Em suas redes sociais, o prefeito Preto Crippa disse que Laguna foi atingida por microexplosão
Reprodução/Folha Regional Um vídeo que circula nas redes sociais registra estragos na estrutura do Terminal Pesqueiro de Laguna após o forte temporal que atingiu a cidade e região no final da tarde deste sábado (27). As imagens mostram diversas salas do porto destelhadas.
Leia mais: Temporal causa estragos em Laguna e mobiliza bombeiros e Defesa Civil
“Acabou com o porto inteiro”, diz um homem enquanto registra os prejuízos causados no Terminal Pesqueiro. “Aqui passou feio”, acrescenta ele, comentando ainda que, tão cedo, o porto não deverá receber descarga de mercadorias, tamanho o estrago. Parte de um muro também desabou com a força dos ventos.
Leia mais: Após calorão, temporal atinge Tubarão e região neste sábado
Em suas redes sociais, o prefeito Preto Crippa disse que Laguna foi atingida por uma microexplosão, que ocorre quando uma descarga de ar frio e denso atinge o solo e se espalha, provocando ventos extremamente fortes que podem atingir velocidades muito altas. A Defesa Civil do Estado está analisando a situação em Laguna e, por isso, ainda não confirmou a ocorrência de microexplosão.
De acordo com o prefeito, o município avalia se irá decretar estado de emergência.
Fenômeno durou cerca de 5 minutos
De acordo com a Defesa Civil, a microexplosão teve duração aproximada de cinco minutos e ocorreu de forma pontual, atingindo algumas localidades específicas da cidade, enquanto outras regiões não sofreram impactos.
No bairro Mar Grosso, a força do vento causou destelhamentos, danos a estabelecimentos comerciais e residências, além de queda de postes, árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica. Também houve registros de obstrução de vias públicas em razão da queda de árvores e estruturas. Até o momento, foram contabilizadas cerca de 10 ocorrências, sem registro de vítimas.