Nos últimos dois debates realizados em Tubarão para candidatos ao Executivo de nossa cidade, percebi que faltaram propostas concretas para os principais problemas enfrentados no dia a dia pelos moradores. Sei que é importante revisar os contratos que hoje estão em vigor, sei que é necessário fazer corte de cargos comissionados, mas como resolver de fato o problema da UPA 24h, quais serão os próximos passos para que ela de fato funcione e como vão fazer para mantê-la, como resolver a questão da iluminação pública na cidade, pois a Cosip tem R$ 19 milhões em caixa, enquanto diversos locais de Tubarão estão às escuras? Esses são alguns pontos que vejo que precisam ser melhorados pelos candidatos a prefeito de nossa cidade.
Torcida organizada
Na recepção do debate da última segunda-feira, dia 19, havia uma torcida organizada do time do PL para receber Carlos Stüpp e sua equipe com palavras que melhor nem dizer aqui na coluna em respeito a você, meu leitor, mas o vídeo está rolando nas redes sociais. Após o debate o candidato a vice, dr. Jean Abreu Machado, gravou vídeo falando da situação e disse que nos próximos dias vai mostrar de fato o que está ocorrendo. O que mais me chama atenção é que alguns desses que estavam ali fazendo a “recepção” participaram do governo Joares/Caio. Essa situação só me mostra a imaturidade política que estamos vivendo na cidade. Não precisamos disso, e sim de propostas para o desenvolvimento de Tubarão.
Surpreendeu
Ainda falando do debate da Rádio Cidade, em Tubarão, quem me surpreendeu foi a candidata à prefeita Maristela Francisco (PT), com sua oratória, números apresentados e a maneira como ela conhece algumas dificuldades da cidade. Outro ponto dessa candidata é que ela não traz o fanatismo da esquerda e em nenhum momento citou o nome do ex-prefeito Olavio Falchetti, apresentando assim personalidade própria de como seria sua gestão caso vença as eleições de outubro.
Não cumpriu
No primeiro debate entre candidatos a prefeito por Tubarão, realizado pela Rádio Cidade, o candidato a prefeito Carlos Stüpp (PSDB) apresentou um documento assinado pelo seu adversário Estêner Soratto (PL) garantindo que iria representar nossa região na Alesc caso fosse eleito. Soratto foi eleito deputado estadual e já no seu primeiro ano de mandato acabou se licenciando para assumir a Casa Civil. Até que retornou para a Alesc pois deputados estaduais o “fritaram” para o governador por falta de jogo de cintura em algumas situações.
Educação mal avaliada
Uma pesquisa recente do Instituto Mapa demonstrou dado preocupante: 52,9% da população catarinense reprova a política pública de educação do atual governo de SC. Isso ocorre porque o governo de Santa Catarina não investe como deveria em ações para melhorar as condições de ensino. Outro ponto é falta de valorização dos profissionais, sem um plano de carreira adequado. Vale ressaltar que a carreira do magistério em Santa Catarina é uma das piores do país. A pergunta que faço é a seguinte: esse é o jeito sério de governar o nosso Estado, deixando a educação do modo que está?
Na última semana o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), esteve em SC para a inauguração do contorno viário da Grande Florianópolis, que levou 12 anos para ser entregue - mas no final das contas, antes tarde do que nunca. Só que o nosso governador Jorginho Mello não esteve presente, pois, de acordo com ele, o governo federal não colocou um centavo na obra. Vamos lá: será que o governador esqueceu que é uma concessão federal? Existe uma parceria com a empresa que administra essa parte da rodovia para aliviar a sobrecarga do governo federal. Nesses assuntos, entre outros, Jorginho Mello precisa ser melhor orientado por sua equipe para não passar vergonha.
Governador II
Se a obra demorou tanto, Jorginho também é culpado. Afinal, no período em que esteve no Senado por que não pressionou o então presidente Jair Bolsonaro para acelerar esse processo? Tudo bem não concordar com ideias e ideologias do partido, mas o mínimo que se espera de um chefe de Estado é decência para receber o presidente da República. Querendo ou não Santa Catarina precisa do dinheiro federal para diversos projetos. Se ficar com picuinha quem perde é a população. Uma dica para Jorginho Mello: siga os passos do governador de SP. Mesmo não tendo as mesmas ideologias, quando o presidente vai ao seu Estado, Tarcísio de Freitas faz as honras da casa. Isso mostra amadurecimento político, o que falta aqui em SC.
Desistência
O pré-candidato a prefeito Alexandre Lopes (Solidariedade) anunciou a sua desistência da disputa pelo Executivo tubaronense. Na oportunidade confirmou apoio à pré-candidatura de Carlos Stüpp (PSDB), que conta com o apoio do Progressistas e também do PRTB.
Reny Tito Heinzen
Dr. Reny Tito Heinzen é o nome dentro da super coligação PL, PSD, União, Republicanos, PRD, MDB e Podemos para ser o coordenador da campanha de Soratto e Denis Matiola. O convite ainda será feito, e dificilmente dr. Reny deixará de atender a solicitação.
Eleição polarizada
As eleições em Tubarão serão as mais polarizadas dos últimos 16 anos, com apenas três candidatos a prefeito. Vale ressaltar que a última eleição assim foi quando o saudoso dr. Manoel Bertoncini (PSDB) venceu Genésio Goulart (MDB) e Olavio Falchetti (PT). Isso mostra que será voto a voto e que a disputa vai mexer com os ânimos do eleitor, que espera três coisas do próximo prefeito: transparência, experiência para administrar e que não use de ofensas pessoais. O candidato que conseguir unir essas três qualidades terá êxito nas eleições da Cidade Azul.
União histórica
Em Laguna o MDB e Progressistas estarão juntos nas eleições para o Executivo municipal. Esses dois partidos eram rivais até as eleições passadas. Por experiência de outras cidades aqui da Amurel, quando MDB e Progressistas se uniram não obtiveram êxito nas eleições, porque esses dois partidos são iguais à água e azeite: não se misturam. Vamos esperar para ver as cenas dos próximos capítulos em Laguna.
Nos últimos dias as redes sociais mostraram a falta de respeito que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), teve com sua “mão boba” na ex-primeira-dama do país Michelle Bolsonaro. Isso foi falta de respeito não somente com Michelle, mas com todas as mulheres do Estado. E o mais interessante é que ele defende a bandeira “Deus, Pátria e Família”, mas desrespeita a própria família Bolsonaro com esse ato. O governador deve uma boa explicação e pedido desculpas pelo gesto. Porque se nada for feito os outros homens podem fazer mesma coisa e dizer: “Governador fez e não foi punido, por que eu vou ser?”. Esperamos que medidas sejam tomadas, pois isso não pode passar em branco. Respeito é bom e todo mundo gosta.
Cabide de emprego
Muitos políticos estão apoiando candidato X, outros candidato Y na esperança de que vença para fazer da prefeitura um cabide de emprego. Precisamos analisar bem quem vai nos representar seja no Legislativo, seja no Executivo, para que não tenhamos decepção nos próximos quatro anos. Verdade precisa ser dita: muitos estão ali somente pelo emprego que terão, fazendo com que a prefeitura fique inchada de cargos comissionados e tenha deficiência na infraestrutura, falta de iluminação pública, falta de mendicamentos e por aí vai. Por isso precisamos analisar o grupo político que vamos eleger.
Stüpp e dr. Jean Abreu
Em Tubarão, no último final de semana foram homologados os nomes de Carlos Stüpp (PSDB) como pré-candidato a prefeito e de dr. Jean Abreu (PP) como pré-candidato a vice-prefeito. Uma dupla que promete unir experiência e renovação para administrar a Cidade Azul.
PRTB de Tubarão
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, apesar de ter anunciado seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores durante sua convenção no dia 27, promoveu uma nova direção em sua estratégia política. Em decisão tomada nesta segunda-feira por uma comissão especial da executiva, aprovada na convenção, optou por formar uma coligação com os partidos PSDB e Progressistas.
Não consigo compreender como o maior partido da cidade, com bom número de filiados e média de 12 mil votos, fica de fora da majoritária. Na verdade, a resposta é simples: um partido dividido não chega a lugar nenhum. É isso que o MDB de Tubarão estava enfrentando. Havia dois grupos: um liderado pelo presidente do partido, o vereador José Luiz Tancredo, e outro pelo vice-presidente, o ex-delegado Jair Tartari. Isso ficou nítido na entrevista que ambos concederam para mim na última quinta-feira. A executiva do MDB de Tubarão se acovardou ao não apresentar um nome para a disputa da prefeitura. Nos últimos quatro anos foi oposição forte, apresentando os erros e fiscalizando como nunca, para chegar agora e se aliar a alguns partidos que estavam na antiga gestão. Então quer dizer que a oposição no Legislativo não passou de puro teatro? O tubaronense esperava, sim, mais do MDB, porém, infelizmente foi mais do mesmo.
PL e PSD
No último domingo PL e PSD firmaram o casamento para as eleições ao Executivo em Tubarão, tendo o deputado estadual Estêner Soratto como candidato a prefeito e o vereador Denis Matiola como candidato a vice-prefeito. Tanto no meu programa de rádio quanto aqui na coluna afirmo que o PSD vai definir a eleição, pois hoje o partido tem a prefeitura na mão e conta com a melhor nominata de candidatos a vereadores. Então desejamos sucesso à dupla Soratto e Denis Matiola nesta corrida eleitoral.
Pescaria Brava
Uma super coligação está sendo construída em Pescaria Brava entre Progressistas, Republicanos, PSDB, União Brasil e PSD para que possam eleger os pré-candidatos Henrique da Saúde como prefeito e a competente Janaína Lemos como vice-prefeita, que já teve seu nome homologado na convenção do último fim de semana. O Progressistas fecha o ciclo das convenções no próximo dia 5, no bairro Barreiros.
Pedras Grandes
Meu destaque hoje vai para o prefeito Agnaldo Filippi (PP), que vem realizando forte trabalho na cidade de Pedras Grandes em diversas áreas e, nesses últimos anos, fortaleceu também o turismo, fazendo com que a cidade compreendesse o potencial que tem para atrair turistas e com isso fazer o dinheiro girar. Neste fim de semana o Progressistas de Pedras Grandes homologou o nome de Agnaldo Filippi como pré-candidato à reeleição ao Executivo municipal.
Um fato novo vem movimentando a política tubaronense. O ex-prefeito Joares Ponticelli poderá ser candidato a vereador nas eleições deste ano, segundo fontes ligadas a ele.
Um grupo do seu partido, o Progressistas, vem conversando com Joares para que ele possa sair na disputa ao Legislativo de Tubarão.
Joares e o então vice-prefeito Caio Tokarski renunciaram ao mandato em julho do ano passado. Como Joares, réu na Operação Mensageiro, não foi condenado em nenhuma instância da justiça, poderá disputar o pleito este ano. Caso isso ocorra, movimentará todo o jogo da política tubaronense.
Até onde se sabe o Progressistas poderá ser vice do PSDB de Carlos Stüpp para o Executivo.
Bastidores da política
Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!