Mesmo após a eleição, algumas fake news ainda continuam sendo divulgadas em forma de notícias. Nesta semana, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) foi uma das vítimas de um veículo de imprensa conhecido nacionalmente. O “jornalista” confundiu um assessor parlamentar da deputada com o ministro do STF André Mendonça, alegando influência política do ministro com a bancada do PL, o que é considerado crime. Depois o site de notícias retificou a matéria fake, mas a burrada já estava feita. Pessoas compartilharam e outros sites também divulgaram, sem ao menos entrarem em contato com a legisladora. Imagina só se essa notícia fosse contra a esquerda... Iria virar matéria do Fantástico.
Fake news e política
As fake news têm sido um problema crescente na política. Elas são notícias falsas ou distorcidas que são amplamente compartilhadas com o objetivo de influenciar a opinião pública. O uso dessas notícias falsas pode levar a uma polarização política ainda maior e ao fortalecimento de ideias preconcebidas. É importante que as pessoas estejam cientes dos perigos das fake news e verifiquem a veracidade das informações antes de compartilhá-las. A imparcialidade e a verificação dos fatos são essenciais para uma boa prática jornalística e para manter a integridade do processo democrático.
Deputados
Nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, os 40 deputados estaduais eleitos em outubro do ano passado tomam posse e assumem efetivamente o cargo que deverão ocupar pelos próximos quatro anos. A Sessão Preparatória Solene de Posse dos Deputados Estaduais e Instalação da 20ª Legislatura está marcada para 9h, no Plenário Osni Régis, em Florianópolis, e terá transmissão ao vivo da TVAL, Rádio AL e das redes sociais da Alesc. Em Brasília, os deputados federais também assumem o seu posto. De todos os eleitos, 280 foram reeleitos e 233 estreiam ou voltam a ter um cargo na Câmara dos Deputados. Cada unidade da federação elege um número de parlamentares proporcional à população. Santa Catarina tem 24 deputados federais eleitos para a Câmara dos Deputados, que é a Casa baixa do Congresso Nacional.
Fiscalização
Os legisladores têm um papel importante na hora de criar leis e fiscalizar, mas cabe também à população fiscalizar o trabalhos deles. É importante que a população fiscalize o trabalho dos políticos e os pressione para que cumpram suas promessas e trabalhem em prol do bem-estar da comunidade. A participação ativa da sociedade é fundamental para garantir a transparência e a responsabilidade dos políticos, além de fomentar a democracia e o desenvolvimento do país. As pessoas podem fazer isso acompanhando o trabalho dos políticos, participando de atividades políticas, cobrando soluções para problemas locais. Ao fazer isso, a população pode ter papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
A questão das praias impróprias para banho na região da Grande Florianópolis virou notícia após um surto de contaminados. O principal motivo das praias impróprias para o banho é a falta de saneamento básico. Já citei em outras oportunidades aqui, mas sempre que você for viajar para alguma praia, entre no site: balneabilidade.ima.sc.gov.br. Lá você confere as praias próprias para banho. Em Jaguaruna, três pontos são testados semanalmente: canal do Camacho, na entrada de água do Chuveirão e na praia do Arroio Corrente, todos próprios para o banho nesta semana.
Saneamento
O saneamento básico deveria ser prioridade nos municípios. Muitas vezes deixado para trás, o saneamento garante o correto tratamento de água e esgoto, reciclagem do lixo e consequentemente mais saúde para a população. Segundo o Instituto Trata Brasil, a cada R$ 1 investido em saneamento básico economizam-se R$ 4 em gastos com o sistema de saúde pública. Os municípios precisam se atentar e buscar recursos através do Marco Legal do Saneamento Básico, que possibilita alternativas de financiamento e mecanismos para universalizar os serviços de saneamento básico no país até 2033, garantindo que 99% da população tenha acesso a abastecimento de água e 90%, à coleta e tratamento de esgoto.
Segurança
Agora com as voltas das aulas e fim de férias, muitos acabam deixando suas casas nos balneários da região, muitas vezes com eletrodomésticos e móveis. Quero destacar aqui o trabalho que a Águia realiza na região, com instalação de câmeras, sensores e até o botão de pânico para casos de emergência. A Águia Vigilância Eletrônica atende nos balneários de Jaguaruna e também em toda a região sul, não apenas para sua casa de veraneio, mas também sua residência ou comércio. Faça um orçamento pelo (48) 3465-6257.
Doação de mochilas
A vereadora Jorgia Guglielmi (PSDB), de Morro da Fumaça, iniciou recentemente uma campanha para doação de mochilas escolares, incentivando que mochilas usadas, se estiverem em desuso e com boas condições, sejam doadas para outras crianças, assim como uniformes escolares. Ação muito bacana. Às vezes a gente tem um vizinho, amigo ou parente que pode doar um uniforme ou uma mochila, já ajuda muito. Não tenho vergonha de dizer que, quando pequeno, muitas vezes, algumas roupas vinham de primos um pouco maiores e que eram muito úteis. Que sirva de incentivo e exemplo para você também fazer sua doação.
Abraço da semana
Quero mandar um abraço aqui a todo o pessoal do Bar e Lanchonete KAZAK’IU, em Tubarão. O pessoal sempre acompanha o jornal Folha Regional e pediu para mandar aquele abraço! Tá feito!
Estive presente na 1º Festa da Melancia, que foi promovida pela administração de Jaguaruna. Uma festa muito bem organizada, com shows nacionais e regionais, muita exposição, participação de entidades e pessoas de todas as idades. Parabéns a todos os envolvidos na promoção desta festa, que, com certeza, já entrou no calendário oficial dos eventos de Jaguaruna. Quem critica é porque não sabe da importância da cultura para a cidade e como isso tudo ajuda no comércio e economia de Jaguaruna.
Dazaranha
Sou obrigado a rasgar seda para a apresentação da banda catarinense Dazaranha. Já fui a mais de 20 shows dos caras. O que aconteceu na abertura da Festa da Melancia foi o melhor de todos até hoje (a que eu fui).Os integrantes da banda Dazaranha passam uma energia muito boa para o público. O legal é que eles têm história com o sul de Santa Catarina e sempre falam da importância do público da região na ascensão da banda. Dazaranha está com 30 anos de estrada e recentemente esteve gravando algumas músicas no Estúdio Midas, que tem a produção de Rick Bonadio, que produziu bandas como Mamonas Assassinas e Charlie Brown Jr., entre outros de sucesso nacional. Daza está voando!
Participações
Quero destacar ainda a energia que foi o show do Dazaranha, pois teve algumas participações. Uma delas foi a do Sabiá dos Teclados, Rogério Madeira, que cantou “Vagabundo Confesso” na finaleira da apresentação. O cara agitou demais, levou a galera pra cima, se emocionou e fez um show à parte. Também teve a participação da pequena Rafaela, que ajudou no refrão da música “Deixa a Tartaruga Nadar”. Rafaela puxou o refrão junto com o público! Massa demais, raça!
A chuva
A rasgação de seda continua, porque, quando o trabalho é bem feito, precisa ser destacado. No início da noite de sábado um temporal assolou a região; Sangão e Jaguaruna foram os mais atingidos. Nas mídias sociais, imediatamente a prefeitura de Jaguaruna colocou a estrutura à disposição para resolver o problema dos munícipes afetados. A maioria dos problemas foi em relação ao destelhamento de casas. A estrutura da Festa da Melancia permaneceu, os shows continuaram, e tudo acabou sem maiores problemas.
O sul
Como as pessoas se enganam em relação ao sul de Santa Catarina... Pensam que apenas Criciúma merece representatividade. E esquecem que Amurel e Amesc também pertencem ao lado sul do Estado. Um colunista recentemente escreveu que o governador Jorginho Mello deixou o sul de lado no seu governo, citando apenas o nome de Ulisses Gabriel como parte do governo. Ulisses Gabriel foi nomeado delegado geral de SC. Com respeito a todos os delegados, melhor nome impossível. O colunista se esqueceu do secretário da Casa Civil, Estener Soratto Júnior, de Tubarão, e o secretário adjunto Natan Monteiro, de Sombrio. Sem falar que a estrutura do governo ainda está sendo montada. Acalmem o coração!
A primeira Festa da Melancia, que acontece em Jaguaruna nesta semana, promete movimentar a cidade. Neste verão a municipalidade mostrou que a cidade pode, sim, ser referência em eventos, principalmente durante a alta temporada, quando mais de 100 mil turistas passam por Jaguaruna. Tenho certeza de que a festa será sucesso. As principais atrações, dias, horários, entre outras informações, você encontra nesta edição do jornal Folha Regional ou no site.
Eventos
Fim de semana repleto de eventos culturais e esportivos em quase todas as praias de Jaguaruna. Sei que os balneários que recebem os maiores movimentos, obviamente, recebem maior atenção, mas há outros eventos que o Poder Executivo pode pensar em trabalhar também na cidade para integrar os demais balneários. Há infinidade de ideias. Sempre penso em outras praias que também têm moradores e turistas. Lembro que são 37 km de litoral e dezenas de praias. De qualquer forma, quero parabenizar a administração municipal pela promoção desses eventos, o que antes estava meio apagado.
Quebra-quebra
O quebra-quebra registrado neste último domingo em Brasília tem gerado muito debate e pano para a manga. Todas as autoridades do país repudiaram as ações de depredação e quebradeira contra a sede dos três poderes, no Distrito Federal. Como eu sempre falei aqui e volto a repetir, estamos vivendo uma guerra ideológica que logo poderá evoluir para algo maior e mais catastrófico, como já está acontecendo. A realidade é que o povo está cansado de ser escravo de Brasília e dos manda-chuvas de toga, que, em uma canetada, mandam soltar e mandam prender quem querem, dançando e rebolando em cima da Constituição. Vocês sabem de quem estou falando... Acho que algo maior está por vir!
O Sul é Meu País
O pessoal do O Sul é Meu País deveria aproveitar todo o descontentamento que está rolando e atrair mais pessoas para o movimento. A diferença cultural e ideológica do Sul com o restante do Brasil é enorme. Toda essa situação que está rolando não é novidade. Giuseppe e Anita Garibaldi já haviam lutado contra o Império em 1835, sendo inclusive Jaguaruna e Laguna cenário de algumas batalhas. Na época a briga foi contra o modelo de impostos que era implantado pelo Estado e na luta para maior autonomia das províncias. O contexto da briga hoje em dia com as autoridades do mais alto escalão da República é parecido. Nós precisamos de liberdade e menos Estado em nossa vida.
Nazaré
Na última coluna, comentei sobre as aventuras do meu amigo Thiago Jacaré surfando as maiores ondas do mundo em Nazaré, em Portugal, juntamente com a turma do Jagua Boys. Infelizmente, nesses dias em que a turma está lá em Portugal um acidente durante o surf acabou vitimando um surfista que estava junto com o grupo. Márcio Freire, 47 anos, faleceu fazendo o que mais gostava: surfar. Ficam minhas condolências e sincero pesar pelo acontecido.
Começamos o ano novo com um ar meio mórbido no Brasil, com velhas figuras políticas ocupando cargos importantíssimos para o desenvolvimento do país, e ao que tudo indica, são pessoas indicadas apenas por vínculo político, sem a mínima experiência técnica para agregar realmente no que precisa. É triste saber que temos no poder um ’’descondenado‘’, os amigos do rei agora vão sambar e dançar na nossa cara. E tem gente da turma do “fazuele” que já está arrependida. Não tem como não ter medo do futuro.
Segurança pública
A segurança pública de Jaguaruna é assunto que está sempre em alta. O município é muito grande territorialmente e com pouca estrutura policial. Os que temos fazem um bom trabalho, porém, precisamos de mais homens e viaturas. Sabemos que há câmeras de videomonitoramento nas saídas de alguns bairros, mas nem isso está impedindo os criminosos. Nesta semana a PM da cidade recuperou um veículo roubado no Camacho. Ultimamente o foco deles está sendo o roubo de veículos. Vamos ficar atentos, pessoal, e não dar bobeira.
Jagua Boys
Os surfistas da equipe Jagua Boys estão em Nazaré, Portugal, onde está localizada a maior onda do mundo, divulgando o Brasil, Jaguaruna e toda a região sul. A equipe, que é uma das responsáveis por desbravarem a Laje da Jagua, conhecida maior onda do Brasil, aproveita o momento para reforçar a aliança com os Gigantes de Nazaré, os quais também divulgaram as ondas de Jaguaruna. É união em prol do surfe, esporte e desenvolvimento econômico da região sul. Se a Laje da Jagua é o que é hoje, é graça aos Jagua Boys.
Mutirão de limpeza
Neste próximo domingo, dia 8 de janeiro, haverá um mutirão de limpeza no Balneário Esplanada. Uma ação que é fruto da união da página Esplanada Surf Report, Associação de Moradores Escala da Vida do Balneário Esplanada e Associação de Surf do Balneário Esplanada. Fica o convite para todos participarem. Principalmente, levem as crianças para se divertirem e aprenderem mais sobre a preservação das nossas praias e natureza.
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor