Já comentei sobre o Réveillon em Balneário Esplanada, que acontecia na beira-mar alguns atrás. Neste ano vamos ter um gostinho do que eram os Réveillons até a virada do século. Para quem não lembra, inclusive havia um palco fixo de concreto construído na beira-mar para a realização de eventos. Agora os moradores e veranistas poderão curtir a virada no Balneário Esplanada com atrações gratuitas, com apoio da prefeitura de Jaguaruna e diversas outras colaborações. Haverá atrações para todos os gostos. Com certeza é o reinício de uma tradição que voltará à tona. Entre as atrações estão Elton e Everton, DJ Galo, Banda Arritmia e DJ Galo. Bora curtir, galera!
Atenção no trânsito
Ruas de oito quadras serão interditadas para melhor mobilidade de quem vai participar da festa e para a segurança dos pedestres a partir das 21h. Será permitida a entrada e saída dos moradores apenas em casos de emergência.
Festa da Melancia
Outra novidade é a Festa da Melancia, em Jaguaruna, que acontecerá entre 12 e 15 de janeiro e contará com atrações nacionais, entre elas Dazaranha, Maskavo e Guilherme e Santiago, entre outros que mais adiante divulgo na íntegra por aqui.
Feliz Natal e Ano Novo
A pedido do meu amigo e parceiro Zeca da Luz Imóveis, desejo aqui a todos os seus clientes, amigos, parceiros e moradores dos balneários de Jaguaruna um Feliz Natal e próspero Ano Novo. Você quer ser feliz? Compre sua casa na praia e investa nos melhores imóveis da região que mais cresce no sul de Santa Catarina.
O vereador Joel Vitor de Souza (MDB) foi muito sensato na sua fala sobre os Projetos de Lei que aumentam os vencimentos dos secretários de Jaguaruna. Os novos salários aprovados pelos vereadores giram em torno de pouco mais de R$ 8 mil. Segundo o vereador, único a votar contra, os projetos deveriam garantir que pessoas com capacitação técnica e carreira ocupassem as secretarias da prefeitura, garantindo o bom desempenho de cada pasta.
Diplomação
Foram diplomados nesta última segunda-feira os deputados federais e estaduais eleitos em Santa Catarina, além do senador, governador e vice-governadora. Em Santa Catarina, os políticos diplomados terão um desafio enorme pela frente, tendo em vista que a maioria é de centro/direira, enquanto o presidente eleito é de extrema esquerda. Provavelmente o novo presidente fará com que os Estados e políticos que votaram em maioria contra sua ideologia amarguem estes próximos anos. Santa Catarina é conhecida como o Estado mais de direita do Brasil. Qual será o futuro que nos espera?
Afronta
Ao meu ver muitas decisões do STF são uma afronta aos cidadãos brasileiros que viram nos últimos anos muitos “amigos do rei” caindo na prisão, bens bloqueados e uma boa parte do dinheiro roubado recuperado. Por um momento, pensamos que o combate à corrupção iria ganhar forças. Mas o STF está aí, mostrando quem “realmente manda”. Infelizmente, a caneta dos ministros pesa sob qualquer um que ouse questionar as ações e decisões. Ano que vem teremos um novo Congresso, e tenho certeza de que o clima não será dos melhores. Lembro que 7 dos 10 ministros foram escolhidos pelo governo PT. Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Dias Toffoli foram indicados por Lula. Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Luiz Edson Fachin, por Dilma Rousseff. Alexandre de Morais, pelo vice de Dilma, Temer. Ricardo Lewandowski e Rosa Weber se aposentam em maio e outubro de 2023, e caberá a Lula indicar mais dois novos ministros à Suprema Corte.
Servidores
Óbvio que os servidores públicos municipais de Jaguaruna, que há muitos anos não veem aumento salarial real, ficam descontentes com o reajuste. São servidores de carreira e com experiência, que contribuem e lidam com a população da mesma forma como os secretários. Às vezes até mais... E tem aquele ditado, a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. Para não ser injusto, há classes que também tiveram seus salários ajustados nesses últimos projetos aprovados, mas há outras funções e centenas de servidores que aguardam também sua valorização.
O deputado estadual Estêner Soratto Júnior (PL) e a deputado federal Julia Zanatta (PL) estiveram no Encontro dos Amigos de Balneário Arroio Corrente, em Jaguaruna, no último sábado, dia 10. Os deputados marcaram presença para agradecer os votos que receberam no município. Uma atitude quase inédita nos dias de hoje, quando a maioria dos representantes eleitos costumam dar no pé depois das eleições. Soratto e Julia garantiram que a presença em Jaguaruna será constante e que o município poderá contar com a representação intrínseca dos dois representantes.
APA
Um dos assuntos mais comentados entre os convidados do encontro com os deputados foi o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - Área de Proteção Ambiental Baleia Franca, que prejudica diretamente o desenvolvimento da região, sendo as cidades de Jaguaruna e Laguna as mais prejudicadas com a área de proteção estabelecida pelo instituto federal. As situações envolvendo as delimitações e modus operandi do instituto dentro dessas duas cidades são, no mínimo, questionáveis. Durante o ano já citei dezenas de situações que condizem com a realidade da região, além de uma pedra no sapato de empresários, inclusive freando o nosso desenvolvimento turístico.
ICMBio
A Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, gerida pelo Instituto Chico Mendes, conhecido pela sigla ICMBio, localiza-se no litoral do sul de Santa Catarina e foi criada por decreto federal em 14 de setembro de 2000. Com área de 156 mil hectares e 130 km de costa marítima, abrange nove municípios, desde o sul da ilha de Santa Catarina até o Balneário Rincão. Os objetivos da Área de Proteção, segundo o próprio instituto, é “ordenar e garantir o uso racional dos recursos naturais da região, ordenar a ocupação e utilização do solo e das águas, ordenar o uso turístico e recreativo, as atividades de pesquisa e o tráfego local de embarcações e aeronaves”.
Preservação
Acredito que há, sim, necessidade de preservação de áreas arqueológicas em algumas localidades, porém, há uma enorme área para as proibições “ordenadas” - e a maior parte sobra para os municípios de Jaguaruna e Laguna. Nem mesmo Imbituba, a Capital da Baleia Franca, possui uma extensão territorial tão fadada à preservação. Outra situação que me chamou atenção é o orçamento do instituto somente em 2022, no valor de R$ 726,98 MILHÕES. Nos últimos quatro anos, foram mais de 2 bilhões de despesas previstas no orçamento do ICMBio. Neste ano tivemos uma baleia de grande porte encalhada no Balneário Esplanada, que ficou por três dias definhando e no fim acabou sendo sacrificada. Pesquisei um caso semelhante no Nordeste, e a estrutura que foi disponibilizada para salvar a baleia foi gigantesca, diferente do caso registrado em Jaguaruna. No mínimo, estranho.
O governador eleito Jorginho Mello apresentou nesta semana parte da nova equipe que estará na gestão de Santa Catarina. Todas pessoas competentes e técnicas, com experiência nos cargos que irão ocupar. A nominata despertou um grande entusiasmo entre os simpatizantes, principalmente por serem pessoas com currículo excelente dentro da área que irão ocupar no novo governo.
Vamo que vamo
A frase que rotineiramente Jorginho costuma usar, “vamo que vamo”, nunca fez tanto sentido. Ele ainda não assumiu o cargo como governador, mas já está com o pé na estrada e mostrou para que veio nesses últimos dias, quando fez questão de acompanhar de perto a força-tarefa dos profissionais que estão atuando para minimizar os estragos provocados pelas chuvas em toda a Santa Catarina.
Vidas em risco
Toda chuva que dá em Santa Catarina coloca alguma região do Estado em risco. Acredito que grande parte dos estragos causados pela chuva se dão pelo fato de existirem muitas encostas. Vale lembrar também que praticamente toda cidade de Santa Catarina tem rios, como se o Estado fosse um grande vale. Nesse último temporal, vidas foram perdidas por conta da chuva, entre eles um militar do Corpo de Bombeiros, Thiago José Teodoro, que desapareceu no Rio Itajaí-Açu no município de Navegantes. Muito triste.
Prejuízo
Obviamente, nenhum prejuízo financeiro pode ser comparado à morte, mas há muitas pessoas que morrem um pouquinho quando perdem suas casas, carros e outros bens, a maioria em comunidades humildes, que levam anos para conquistar e hoje choram por não ter o básico após os temporais. É muito triste toda essa situação.
Saneamento
Grande parte dos alagamentos e prejuízos causados pela chuva acontecem pela falta de planejamento de gestores do passado. Acredito que o saneamento básico, que envolve o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais, pode ser o grande passo para acabar com qualquer tipo de tragédia e prejuízo causados pelas chuvas. O que me deixa mais aliviado é saber que o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Marco de Saneamento Básico do Brasil, prevendo que pelo menos até 2033 pelo menos 90% da população brasileira tenha acesso à água potável e ao tratamento e à coleta de esgoto.
Salva-vidas
Os bombeiros militares e também os guarda-vidas temporários já começaram a operação em todo o litoral de Santa Catarina. A partir deste mês os profissionais estarão todos os dias vigiando e orientando os banhistas no Estado. Fique sempre atento às bandeiras e não hesite em pedir informações para esses profissionais caso necessário.
A elevada quantidade de chuva que atingiu o norte de Santa Catarina deixou estragos e vítimas nesses últimos dias. O sul de Santa Catarina foi a região que menos sofreu com as tempestades. Porém, todo cuidado é pouco, pois a umidade e concentração de água que acumula no solo da região serrana, principalmente nas partes mais próximas da nossa região, influencia também no volume dos rios.
Destino político
O destino político incerto do Brasil tem causado medo e desesperança para os cidadãos, principalmente para empresários de todo o país. Quem acompanha outros canais de notícias, além dos que estão disponíveis na TV aberta, sabe que está acontecendo uma grande manobra para aumentar o teto de gastos para o ano de 2023. O que alguns da esquerda chamam de “PEC da Transição”. Esse projeto permitirá que o futuro presidente molusco tenha R$ 198 bilhões (extra teto) para gastar como quiser. Acontece que Lula prometeu um montão de coisas impossível de cumprir com o orçamento disposto para 2023. E agora políticos da esquerda e centro estão “negociando” a aprovação dessa PEC. Imaginem como estão negociando? Não preciso falar nada!
Ditadura das máscaras
Mais uma vez as pessoas estão sendo intimidadas a usarem máscaras em locais públicos por conta do aumento de casos de covid-19. A sociedade já não está vacinada? A vacina nesse caso não adiantou de nada. Na China a população se revoltou com a situação e saiu às ruas. Pede a renúncia do presidente e vacinas decentes, pois as que estão sendo oferecidas lá não apresentam boa eficácia - até ontem defendidas pela grande mídia, que agora se encontra calada perante os protestos que estão acontecendo na China. Algo errado nunca esteve certo.
Balneabilidade
Pessoal, vamos ficar atentos aos pontos próprios para banho em Jaguaruna e também em Santa Catarina. Quando forem viajar para alguma cidade, procurem saber sobre as condições dos locais no site balneabilidade.ima.sc.gov.br. Em Jaguaruna, cidade que passa dos 100 mil moradores durante a alta temporada, apenas dois lugares são testados, porém, irei entrar em contato com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) sugerindo que verifiquem outros locais também, além das lagoas, que são muito frequentadas de norte a sul. Os dois pontos testados em Jaguaruna são: na entrada de água do Chuveirão e 300 metros ao sul da foz do Arroio Corrente, ambos próprios para banho até agora. No site do IMA, há a relação de todos os pontos em SC disponíveis.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor