Com grande pesar, recebemos a notícia do falecimento da ex-vereadora, ex-presidente do Legislativo e ex-prefeita interina de Criciúma Thati Teixeira, que lutou bravamente contra um câncer de mama. É ainda mais triste que sua partida tenha ocorrido justamente no mês dedicado às mulheres. A trajetória política da ex-vereadora foi marcada pela luta pelos direitos das mulheres e pela educação. Sua ausência deixará uma lacuna significativa na política da região sul e de Santa Catarina. A Thati descobriu a doença no meio da campanha, enquanto concorria ao cargo de deputada estadual pelo Estado. Meus pensamentos e sentimentos estão com seus familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer e conviver com ela. Que a sua coragem e determinação sejam sempre um exemplo e uma inspiração para todos.
Léo Lins
É incrível a preocupação dos políticos de Tubarão com um vídeo feito pelo humorista Léo Lins sobre a cidade para divulgar seu show. O humorista, como sempre, faz vídeos para divulgar seus shows, e, quem diria, são vídeos de humor, zoando as cidades. Foi assim em Capivari de Baixo no último show realizado na região, e agora a situação se repete em Tubarão. O humorista deve estar rindo da cara dos representantes da cidade pela publicidade gratuita e visualizações. Graças a todo esse burburinho, esse show eu não perco por nada. Nem iria, mas com certeza o repertório de piadas estará garantido. As tentativas de censurar o humorista estão claras, desde a proibição de o Léo Lins se apresentar na Arena Multiuso até a Moção de Repúdio, aprovada pelos vereadores. Quero ver uma moção dessas destinada para o Presídio Santa Augusta, onde dois caras da cidade passam por um período de férias.
Ônibus
Um ônibus escolar transportando crianças foi parado pela Polícia Militar em Jaguaruna devido a irregularidades, causando polêmica nas redes sociais por mostrar as crianças chorando dentro do veículo por causa do calor, enquanto aguardavam a abordagem policial. O prefeito confirmou que o ônibus, por ser recém-adquirido, precisa passar por uma inspeção, mas criticou a abordagem policial, enquanto a Polícia Militar afirmou estar cumprindo as leis de trânsito. O incidente gerou um debate acalorado na internet, uns a favor da abordagem, outros a favor do prefeito, enquanto outros, contra tudo e contra todos.
Pluralização
A governança do atual prefeito de Jaguaruna em meio à pluralização política e de ideias, com certeza, está sendo a mais desafiadora em todos estes anos. Com tantas visões e opiniões diferentes, pode ser difícil atender às expectativas de todos os grupos e indivíduos. Além disso, a diversidade de ideias pode levar a conflitos e debates acalorados, o que pode tornar difícil a tomada de decisões e a implementação de políticas. Vejo que é preciso ter mais parceria entre poderes Executivo e Legislativo, cada qual no seu quadrado, mas sempre com diálogo. Há uma guerra partidária que precisa ficar de lado após as eleições.
A Polícia Científica de Santa Catarina começou a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é uma nova versão da identidade civil que pretende unificar informações de diversos documentos em um único registro. A nova carteira terá um QR Code que possibilitará a verificação das informações do titular em tempo real, além de trazer uma foto digitalizada, assinatura eletrônica e impressões digitais. Na nova identidade, será possível colocar informações sobre a Carteira de Trabalho, CNH, Título de Eleitor e até mesmo registro profissional, caso a pessoa tenha graduação em alguma área e esteja registrado no Ministério do Trabalho.
Anita Garibaldi
Foi noticiado no portal da Folha Regional que uma comitiva formada por representantes de alguns municípios da região viajou até Roma para divulgar o evento Tomada de Laguna, que ocorre em Santa Catarina em homenagem à heroína catarinense Anita Garibaldi. O evento recria a batalha da Tomada de Laguna, liderada por Anita e seu marido, Giuseppe Garibaldi, a qual foi uma importante vitória para a causa republicana no Brasil. Ao ler a matéria, eu esperava ver o nome do município de Jaguaruna entre os participantes da comitiva, que inclui representantes de Laguna, Mostardas, Imbituba, Sombrio, Balneário Gaivota, Anitápolis, Anita Garibaldi e Brusque. É importante destacar que a batalha poderia nem ter ocorrido se os navios de Giuseppe Garibaldi não tivessem sofrido avarias na Laje da Jagua, inclusive com um dos navios naufragando entre Balneário Esplanada e Campo Bom.
Heroínas nacionais
Queria destacar que o nome de Anita Garibaldi não está presente apenas na história de Santa Catarina, mas também no Brasil e na Itália, onde Anita é conhecida como heroína nacional em ambos os países. Um orgulho para nossa região ter uma mulher que se destacou tomando as rédeas da revolução, estando à frente dos revolucionários, 99% dos quais eram homens. Dizem alguns relatos, inclusive, que ela estava mais empenhada na luta do que o próprio Giuseppe. Outra mulher que também está na história como heroína do Brasil é Antonieta de Barros, primeira deputada negra do Brasil, entre as três primeiras mulheres eleitas no país, professora, jornalista e que lutou pelo direito das mulheres sem demagogia. São duas mulheres que travaram batalhas apenas com sua inteligência e conhecimento e que merecem todo o nosso reconhecimento.
Burocracia
A prefeitura de Tubarão, em vez de facilitar a vida do cidadão, agora propõe uma ideia que dificulta e burocratiza a vida de quem busca uma segunda renda por meio de aplicativos como Uber ou 99. O governo está exigindo que os motoristas sejam registrados como Microempreendedor Individual (MEI) e que os veículos estejam licenciados em Tubarão. Caso contrário, poderão receber multa. Essa mania de querer burocratizar e criar regras para coisas que já funcionam muito bem sem a intervenção do governo me lembra as políticas aplicadas pela esquerda, sempre querendo meter o bedelho na iniciativa privada. É uma vergonha essa regulamentação!
Mais uma vez a região sul aparece no noticiário por conta da corrupção. Após intensas operações em municípios da região da Amurel, a Polícia Civil deflagrou ações em mais dois municípios, desta vez por fraude em concurso público. As operações aconteceram nos municípios de Sangão e Tubarão. Apesar da operação acontecer na mesma região, essa, no entanto, é fruto de uma outra investigação, chamada Vale do Silício, iniciada em 2021 e que indiciou mais de 20 pessoas em outubro do ano passado.
Chuvarada
O Estado de Santa Catarina foi mais uma vez afetado pelas fortes chuvas e temporais ocorridos no último fim de semana. Esses eventos climáticos têm se tornado cada vez mais frequentes devido à geografia e aos fenômenos meteorológicos da região. No ano passado, foi emitido um alerta sobre a possível volta do El Niño, um fenômeno que provoca o aquecimento das águas do Oceano Pacífico na parte equatorial, aumentando as temperaturas globais. Isso pode afetar o Brasil de diversas maneiras, como a possibilidade de mais seca no Norte e Nordeste e mais chuvas no Sudeste e Sul do país. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou que as chances de o fenômeno ocorrer no Brasil são de 55%, o que levanta a questão: será que estamos presenciando a chegada do El Niño?
Antonieta de Barros
Pouca gente sabe, mas nós catarinenses temos uma mulher de que muito podemos nos orgulhar. Antonieta de Barros foi uma importante figura na luta pelos direitos das mulheres e dos negros no Brasil. Como a primeira deputada negra do país e a primeira mulher a ocupar um cargo público em Santa Catarina, Antonieta quebrou barreiras e inspirou muitos a seguirem seus passos. Ela lutou por educação e igualdade de oportunidades para os negros, além de ter sido uma voz ativa na defesa dos direitos das mulheres e dos trabalhadores rurais. Sua contribuição para a história brasileira é fundamental para entendermos a importância da luta por justiça social e igualdade de direitos para todos. Antonieta de Barros é um exemplo a ser seguido, e sua memória deve ser preservada como símbolo de resistência e luta por direitos humanos.
Dia das Mulheres
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, como um dia para reafirmar o compromisso com a igualdade de gênero e em homenagem à luta das mulheres. É uma data para reconhecer a importância das conquistas femininas, mas também para refletir sobre as desigualdades ainda existentes. Neste dia, celebremos as mulheres que nos inspiram e continuemos lutando por um mundo mais justo e igualitário. Parabéns a todas as mulheres!
O trabalho diário dos guarda-vidas no litoral de Santa Catarina chegou ao fim e, a partir de agora, bombeiros civis e militares estarão disponíveis para a população nas praias apenas nos fins de semana. Em Jaguaruna, os postos do Camacho, Arroio Corrente, Lagoa, Campo Bom (postos 2 e 4) e Esplanada Norte permanecerão em operação até o dia 9 de abril (semana da Páscoa). Infelizmente, apesar do trabalho árduo dos bombeiros no litoral catarinense, o número de afogamentos continua alto. No último fim de semana, mais um caso foi registrado, na Lagoa de Campo Bom. A maioria desses incidentes ocorre em locais sem a presença dos bombeiros.
Operação Mensageiro
A empresa Serrana Engenharia Ltda. e seu principal sócio estão sendo investigados pela Operação Mensageiro por suspeita de crimes de corrupção em contratos de coleta e destinação de lixo em Santa Catarina. Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina denunciou servidores de cidades catarinenses por supostas irregularidades em licitações com a empresa. Lages, uma dessas cidades, teve seu prefeito preso por corrupção em um contrato superfaturado de R$ 5 milhões anuais com a Serrana Engenharia LTDA.
Jaguaruna x Serrana
O vereador Jailton de Lima (PP) trouxe informações sobre o vínculo entre o município de Jaguaruna e a empresa Serrana. O vereador apresentou o número do contrato e valores repassados à empresa para a coleta de lixo em 2021 e 2022. Jaguaruna, que possui território oito vezes menor que Lages e uma população muito menor (diferença de 137 mil), pagou mais de R$ 1 milhão por ano. O vereador afirmou ainda que vai solicitar as notas pagas à empresa e verificar possíveis irregularidades. Torcemos que não haja nada de mais.
Ficha limpa
O vereador Rogemar Pereira de Souza (União Brasil) apresentou na Câmara de Jaguaruna projeto que tem como objetivo instituir a Lei da Ficha Limpa Municipal para servidores públicos no município. Pessoas com condenação com trânsito em julgado serão impedidas de ocupar cargo público no âmbito municipal. Uma lei que visa reforçar a necessidade de cada vez mais termos pessoas de bem e capacitadas para ocupar cargo público. O cidadão que entra na vida pública precisa saber que estará sujeito a pagar por erros que cometer e deve ser impedido de atuar como servidor público.
Foi destaque nesta última semana o vandalismo ocorrido com bens públicos em Jaguaruna. Depredaram um ônibus adquirido recentemente pela administração municipal, além de furtarem as gramas sintéticas que foram colocadas em um campo de futebol para uso público. Para quem não sabe, esse tipo de ação é crime, além de trazer prejuízos para toda a sociedade. Espero que os policiais identifiquem logo quem são os criminosos, para que paguem pelos danos causados.
Aeroporto
O Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi, de Jaguaruna, entrou na pauta do governo estadual. Desta vez, o assunto foi intermediado pelo secretário da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, em uma reunião com empresários e prefeitos na Associação Empresarial de Tubarão. Em resumo, é que o governo estadual pretende privatizar o aeroporto, porém, as empresas não se interessam pela concessão, pois o aeroporto não conta com uma estrutura mínima para atrair a atenção de investidores para administrarem o aeroporto através de concessão. Tanto Soratto quanto o governador Jorginho Mello já sinalizaram as necessidades de melhorias para o aeroporto. Acredito que o local é estratégico e irá ganhar a devida atenção neste novo governo.
Cassação
Em São Miguel do Oeste, a vereadora Maria Tereza Capra (PT) teve seu mandato cassado pelos colegas por acusar um grupo de manifestantes de estarem fazendo saudação nazista. Veja bem, a vereadora publicou, compartilhou e acusou os manifestantes de estarem fazendo uma saudação nazista. O que claramente não era verdade. Ela sabia que não era verdade. Publicou e instigou o ódio por puro sadismo, com o único objetivo de criar polêmica através de uma notícia falsa. Eu sempre falei que as pessoas precisam começar a ser responsabilizadas por aquilo que dizem na internet ou em qualquer outro lugar. Uma fake new, além de causar desinformação, pode custar a vida de alguém. Que outros políticos também sejam responsabilizados pela publicação de notícias falsas, e que isso sirva de exemplo de que Santa Catarina não é terra sem lei.
Afogamentos
Assustador o número de afogamentos registrados neste ano em nossa região. O último foi registrado no Balneário Torneiro, no fim de semana passado. O alerta é sempre válido, para lembrar que com o mar não se brinca. Quando se trata de lagoas, rios e lugares com água doce, pior ainda. Em uma situação de emergência na água do mar, por conter sal, é mais fácil boiar. Como a densidade da água é maior, o importante é não se desesperar e tentar boiar. Infelizmente, algumas pessoas não estão acostumadas e mesmo assim se arriscam.
Kazak’iu
Aos moradores de Tubarão, vou dar o recado aqui, a pedido do Nilson, do Bar e Lanchonete KAZAK’IU, próximo à UNISUL. Agora, aos sábados e domingos acontecem as vendas de galinhas assadas. Está dado o recado!
Cotidiano
Com opinião e análise, jornalista traz informações sobre política e os assuntos do dia a dia que impactam a vida do leitor