A unidade do Samu estará operacional 24 horas por dia, oferecendo suporte básico
Será entregue nesta sexta-feira, dia 5, às 10h, o espaço do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Básico em Gravatal. Localizado anexo ao Centro de Especialidades, às margens da rodovia SC-370, entre os bairros Termas e o Centro, o local recebeu toda a reforma necessária para dar segmento ao serviço.
A previsão, de acordo com a secretária de Saúde Cristini Ferreira, é que o serviço inicie para a população em agosto. “Com a sede pronta, a próxima etapa é compor e treinar a equipe que irá atuar no Samu”, fala.
A unidade do Samu estará operacional 24 horas por dia, oferecendo suporte básico. Isso significa que contará com uma ambulância com um condutor socorrista e um técnico em enfermagem socorrista. Essa estrutura permitirá uma resposta mais ágil em situações de urgência e emergência, contribuindo para aprimorar os tempos de resposta nessas situações críticas.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um dos componentes da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e faz parte da Rede Assistencial Pré-Hospitalar Móvel de atendimento às urgências.
O serviço é gratuito, acessado pelo número "192", funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acionados por uma Central de Regulação das Urgências.
A ideia de instalar uma unidade básica do Samu em Gravatal foi apresentada ao prefeito no final do ano passado pelo bombeiro voluntário Arnaldo Felácio e pelo técnico de enfermagem Filipe Soares Macalão, que será o coordenador da base. Com mais de 15 anos de experiência na área da enfermagem, Filipe também atuou no Samu em 2008 em Tubarão, Braço do Norte, Morro da fumaça, Criciúma e como operador de frota na central de regulação médica que fica em Criciúma.
:: Saiba mais
Gravatal pede instalação de unidade do Samu ao governo do Estado
Ao atuar na região, Filipe conheceu de perto a urgência do serviço nos municípios e elaborou um projeto que foi apresentado à secretária de saúde de Gravatal, que levou a ideia ao prefeito. “Essa é uma grande conquista para a população de Gravatal, Braço do Norte e região”, afirma Filipe.