Quarta-feira, 23 de outubro de 2024
Tubarão
34 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
34 °C
19 °C

COLUNISTAS

A polêmica do feriado em Tubarão

07/05/2024 22h22 | Atualizada em 07/05/2024 22h22 | Por: Mexicano

Após ser aprovado, o projeto de lei que cria o feriado de 27 de maio, em comemoração ao aniversário de Tubarão, acabou dividindo opinião. É bem verdade que a pressão é tremenda por parte das entidades para que esse feriado seja revogado, para não prejudicar ainda mais a economia da cidade. Só o que eu não compreendi foi a fala do vereador Nilton de Campos (PL) dizendo que esse projeto foi um pedido do prefeito Jairo Cascaes (PSD). E aí o vereador Eraldo Pereira (Progressistas) fez o projeto, e a grande maioria deles foi a favor. Vale ressaltar que o único voto contra foi de Felippe Tessmann. Em resumo é o seguinte: o prefeito manda no Legislativo, e os vereadores obedecem como o prefeito quer, até porque a maioria tem indicação na prefeitura. Mas para que serve o Legislativo se o Executivo vive dando pitaco? 

Parabéns às autoridades 

Esta semana famílias da região do Km 60 comemoram dois anos do descaso das autoridades municipais e estaduais. Com a enchente que houve em Tubarão, famílias perderam tudo que tinham e até agora nenhuma delas recebeu resposta digna e a solução do seu problema. Até quando essas famílias vão ficar assim, se a única coisa que querem é simplesmente ter um lar de volta? Será que é tão difícil para a prefeitura de Tubarão e o governo do Estado resolverem?  

União Brasil em Laguna     

Hélcio Balbinot, empresário e líder das associações comunitárias, foi lançado pré-candidato a prefeito de Laguna pelo partido União Brasil em um evento na Praia do Sol, sua base eleitoral. O ato ocorreu no começo da tarde deste sábado, dia 4. Essa pré-candidatura de Hélcio veio de um pedido popular. Na oportunidade também foi apresentada a nominata dos pré-candidatos a vereadores. Desejamos sucesso ao Hélcio na nova jornada. 

Antes tarde do que nunca

Depois de a impressa cobrar o posicionamento do deputado estadual Estêner Soratto (PL) sobre a situação do HNSC, ele esteve reunido com a direção do hospital, o presidente da Câmara, Gelson Bento, que organizou o encontro, e o vereador dr. Jean Abreu para buscarem soluções para a crise que ameaça fechar a emergência. Uma dica ao Soratto: seja mais ágil para situações como essa e não espere pelos outros, até porque o senhor é o braço direito do governador na região.

Vereador sai da oposição após ganhar implante dentário

01/05/2024 12h13 | Atualizada em 01/05/2024 12h13 | Por: Mexicano

O valor de um dente

Você saberia me dizer o valor do implante de um dente? Numa pesquisa rápida o custo está entre R$ 1.500 e R$ 3.000. Aí você poderia estar me questionando o porquê dessa pergunta. E a resposta é simples. Um vereador da região da Amurel mudou seu posicionamento no Legislativo em relação à atual administração pública por conta do implante dentário que ganhou e até foi para o partido do prefeito. Esse vereador foi de oposição para situação e agora está sorrindo melhor. É cada coisa que a gente vê na política que se contar ninguém acredita! 

Clima instável 

Parece-me que a lua de mel entre Podemos e Republicanos em Capivari de Baixo está com os dias contados. Nos bastidores, comenta-se que a pré-candidata à prefeita Bia Alves não aceita vir de vice do Republicanos. Bia inclusive está dizendo que, se o Republicanos não quiser vir de vice, sairá sozinha, em chapa pura, pelo Podemos. A tempestade está formada entre Podemos e Republicanos do município. Tudo bem você ter o desejo de se candidatar e lutar pelo seu espaço nas eleições. Agora não dá para dizer que não aceita ser vice e depois vir de vice. Creio que em alguns casos é preciso ter amadurecimento político e também estratégia, pois na política deve-se ter humildade para saber o momento certo de cada palavra. Depois não diga que não avisei.

Capivari de Baixo     

A prefeita Márcia Roberg Cargnin, de Capivari de Baixo, está feliz da vida. Em suas redes sociais ela comemora o avanço das obras no acesso e na cabeceira da ponte que ligará Capivari a Tubarão. Quem ganha com isso é a população. 

Hospital Nossa Senhora da Conceição

Na última semana o nosso amigo Dura recebeu o deputado estadual Volnei Weber em seu programa na Rádio Tubá. Entre diversos assuntos, veio a situação do nosso HNSC. Weber afirmou que a culpa não é dos deputados estaduais, como a imprensa e a população vêm dizendo. Mas, deputado, a partir do momento que vem verba municipal, estadual e até federal, é sim responsabilidade de vereadores e deputados fiscalizarem. Afinal, são muito bem pagos para isso. Em vez de o senhor dizer isso no rádio, deveria ser o primeiro a propor uma investigação no HNSC.

MDB de Tubarão dividido?

23/04/2024 21h03 | Atualizada em 23/04/2024 21h03 | Por: Mexicano

O MDB de Tubarão tem três bons nomes como pré-candidatos a prefeito. Ficou decidido que nenhuma conversa poderia ser isolada e que todos deveriam participar. Só que não é isso o que está ocorrendo, já que um desses três está conversando fora, de maneira isolada. Inclusive no último domingo, após a reunião com o PSDB, essa pessoa foi conversar com o PL. Mas ele está esquecendo que esses mesmos com quem ele vai conversar estão vazando para o MDB, provocando grande divisão dentro do partido. Que fogo amigo desnecessário esse membro do MDB está provocando. Faço a seguinte pergunta: ele está pensando nele ou no partido? 

Verba pública 

Sou contra o uso de verba pública para compra de passagens, cursos, hospedagem e alimentação para vereadores, deputados e senadores. Creio que, se os nossos representantes querem buscar melhorias para o povo, eles precisam aprender a economizar dinheiro público e usando o seu. Muitos de nossos políticos ficam usando dinheiro de verba pública para se autopromover nas redes sociais, dizendo que trouxeram recurso com dinheiro do povo. Quer se promover? Viaje com seu dinheiro e assim você estará trabalhando pela população.

Fiscalização     

Convido você, pagador de imposto, a entrar no Portal de Transparência e fiscalizar os gastos do seu representante político. Veja quais valores de diárias ele usa durante o mês, valores de viagem, como passagem área, hospedagem e alimentação quando viaja para fora do município ou Estado, e quais as promessas de emenda ele trouxe para seu município. Nossos representantes precisam compreender que há uma diferença entre a emenda que ele traz no papel e o dinheiro na conta.

Em Tubarão, o Novo está em declínio

16/04/2024 21h20 | Atualizada em 16/04/2024 21h20 | Por: Mexicano

O Novo estava indo muito bem, mas, após a desistência de Gean Carlo de Bom da Silva da pré-candidatura a prefeito de Tubarão, que foi aconselhado a abandonar o barco, o partido entrou em declínio, dizendo que não tem legenda para o Legislativo. Mas tem o nome do dr. Francisco Marconato para uma possível pré-candidatura. Por que não o aproveita, já que tem diversos serviços prestados na cidade? O partido está em declínio porque quer. Se aproveitar bem os nomes vai avançar e muito nas eleições municipais em Tubarão. 

Bomba a estourar 

Nos próximos meses teremos uma surpresa em uma cidade da Amurel. Digo isso pois há um grupo político só esperando uma candidatura se confirmar ao Executivo desse município. Caso isso ocorra a bomba vai estourar e deixar a população de queixo caído, pois esse candidato não é aquilo que parece. Vamos esperar para ver a situação.   

Republicanos em Pescaria Brava     

A presidente da Câmara de Vereadores de Pescaria Brava, a popular Leia, estava até então sozinha como pré-candidata à prefeita pelo Republicanos. Mas na última semana a secretária de Assistência Social do município, Janaína Botega, também lançou seu nome como pré-candidata à prefeitura de Pescaria Brava. Agora será feita uma pesquisa para ver qual das duas é a mais aceita pelos eleitores. 

PRTB Tubarão

O PRTB de Tubarão está com sua nominata pronta para o Legislativo. E também com uma novidade, que é a pré-candidata a prefeita Sara, com diversos serviços prestados na sociedade tubaronense.

Trocou o secretário

Em Capivari de Baixo foi só trocar o secretário de Infraestrutura que as obras do Transforma Capivari começaram a avançar nas ruas do município, dando melhor mobilidade para a cidade. Na verdade, tem secretário que só atrapalha a gestão.

Agora tem dinheiro para a ponte de Laguna? 

09/04/2024 23h08 | Atualizada em 09/04/2024 23h08 | Por: Mexicano

Na última vez em que esteve em nossa região, ao ser questionado sobre a Ponte do Pontal o governador Jorginho Mello foi categórico em dizer que o Estado não tinha dinheiro e que iria engavetar o projeto. Só que agora, de maneira milagrosa, o dinheiro apareceu, e já estão vendo a possibilidade de fazer esta obra tão esperada pela população lagunense. Será que essa obra vai sair porque realmente o governo está pensado na população ou porque o partido de Jorginho poderá ter candidato a prefeito em Laguna e quer essa ajuda para o marketing da campanha? Esse tipo de velha política não cai mais.

Incoerência 

No último sábado teve muito movimento a reunião do PSD em Tubarão com a presença de lideranças políticas do Estado. Durante o evento tanto o deputado estadual Júlio Garcia quanto o prefeito Jairo Cascaes disseram que o PSD é um partido forte, com competência para administrar as cidades de Santa Catarina. Mas há uma incoerência nesse discursos, pois em Tubarão o PSD poderá se sujeitar a ser vice. Se o partido é forte, como estão falando, por que não vem de cabeça de chapa? Bons nomes para disputar as eleições ele tem: o vereador Denis Matiola e o empresário Luciano Menezes, que são os pré-candidatos.    

Voto pela Amurel     

A campanha do voto pela Amurel, feita pelas entidades de Tubarão e região, foi a maior furada. Digo isso porque a gente se uniu realmente para ter representantes na Alesc e no Congresso. Na Alesc conseguimos três, e na Câmara faltou pouco. Agora está na hora de as entidades chamarem os deputados estaduais e fazerem pressão com aqueles que querem disputar as eleições municipais, para que fiquem onde estão, pois foi para isso que foram eleitos. Estão lá para representar nossa região e não para disputar uma prefeitura. Caso isso não ocorra, tenham certeza: o voto pela Amurel é a pior furada e não terá mais meu apoio. 

Político tem que ter palavra

Creio que nessas eleições os políticos serão avaliados por duas coisas. Em primeiro lugar, o plano de governo para o desenvolvimento da cidade. Em segundo lugar, pela palavra que o político tem: se cumpre ou não. Não adianta ter um bom plano de governo se não tiver palavra para cumpri-lo. Muitos políticos de nossa região vão ficar na estrada, porque não tiveram palavra naquilo que prometeram.

Mexicano

Bastidores da política

Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!