Empresa responsável deve iniciar os trabalhos nesta sexta-feira. A expectativa é que a obra seja concluída em 90 dias
Notícias de Tubarão - A assinatura da ordem de serviço para a execução da obra de readequação do Centro de Referência em Saúde da Margem Esquerda em Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas Dr. Manoel Bertoncini foi realizada nesta quinta-feira, dia 10, em Tubarão.
A empresa que ficará responsável pela obra é a Arvic Construções LTDA, de São Ludgero, a um custo de R$ 1.725.000,00. A solenidade de assinatura aconteceu na própria UPA, localizada na Rua Januário Alves Garcia, 520, no bairro Humaitá.
A empresa prevê dar início aos trabalhos já nesta sexta-feira, dia 11, em um período de 90 dias para concluir a obra. “Desde o primeiro dia da nossa gestão, temos trabalhado incansavelmente para abrir a UPA e garantir esse atendimento tão esperado pela população. A assinatura da ordem de serviço é o resultado de um esforço diário, de muito planejamento e de compromisso com a saúde dos tubaronenses”, destacou o prefeito Estêner Soratto.
Dentre as diversas autoridades presentes, o secretário de Saúde, Otávio Piva, ressaltou a importância deste momento para a área. “A assinatura da ordem de serviço é o início da realização de um sonho de toda a população de Tubarão e também mostra o comprometimento da administração com a entrega de mais essa ferramenta”, destaca.
Organização Social em Saúde no comando
A gestão da UPA será realizada por meio de Organização Social em Saúde a ser selecionada por licitação, que será lançada ainda neste mês. Segundo Carina Portão, secretária-adjunta de Saúde do município, o edital já está na fase final de elaboração.
“A prefeitura buscou em todo o Estado as melhores experiências e definições mínimas necessárias. Planejamos uma estrutura moderna, eficiente e que atenda às necessidades dos tubaronenses, com maior humanização no atendimento e acolhimento aos pacientes”, diz a secretária-adjunta da Saúde.
Na licitação, o valor mensal para manutenção da UPA está orçado em R$ 1,4 milhão. Carina explica que, após a UPA estar em funcionamento, o município poderá solicitar ao Ministério da Saúde sua adequada habilitação para que haja o repasse de cofinanciamento federal no maior valor possível. “O restante é de responsabilidade do município e já está no orçamento para os anos seguintes”, afirma.
Leia mais: Aguardada há mais de 10 anos, abertura da UPA 24h avança com novas licitações em Tubarão
Licitação para mobílias e equipamentos
O município contratou uma empresa para realizar a adequação do projeto do mobiliário. Os móveis serão sob medida, e o projeto já foi devidamente aprovado. Eles serão comprados através de licitação a ser lançada ainda este mês após o envio dos orçamentos solicitados a empresas do ramo.
Foi também realizado o levantamento dos equipamentos e materiais médicos hospitalares necessários para a estrutura estar nos moldes exigidos pelo Ministério da Saúde.
“Materiais e móveis serão comprados através de licitações, ou consórcios, quando possível, e com a verba de uma emenda estadual do então deputado estadual e hoje prefeito de Tubarão, Estêner Soratto”, diz Carina.
Ainda assim, o município não dá prazos para a inauguração da UPA 24h. “Não estamos medindo esforços para a efetiva abertura dessa estrutura. Ressaltamos o interesse da gestão em abrir uma Unidade de Pronto Atendimento da forma mais rápida que a tramitação legal e burocracia nos permitem”, comenta a secretária-adjunta