada justifica essa agressão. Daqui a pouco, se nada for feito, veremos por esse país afora cadeiras sendo lançadas entre os políticos e seus opositores. Volto a afirmar aqui: nossos debates precisam ter mais propostas do que acusações. Afinal de contas, o que o eleitor quer saber é como você, político, vai melhorar a vida dele, com os serviços prestados pelo poder público. 

Henrique da Saúde 

O candidato a prefeito por Pescaria Brava Henrique da Saúde (PP) tem aproveitado bem o espaço que é concedido na imprensa para apresentar suas propostas para o eleitor bravense. Isso vem ocorrendo pois seus adversários não têm comparecido aos debates. Com isso, Henrique da Saúde tem aproveitado não para atacar os demais candidatos, mas para apresentar as propostas para o crescimento da cidade. Essa é uma boa estratégia política.   

Pepê Collaço     

Estive conversando com o deputado estadual Pepê Collaço (PP) na última segunda-feira, dia 16. Na oportunidade indaguei sobre o empréstimo que o governo estadual está realizando. Pepê me disse que votou a favor, pois esse recurso vai beneficiar os produtores rurais. Mas nessa conversa que tivemos o que me chamou atenção foi que o deputado afirmou que o governo tem dinheiro em caixa para tirar as obras do papel. Agora me pergunto: se o governo tem dinheiro em caixa, por que diversas obras em nosso Estado estão paradas ou avançando pouco? Está na hora de nossos deputados apertarem o governo de SC para agilizar essas ações, porque o Estado tem pressa para crescer. Ou será que Jorginho Mello está esperando 2026 para fazer as obras?

Será que vale a pena? 

Será que as nossas entidades não estão somente gastando papel para que os candidatos possam assinar um documento para se comprometer com as principais demandas de Tubarão? Ou será que esqueceram que na eleição de 2022 os candidatos à Alesc assinaram um termo garantindo que, caso fossem eleitos, permaneceriam no cargo e que isso não ocorreu? Hoje tem deputado na Amurel disputando a eleição municipal. Caso ganhe, não cumprirá o seu mandato na Alesc.

Balde de água fria

O candidato a prefeito por Tubarão pelo PL, Estêner Soratto, estava empolgado com a possível vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro à nossa cidade. Até o governador Jorginho Mello havia garantido a visita de Bolsonaro a Tubarão. Só que na última segunda-feira o candidato recebeu um balde de água fria com a notícia de que ele não virá mais à Cidade Azul.

Mexicano

Bastidores da política

Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!