Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Tubarão
23 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
15 °C

COLUNISTAS

Crise do transporte público de Tubarão

24/09/2024 22h12 | Atualizada em 24/09/2024 22h12 | Por: Mexicano

Tubarão tem passado por uma crise no transporte público, que fez o consórcio integrado por Transportes Capivari/Transgeraldo entrar na justiça contra a prefeitura por não cumprir o contrato. Sob a responsabilidade do município ficou a construção de abrigos de passageiros em rotas novas e implantação de estações de trasbordo usando as estruturas existentes ou até mesmo construindo novas. Mas basta você andar pela cidade que vai verificar que quase nada foi feito pelo poder público. Os empresários entraram em contato com a prefeitura inúmeras vezes para pedir subsídio, o que é permitido por lei. O último reajuste das tarifas foi feito em maio de 2022 e de lá para cá a prefeitura largou de mão o contrato. O usuário do transporte público vem sofrendo com abrigos que quando chove ficam molhados, um terminal que mais parece um grande ponto de ônibus e veículos precários. Digo isso pois um dia peguei o transporte público para ver o que as pessoas passam e percebi o descaso tanto do poder público quanto da empresa. 

Crise do transporte público II 

Na última sexta-feira o juiz Antônio Carlos, da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Tubarão, deu ganho de causa na ação de rescisão do contrato. Com isso a empresa não tem mais nenhum compromisso de promover o transporte público. A única coisa que o juiz pediu foi que tocasse o serviço até a sentença transitar em julgado. Caso isso ocorra Tubarão ficará sem transporte público? Qual será a solução que a administração pública tomará para essa situação? Cadê os nossos 15 vereadores que não fiscalizaram a situação? Esperamos uma boa resposta do Executivo e Legislativo tubaronenses. Como cidadãos pagamos nossos impostos e queremos um serviço de qualidade, e não o que vinha sendo prestado no transporte público.   

O que diz a prefeitura     

Sobre esse assunto, a prefeitura de Tubarão diz o seguinte: “Que o consórcio Capivari/Transgeraldo tem que continuar prestando o serviço de transporte público coletivo até o final do processo. Isso significa que não existe possibilidade de o município ficar sem o serviço até que a decisão final seja tomada em todas as instâncias. A prefeitura, por sua vez, já recorreu e aguarda a justiça para a próxima decisão”. 

Pesquisa não define eleição

Saiu a primeira pesquisa para prefeito de Tubarão. Algumas análises precisam ser feitas, entre elas o índice de rejeição. Digo isso pois a rejeição de Maristela não é dela, até porque nunca esteve em cargo eletivo público, e sim do seu partido, o PT. Primeiro colocado na pesquisa, Estêner Soratto tem o segundo maior nível de rejeição. Logo, em uma análise rápida, os números não estão batendo entre intenção de voto e a rejeição. Qualquer cientista político ao analisar essa pesquisa perceberá que existem controvérsias. Pesquisa eleitoral não vence eleição. O que vence eleição é depois das 17h do dia 6 de outubro.

Fundão eleitoral

Você reclama que no seu posto de saúde não tem especialista, não tem exames, não tem remédio? Falta vaga nas creches? Ruas estão cheias de buraco? Então está na hora de você analisar quantos reais do fundão eleitoral seu político está usando na campanha eleitoral. Se de fato quisessem melhorar saúde e educação não usavam o fundão eleitoral. Por que não copiam o modelo dos EUA, onde os candidatos vão para a campanha com doações ou seus próprios recursos? Caso você perceba que ele não tem controle financeiro e gastou muito, repense seu voto. Se gastou demais na campanha, não terá controle para administrar uma cidade.

Baixaria no debate

17/09/2024 21h36 | Atualizada em 17/09/2024 21h36 | Por: Mexicano

No último domingo, pela TV Cultura, tivemos a realização do debate com os candidatos a prefeito pela cidade de São Paulo. Quando analisamos o nível do debate percebemos que em alguns momentos chega a ser pior que piada de 5ª série, sem propostas convincentes, mas com muitas acusações sem prova. Parece às vezes até um teatro, em que dão ao povo pão e circo para se divertir. Se não bastasse, houve também a cena de agressão ao candidato Pablo Marçal (PRTB) pelo candidato Datena (PSDB). Nada justifica essa agressão. Daqui a pouco, se nada for feito, veremos por esse país afora cadeiras sendo lançadas entre os políticos e seus opositores. Volto a afirmar aqui: nossos debates precisam ter mais propostas do que acusações. Afinal de contas, o que o eleitor quer saber é como você, político, vai melhorar a vida dele, com os serviços prestados pelo poder público. 

Henrique da Saúde 

O candidato a prefeito por Pescaria Brava Henrique da Saúde (PP) tem aproveitado bem o espaço que é concedido na imprensa para apresentar suas propostas para o eleitor bravense. Isso vem ocorrendo pois seus adversários não têm comparecido aos debates. Com isso, Henrique da Saúde tem aproveitado não para atacar os demais candidatos, mas para apresentar as propostas para o crescimento da cidade. Essa é uma boa estratégia política.   

Pepê Collaço     

Estive conversando com o deputado estadual Pepê Collaço (PP) na última segunda-feira, dia 16. Na oportunidade indaguei sobre o empréstimo que o governo estadual está realizando. Pepê me disse que votou a favor, pois esse recurso vai beneficiar os produtores rurais. Mas nessa conversa que tivemos o que me chamou atenção foi que o deputado afirmou que o governo tem dinheiro em caixa para tirar as obras do papel. Agora me pergunto: se o governo tem dinheiro em caixa, por que diversas obras em nosso Estado estão paradas ou avançando pouco? Está na hora de nossos deputados apertarem o governo de SC para agilizar essas ações, porque o Estado tem pressa para crescer. Ou será que Jorginho Mello está esperando 2026 para fazer as obras?

Será que vale a pena? 

Será que as nossas entidades não estão somente gastando papel para que os candidatos possam assinar um documento para se comprometer com as principais demandas de Tubarão? Ou será que esqueceram que na eleição de 2022 os candidatos à Alesc assinaram um termo garantindo que, caso fossem eleitos, permaneceriam no cargo e que isso não ocorreu? Hoje tem deputado na Amurel disputando a eleição municipal. Caso ganhe, não cumprirá o seu mandato na Alesc.

Balde de água fria

O candidato a prefeito por Tubarão pelo PL, Estêner Soratto, estava empolgado com a possível vinda do ex-presidente Jair Bolsonaro à nossa cidade. Até o governador Jorginho Mello havia garantido a visita de Bolsonaro a Tubarão. Só que na última segunda-feira o candidato recebeu um balde de água fria com a notícia de que ele não virá mais à Cidade Azul.

Novela da UPA de Tubarão

10/09/2024 19h40 | Atualizada em 10/09/2024 19h40 | Por: Mexicano

Na semana passada essa novela ganhou mais um capítulo com a fala do prefeito Jairo Cascaes (PSD) em entrevista para a imprensa local de que a justiça não determinou que a UPA teria que ser aberta em 90 dias, como estão ventilando. Até porque existem as questões burocráticas que não são fáceis. O prefeito garantiu que está fazendo de tudo para que ela seja aberta até o final de sua gestão. Há candidatos a prefeito em Tubarão que estão dizendo: “Em minha gestão vamos abrir porque isso é descaso com a população”. Para mim isso é fazer política com a desgraça alheia. Essa é uma das maiores dores de cabeça de Jairo Cascaes. Você acha que o prefeito não queria essa UPA aberta hoje? Claro que quer, mas a burocracia não permite. Às vezes tem candidato em Tubarão que vive como Alice no País das Maravilhas. A realidade é bem diferente. Espero que o prefeito consiga entregar a obra em sua gestão, pois os tubaronenses precisam da UPA aberta para aliviar a emergência do HNSC. 

Não caia nessa 

Tem candidato a vereador em Tubarão prometendo que já em março de 2025 vai sair asfalto em determinada comunidade do interior. Cai nesse golpe quem quer. Até onde eu sei vereador não tem poder para executar obra, e sim fiscalizar e fazer projetos de lei. O que ele pode fazer é pedir ao prefeito que realize a obra e correr atrás de emendas parlamentares. Agora dizer que em março vai começar as obras é coisa de quem só está atrás do voto mesmo. O próximo prefeito terá que fazer análise detalhada das contas do município e revisão de contratos, entre outras medidas que, eu creio, levarão em torno de seis meses. Durante esse período ele fará somente o necessário e, logo após isso, é que vai elencar a prioridade em sua gestão. Então, amigo eleitor, não caia nessa de candidatos a vereador que vão prometendo coisas que nem eles podem cumprir.    

Promessas     

As promessas estão aí, e é até bonito de ver. Parece que vão resolver todos os nossos problemas e a cidade será mil maravilhas. Uma candidata à vice-prefeita de Capivari de Baixo vem dizendo que, caso sua chapa seja vitoriosa, vai levar os remédios para os postos de saúde para facilitar a vida dos moradores. Acho uma ótima proposta. Só que se fosse tão fácil assim as gestões anteriores já não tinham feito? Às vezes não é má vontade, e sim algumas burocracias. As UBSs têm salas disponíveis e adequadas para esses medicamentos ficarem armazenados? A prefeitura em seu quadro terá farmacêuticos suficientes para suprir essa demanda em todas as UBSs? Haverá logística para saber em média quais tipos de medicamentos são usados em cada região para que não haja desperdício? São questões como essas que precisam ser analisadas pela candidata a vice-prefeita. A proposta não é ruim, mas antes de se prometer precisa ver se é viável.

Debate

Na última semana a UniTV promoveu debate dos candidatos a prefeito de Pescaria Brava. O único que compareceu foi Henrique da Saúde (PP), que teve a oportunidade de falar sobre suas propostas para a cidade. O candidato Zezinho do PT alegou problemas de saúde, e Ita do Preto (PL) decidiu que não irá participar de debates. Essa estratégia de Ita do Preto (PL) pode ser um tiro no pé da sua própria candidatura. Não participar de debate não dá oportunidade para que o eleitor possa fazer o contraponto entre os candidatos e ver qual deles tem as melhores propostas para Pescaria Brava. 

PRTB de Tubarão

O PRTB em Tubarão deve surpreender nas eleições municipais para vereador. Tem somente três corajosos trabalhando dia a dia e pedindo voto para o eleitor. Claro que não irá eleger um candidato a vereador, pois é muito difícil e o partido é pequeno. Mas dará o pontapé inicial para escrever sua história na cidade, preparando-se para as próximas eleições. A soma dos três candidatos irá surpreender.

Agnaldo Filippi

03/09/2024 21h50 | Atualizada em 03/09/2024 21h50 | Por: Mexicano

O prefeito Agnaldo Filippi (PP), de Pedras Grandes, deve acionar novamente o governo do Estado na justiça para receber R$ 2,4 milhões que estão empenhados desde o ano passado para conclusão da primeira etapa da Rodovia da Imigração Italiana, no trecho que liga o Centro ao Distrito de Azambuja. Se o dinheiro está empenhado por que não paga de uma vez? Fica aí para o leitor pensar. 

Debate na Tubá 

A Rádio Tubá realizou no último sábado, dia 31, debate para o Executivo tubaronense. Quero aqui parabenizar o meu amigo Haroldo Oliveira Silva, o Dura, pela condução do programa. Percebo que os candidatos precisam apresentar propostas coerentes para o desenvolvimento de nossa cidade. O que mais vejo é candidato querendo ser juiz da Operação Mensageiro, condenando todo mundo – algo que até agora nem a própria justiça fez em Tubarão. São muitas picuinhas, e propostas concretas, que de fato poderão sair do papel, muitas vezes são deixadas de lado. Essa história de ser amigo do governador ou ser do partido do presidente da República não está resolvendo quase nada em nossa cidade. Se isso fosse importante nossa cidade não estaria vivendo um caos de obras paradas ou atrasadas.   

Tubarão precisa de animador?      

Na última quinta-feira, dia 29, o governador Jorginho Mello (PL) esteve no lançamento da campanha de Soratto e Denis Matiola. Na entrevista com a imprensa Jorginho disse que Tubarão está triste. Mas será que esqueceu que a cidade é administrada pelos partidos que ele apoia na eleição deste ano? Em outro ponto da entrevista afirmou que a cidade precisa de animador. Será que Tubarão é um grande circo, para o nosso governador? Na verdade Tubarão precisa nesse momento não de um animador, e sim de alguém que saiba de gestão para administrar a cidade. Como cidadão tubaronense me senti ofendido pela fala dele dizendo que precisamos de animador para administrar a cidade. 

Será que ama Tubarão? 

Jorginho Mello disse que ama Tubarão. Será que ama mesmo? Digo isso pois vemos diversas obras paradas por parte do Estado ou que estão iguais tartarugas, quase parando de tão lentas. O governador precisa entender que não governa somente para a direita. Ele governa para todas as ideologias políticas, e seu partido precisa ser todos os catarinenses. Se de fato Jorginho ama nossa cidade, poderia muito bem acelerar obras que estão paradas ou em passo de tartaruga. 

Empresário Maycon do Guincho

Nesta semana o empresário capivariense abraçou a campanha do candidato a vereador João do Som. De acordo com Maycon, o Legislativo precisa de pessoas sérias e comprometidas com a realidade dos nossos munícipes e também com causas importantes, como a dos autistas.

Quem manda na prefeitura de Tubarão?

27/08/2024 21h52 | Atualizada em 27/08/2024 21h53 | Por: Mexicano

No debate realizado pela UniTV com os candidatos a prefeito pela cidade de Tubarão, Estener Soratto comentou que quem manda na prefeitura de Tubarão seria o ex-prefeito Joares Ponticelli (PP), pois a maioria dos cargos comissionados estaria ligada ao Progressistas. É bom relembrar que o atual prefeito Jairo Cascaes é quem tem a caneta na mão e é ele quem manda e desmanda nos cargos comissionados. Vale ressaltar também que, para que Jairo Cascaes e Moisés Nunes vencessem a eleição indireta, naquela oportunidade houve um acordo entre os partidos em troca de apoio. Jairo Cascaes é uma pessoa de palavra e cumpre os acordos, por isso conta com bom trânsito em todos os grupos políticos da cidade e do Estado. 

Joares Ponticelli 

Nos bastidores políticos o assunto mais comentado é quantos votos Joares Ponticelli deve receber nas urnas em outubro como candidato a vereador em Tubarão. Há apostas de que ele deva fazer entre 2,5 mil e 3 mil votos. Com certeza é um número expressivo para qualquer candidato à vereança.   

Márcia Roberg     

A prefeita de Capivari de Baixo, Marcia Roberg Cargnin, determinou o investimento de R$ 300 mil para diminuir a fila de espera de exames que são de responsabilidade do Estado. Isso me mostra que quando o político enxuga a máquina pública e faz as economias necessárias acaba sobrando dinheiro para investir na saúde e ajudar quem mais precisa. Parabéns ao povo de Capivari de Baixo por essa conquista. 

Debate em Capivari de Baixo

Na última semana a Rádio Cidade de Tubarão realizou debate com os candidatos a prefeito pelo município de Capivari de Baixo – todos com boas propostas para o desenvolvimento da cidade. Mas vale ressaltar que o desempenho do candidato Expedito Michels (Republicanos) poderia ter sido melhor. Apesar de ter boas ideias, ele não conseguiu transmitir isso de maneira clara, pois passava muito tempo lendo respostas prontas. Espero que no próximo debate ele possa levar essa observação em consideração e assim melhorar o seu desempenho na transmissão das ideias para o eleitor de Capivari de Baixo.

Legislação de trânsito 

Uma das candidatas à vice-prefeita de Capivari de Baixo publicou um vídeo em suas redes sociais após o debate em que aparece sentada na janela de um automóvel. Só que esse ato é uma infração de trânsito gravíssima. Às vezes ela fala tanto em cumprimento de lei e fiscalização do Poder Executivo, mas acabou infringindo uma lei de trânsito. Aí tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar precisam fazer cumprir as regras. Se fosse qualquer cidadão levaria uma boa multa.

Mexicano

Bastidores da política

Polêmico e bem informado, Mexicano é uma das vozes mais conhecidas do rádio na região. Agora ele também vai contar aqui, às quartas-feiras, todas as informações do cenário político - sem abrir mão de sua opinião afiada!

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!