O destino dos itens são famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram, principalmente, o Litoral de Santa Catarina na quinta e sexta-feira
Na tarde deste sábado, dia 18, o governador Jorginho Mello, acompanhado pelo secretário estadual de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, liderou uma importante ação de entrega de ajuda humanitária aos municípios de Balneário Camboriú e Tijucas. O destino dos itens são famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram, principalmente, o Litoral de Santa Catarina na quinta e sexta-feira.
“Tudo aquilo que foi solicitado, o Governo do Estado está entregando. E eu fiz questão de aproveitar o sábado para fazer as entregas nestes municípios . Nós vamos continuar atendendo todas as solicitações dos municípios, com urgência. Estamos fazendo o que precisa ser feito para ajudar as pessoas”, disse o governador Jorginho Mello, durante o trabalho realizado em Balneário Camboriú.
Depois de Balneário Camboriú, o governador e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil foram a Tijucas. Somando as entregas realizadas nos dois municípios, o governo do Estado distribuiu um total de R$ 192.949,66 em ajuda humanitária, beneficiando centenas de famílias em situação de vulnerabilidade após as fortes chuvas que atingiram o litoral de Santa Catarina.
“A ajuda humanitária não é apenas uma entrega de itens, mas uma ação em que o Estado precisa entregar cuidado e solidariedade, sempre. Estamos juntos para superar todas as dificuldades”, destacou o governador Jorginho Mello.
O secretário Fabiano de Souza reforçou a importância da coordenação da Defesa Civil para que os materiais cheguem de forma rápida e organizada às famílias necessitadas. “A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, continua atuando em apoio aos municípios na entrega de assistência humanitária e 100% dos pedidos foram atendidos e o Estado segue à disposição, caso haja necessidade de complementação, no mais curto espaço de tempo possível”, garante o secretário Fabiano de Souza.
A pasta é responsável pelo envio de colchão, roupa de cama, cestas básicas, kits de higiene e limpeza e telhas, por exemplo, sempre que solicitado pelo município afetado. O trâmite é simples e geralmente atendido no mesmo dia.
“Por vezes o munícipio começa fazendo um atendimento inicial e o estado complementa essa ação fornecendo os itens solicitados. É o município que faz a avaliação do número de pessoas desabrigadas ou desalojadas, residências afetadas e faz essa solicitação para a secretaria via coordenador regional. Aqui nós avaliamos o pedido e fazemos a destinação dos itens tentando sempre atender num prazo máximo de 24 horas após a solicitação”, garante o gerente de Logística e Assistência Humanitária da Secretaria, Coronel Fernando Ireno Vieira.
Reforço para Tijucas
Em Tijucas, o Governo do Estado reforçou o apoio na reconstrução com envio de maquinário e efetivo do Corpo de Bombeiros Militar. Equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade atuam com uma escavadeira e três caminhões caçamba.
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) trabalha no apoio às equipes que estão atuando em auxílio à população atingida pelas fortes chuvas no estado. Uma das situações mais graves é em Itapema onde 300 pessoas estão em dois abrigos do município, na Capela Cristo Rei e na Escola Bento Eloi Garcia. Cerca de 150 indígenas também estão recebendo auxílio no ginásio do Bairro Casa Branca.