Quando deixou o Republicanos, a vereadora de Jaguaruna Aline Vieira Bitencourt foi para o PL com a promessa de que seria a candidata à prefeita do partido na cidade. Pelo menos essa foi a promessa do deputado estadual Estêner Soratto. Pois bem, não foi isso o que aconteceu, e acabaram escolhendo outro nome, que é Claudionor dos Santos. Uma coisa eu aprendi com os nossos políticos: não dá para confiar nas promessas que eles fazem, pois na maioria das vezes não cumprem o que falam.
Agnaldo Filippi
O prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi (PP), estará participando no próximo domingo, dia 28, da convenção do seu partido, que vai homologar o seu nome como candidato a prefeito do município. O evento será no Centro de Convivência São Gabriel Arcanjo, no Centro, às 9h.
PL, PRD e Podemos em Tubarão
Estão confirmadas também as convenções do PL e PRD no próximo domingo, dia 28. Na ocasião será homologado o nome do deputado estadual Estêner Soratto para prefeito. Na mesma oportunidade o PRD também fará sua convenção, que vai homologar os nomes dos candidatos ao Legislativo e o apoio a Soratto. O Podemos também fará sua convenção no domingo para homologar os nomes dos candidatos à Câmara de Vereadores e apoio ao PL na majoritária.
PRTB de Tubarão
No próximo domingo o PRTB também terá sua convenção. Poderá haver grandes mudanças no partido.
PSD de Tubarão
Eu não consigo compreender o porquê de o PSD ter que ir de vice em Tubarão. É o maior partido da cidade, tem o maior número de vereadores e está com a prefeitura na mão. Com todos esses pré-requisitos precisa ir na cabeça de chapa, e não de vice. Nesta semana deverá haver uma reunião com a base do partido para definir a situação do PSD na cidade. Pelo que soube o PSD poderá ir de cabeça de chapa. Vamos aguardar.
O cenário político tubaronense está se desenhando cada dia mais com uma possível aliança entre PL, MDB e PRD; uma outra aliança da frente ampla liderada pelo PT; e uma aliança liderada por PSDB e Progressistas, com a possibilidade de o PSD estar também nessa coligação, até porque há um acordo do deputado estadual Júlio Garcia (PSD) com os progressistas de Tubarão em troca de apoio ao prefeito Jairo Cascaes ainda na eleição indireta. Creio que os demais partidos que têm pré-candidatos vão se unir com uma dessas três chapas para o Executivo. Sendo assim, o cenário político está montado, e o clima começará a esquentar após as convenções municipais, quando de fato saberemos quem é quem nestas eleições. Mas, meus amigos, na política tudo pode mudar. Porém, esse é o cenário mais provável para a disputa.
Stüpp e Ponticelli
Em recente entrevista ao meu amigo Haroldo de Oliveira, o Dura, na Rádio Tubá, o pré-candidato a prefeito por Tubarão Carlos Stüpp (PSDB) garantiu que teve um encontro com o ex-prefeito Joares Ponticelli em que conversaram sobre política e que isso o motivou a lançar sua pré-candidatura ao Executivo, decidido a fazer Tubarão voltar a crescer. Na mesma entrevista Stüpp fez duras críticas ao atual prefeito Jairo Cascaes e também ao deputado estadual Estêner Soratto. Isso nos mostra que o pleito em Tubarão será acalorado e decidido voto a voto. Ainda não tem eleição ganha. Será uma campanha que vai agitar a cidade nos quatro cantos.
Convenção I
A federação formada por PT, PV e PCdoB em Tubarão marcou para o próximo sábado, dia 20, às 18h, sua convenção para oficializar e registrar na Justiça Eleitoral os seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Convenção II
O MDB é outro partido que está com sua convenção marcada. Será no próximo dia 25, às 19h, no plenário da Câmara de Tubarão, quando serão escolhidos seus candidatos e também coligação. Nos bastidores é dado como certo que o delegado Jair Tártari será o vice de Soratto na possível coligação entre PL e MDB, ainda mais depois do aceno que o PL deu ao MDB deixando o deputado estadual Mauro de Nadal alguns dias no governo. Na política, não existe gesto sem interesse.
Em uma entrevista concedida a mim na semana passada, no Jornal da Manhã, da Rádio Jovem Pan, de Tubarão, o empresário e pré-candidato a prefeito por Capivari de Baixo Expedito Michels (Republicanos) disse que pode ser vice de Bia Alves (Podemos). Só que nos bastidores estão dizendo que poderá haver dobradinha entre Expedito e Claudir Bitencourt (PL), com as bênçãos do governador Jorginho Mello. Em sua passagem por Pescaria Brava, o presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Jorge Goetten, determinou que Expedito seja pré-candidato a prefeito, e não vice.
Pesquisas internas
Alguns partidos estão realizando pesquisas internas para ver como estão seus pré-candidatos em relação à sua aceitação entre os eleitores. Mas o que me chama atenção é um dado a que tive acesso. Um prefeito da Amurel, que não vai à reeleição, mais atrapalha do que ajuda na hora de conquistar o voto. Sua rejeição com a população está grande. Isso dificultará a aliança do seu partido para uma composição na majoritária ao Executivo dessa cidade.
Hora da mudança
Vejo nas redes sociais as pessoas falando em mudança aqui na região. Não aguentam mais a falta de estrutura nas estradas, de iluminação pública, de médico e remédios, e por aí vai. Mas não adianta querermos mudanças se votarmos no mesmo grupo político para administrar as cidades. Para que haja mudança precisamos aprender a votar e colocar gente nova. Caso contrário, vamos continuar vivendo esta lástima que vivemos em algumas cidades da Amurel.
Saúde em crise
Todos sabemos que a saúde está em crise na região, pois o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, só vai realizar atendimentos na emergência pelo SUS até este mês. Depois disso não tem mais condições. Na última semana vi os nossos três deputados estaduais falando da crise e da situação. Mas o que eles estão falando todos já sabemos. Queremos, sim, um plano de ação em conjunto com o governo de Santa Catarina, até porque na semana passada o Estado liberou milhões para o Hospital São José, em Criciúma. E o nosso aqui nada. Por que essa demora e descaso com a região da Amurel? O governo precisa ter um olhar mais humano para nossa região e esquecer as picuinhas políticas. Será que a população terá que fazer manifestação? Não adianta nada ir para missão na Europa se nem o mínimo estão conseguindo fazer.
Em Tubarão o MDB está em dúvida em relação à eleição municipal. Nos bastidores do partido uma ala está dizendo que não é o pré-candidato Jair Tártari que vai decidir o que será feito, e sim o diretório. A decisão será feita na primeira quinzena de julho, quando o vereador José Luiz Tancredo retornar ao comando do partido. Essa história vai longe. Afirmei aqui que o MDB em Tubarão estava dividido, mas disseram que eu estava inventando. Agora está aí a prova de que eu não estava inventando sobre a atual crise do MDB na Cidade Azul.
Abandonou o barco
Luiz César Guimarães Marçal deixou as fileiras do MDB de Tubarão. Marçal foi presidente do MDB e secretário parlamentar do ex-deputado federal Edinho Bez. Neste momento ele irá apoiar o vereador Gelson Bento para a sua reeleição ao Legislativo. Nos bastidores da política comenta-se que a saída de Marçal do MDB de Tubarão foi motivada pelo fato de filho e nora trabalharem para Gelson Bento, e que agora está na hora de retribuir esse grande favor.
PSD e PSDB em Tubarão
Nesta semana o presidente do PSD, Luciano Menezes, e o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, terão um encontro com o pré-candidato a prefeito pelo PSDB, Carlos Stüpp. Diferente do que alguns colunistas estão dizendo por aí, de que o PSD está fraco, eu não analiso assim, pois aqui em Tubarão o partido tem boa nominata de pré-candidatos a vereador e para onde o PSD for poderá virar o jogo político para o Executivo. O PSD em Tubarão ainda tem muita força.
Encontro na casa do prefeito
Os progressistas de Tubarão estão tranquilos em relação à coligação visando à prefeitura. Em um encontro na casa do atual prefeito Jairo Cascaes, que na época definiu a eleição indireta ao Executivo, Júlio Garcia garantiu que PSD e Progressistas estariam juntos na eleição deste ano. Os seguintes partidos deverão estar coligados: PSDB, Progressistas e PSD. Agora cabe saber como vai desenrolar essa história. No dia 10 sairá uma pesquisa para ver quem está mais bem pontuado e, com isso, bater o martelo.
Em entrevista recente o deputado estadual Sérgio Motta (Republicanos) disse que toda mudança é necessária e faz bem para o crescimento do partido, como a que houve com a troca do presidente estadual da legenda. Motta ainda ressaltou que o objetivo do partido é fazer aliança com o PL em toda a Santa Catarina. Caso isso ocorra vai afetar fortemente o jogo político nas cidades de Pescaria Brava e Capivari de Baixo, onde até o momento esses dois partidos estão distantes. Mas se a decisão vier de cima mudará toda a história política nesses dois locais. Ele ainda afirmou que Carlos Moisés continua no partido e agora sonha com Senado ou Câmara federal para 2026. Será que Moisés subirá no mesmo palanque que Jorginho Mello, seu maior rival político? Na política tudo pode acontecer.
Jorge Goetten em Pescaria Brava
O presidente estadual do Republicanos estará na Amurel, no próximo dia 7, às 17h. Na cidade de Pescaria Brava o assunto a ser discutido, claro, são as alianças e as eleições municipais. Todos sabemos que o objetivo do presidente é estar com o PL em Pescaria Brava, porém, o time do Republicanos está com o Progressistas. A queda de braço será grande neste dia. A crise em Pescaria Brava está instalada.
Crise no MDB de Tubarão
O vereador José Luiz Tancredo, sem muitas explicações, pediu licença por prazo indeterminado da presidência do partido. Quem assume nesse momento é o vice-presidente Jair Tártari. O bom político precisa ter amadurecimento para compreender quando seu nome não é aceito pelos eleitores.
Rua Manoel Estevão Fernandes
Nesta semana o deputado estadual Estener Soratto (PL) anunciou em suas redes sociais o investimento de R$ 1,4 milhão para pavimentação de 1 km da Rua Manoel Estevão Fernandes, no bairro Congonhas, em Tubarão. Bem verdade que é uma obra aguardada pela comunidade, pois o que mais tem lá é poeira e buraco. Esse investimento vai mesmo ajudar a acabar com o sofrimento dos moradores. Mas a pergunta que faço é: por que somente 1 km? Os outros quilômetros de estrada de chão, pó e buraco também não merecem essa melhoria? Ano passado o município recebeu da Amurel o projeto básico de engenharia para a obra, com extensão total de 3 km. Não sou contra, mas a obra deveria ser feita por completo.
Bastidores da política
Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!