> Capivari de Baixo
Laboratórios de informática
A partir de 2026 o município de Capivari de Baixo passará a contar com dois laboratórios de informática na rede municipal de ensino, fruto de acordo de cooperação técnica com o Instituto Federal de Santa Catarina. O prefeito Claudir Bitencourt recebeu representantes da entidade esta semana para ajustar o acordo. O encontro contou com as presenças dos diretores do IFSC Roberval Silva Bett e Leonardo Cardoso Gomes. Os laboratórios serão implantados nas dependências da EMEB Vitório Marcon e EMEB Stanislau Gaidzinski Filho e atenderá aos alunos, professores e a comunidade, com assessoria técnica do IFSC.
> Gravatal
Nova pavimentação
A Igreja de São Sebastião do município de Gravatal, erguida em 1881, um ponto de fé, tradição e memória para a população, está recebendo melhorias no seu acesso, com asfalto e urbanização. Esta semana a empresa responsável pela obra iniciou a aplicação da camada asfáltica, uma das fases mais aguardadas do projeto. As melhorias têm como objetivo facilitar o acesso de fiéis e visitantes, além de ampliar a área de circulação no entorno. Para o prefeito Clei Rodrigues, a iniciativa também vai aumentar a segurança e a fluidez no tráfego da região, seguindo projeto que foi elaborado em diálogo com a paróquia, levando em conta o movimento registrado em dias de missa e outras celebrações. Em torno de R$ 400 mil serão investidos na pavimentação do local.
> Imaruí
Pacote de obras
O prefeito Patrick Corrêa anunciou recentemente um grande programa de obras e investimentos para a cidade de Imaruí. Denominado de “Avança Imaruí” o programa prevê investimento superior a R$ 50 milhões e é considerado o maior pacote de investimentos da história do município. O lançamento do programa, conduzido pelo prefeito Patrick e pelo vice-prefeito Lucenir Lemos Guterro, reuniu os secretários municipais, autoridades, representantes de entidades e comunidade, marcando um momento histórico para o futuro de Imaruí. O pacote prevê obras nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social, turismo, cultura, segurança pública e lazer, que pretendem transformar em realidade ações bastante cobradas pela população.
> São Martinho
Capital da bolacha artesanal
O município de São Martinho está buscando tornar nacional o título de Capital da Bolacha Decorada Artesanalmente. Na última semana, a prefeita Anelise Wiemes participou de audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, onde o projeto de autoria do deputado Jorge Goetten (Republicanos) foi discutido. A prefeita Anelise destacou que o município abriga a maior fábrica de bolachas artesanais da América Latina, com produção superior a 115 toneladas/ano. Somadas às produções de dezenas de empresas familiares, a atividade movimenta cerca de 200 toneladas anuais, gerando centenas de empregos e fortalecendo o turismo e o comércio, que respondem por 30% do PIB da cidade. O texto deve ser votado hoje na comissão.
> Treze de Maio
Subestação da Coorsel
Entre autoridades, associados e presidentes de mais de 20 cooperativas da região, centenas de pessoas estiveram na comunidade de São Luiz, em Treze de Maio, no último sábado, para a inauguração da nova subestação de energia da Coorsel. Arilton Francisconi Cândido, o Xela, presidente da entidade, mostrou seu prestígio com presenças de peso, como o presidente da Assembleia, Julio Garcia, os deputados estaduais Pepê Collaço e José Milton Scheffer e a deputada federal Geovania de Sá. Dos quatro municípios que a Coorsel atende estavam presentes o prefeito de Tubarão, Estêner Soratto, de Pedras Grandes Agnaldo Filippi e a vice-prefeita de Orleans, Leonete Librelato. Só quem não apareceu foi o prefeito Neném Bardini, de Treze de Maio.
Enfoque regional
Uma agenda positiva dos acontecimentos nos municípios da Amurel para que os leitores possam conhecer, comparar e discutir as iniciativas que contribuem com o desenvolvimento das cidades