Capitã de Corveta (T) Amanda Frascino Paranhos será a primeira mulher, em 100 anos, a comandar a organização militar. Solenidade de troca de comando inicia às 10h
Divulgação/Folha Regional A partir desta quinta-feira, dia 29, a Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna passa a ser comandada por uma mulher, pela primeira vez, em mais de 100 anos de organização militar.
Assumirá o cargo de delegada a Capitã de Corveta (T) Amanda Frascino Paranhos. Ela substituirá o Capitão de Corveta (T) Francisco José Siqueira Ferreira, que está à frente da Delegacia desde 26 de janeiro de 2024.
A mudança, segundo a instituição, reforça os critérios institucionais da Marinha do Brasil na valorização do mérito e na formação acadêmica para a ocupação das posições de liderança. A cerimônia de transmissão de cargo será presidida pelo Capitão dos Portos de Santa Catarina, Capitão de Mar e Guerra Cristian Modesto de Rezende, a partir das 10h.
A Oficial será responsável pelo comando de mais de 60 militares, que atuam em uma área jurisdicional, a qual abrange 41 municípios do litoral sul de Santa Catarina.
Nova comandante da Capitania
A Comandante Amanda Paranhos é pedagoga e turismóloga, com mestrado em Turismo, no qual desenvolveu sua pesquisa voltada ao currículo de formação do condutor de turismo náutico — tema diretamente relacionado ao desenvolvimento sustentável das regiões costeiras, à qualificação profissional das atividades ligadas ao mar e à Autoridade Marítima.