Ex-prefeito Nazaré, uma das principais lideranças responsáveis por transformar a cidade portuguesa em um dos maiores polos mundiais do surf de ondas gigantes, passa pela região para conhecer os potenciais turísticos para articulação com Portugal
O ex-prefeito de Nazaré (Portugal), Walter Chicharro, uma das principais lideranças responsáveis por transformar a cidade portuguesa em um dos maiores polos mundiais do surf de ondas gigantes, está em Jaguaruna nesta segunda-feira, dia 30, para conhecer a cidade e seus potenciais turísticos.
A visita técnica faz parte de uma agenda alinhada em parceria com a Big Waves Brasil (BWB), para articulações estratégicas com as cidades que compõe a nova Rota do Big Surf: Garopaba, Imbituba, Jaguaruna, Laguna e Tubarão.
Junto com empresários de Portugal, o ex-prefeito visitou o município de Laguna neste fim de semana, e na manhã desta segunda-feira, esteve com o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva. No período da tarde, o encontro será com o prefeito de Tubarão e presidente da Amurel, Estêner Soratto.
“Eles estão fazendo essa visita técnica na região para futuros projetos visando o termo de cidades irmãs entre Nazaré e Jaguaruna. Vamos apresentar a eles os pontos turísticos do município e até o local onde pode se tornar a base da Rota do Big Surf”, comenta o surfista Thiago Jacaré, um dos articuladores do encontro.
Cidade-irmã
A estratégia de consolidar Jaguaruna, que detém o título de cidade com a maior onda do Brasil, cidade-irmã de Nazaré, cidade, segundo o Guinness Recorde Book, com as maiores ondas do mundo, tem se concretizado com a assinatura do termo de geminação entre os municípios.
No ano passado, uma comitiva de Santa Catarina foi até Portugal e assinou um pedido de aproximação entre os municípios conhecidos por suas ondas gigantes. O termo também foi assinado em Jaguaruna. A secretária Catiane Seif tem acompanhado as ações para o irmanamento e articula a vinda do prefeito de Nazaré a Santa Catarina para a assinatura do termo.
O surfista Thiago Jacaré, membros da associação Jagua Boys e lideranças locais participaram do ato de assinatura da minuta de geminação na prefeitura com o vice-prefeito Henrique Fontana, e acompanharam os representantes do Estado em uma visita técnica ao Balneário Arroio Corrente, que sediou a competição internacional de surfe, além de outros pontos turísticos.
Desde 2023, o governo do Estado, por determinação do próprio governador Jorginho Mello, tem trabalhado para oficializar Jaguaruna como o epicentro das maiores ondas do Brasil.
Aproximação entre Nazaré e Laguna
Laguna já é destaque nacional: no ano passado, a cidade premiou o primeiro campeão brasileiro de ondas grandes, o surfista Lucas Chumbo, que competiu nas imponentes ondas da Praia do Cardoso, durante o Campeonato Brasileiro de Ondas Grandes. Agora, a gestão municipal quer ir além.
“Nazaré é uma referência mundial no surf de ondas gigantes, e buscar essa aproximação é uma forma de aprender com quem já trilhou esse caminho de sucesso. Queremos que Laguna se consolide também como um destino internacional para o surf, turismo e eventos esportivos de alto impacto”, destaca o prefeito Preto Crippa.
No encontro com a comitiva de Portugal no último sábado, dia 28, em Laguna, foram debatidas possibilidades de cooperação técnica, troca de experiências, qualificação profissional e até um possível irmanamento oficial entre as cidades de Laguna e Nazaré, que poderá abrir caminhos para intercâmbios culturais e turísticos, além de atrair investimentos para o setor.
Novas reuniões já estão previstas com o objetivo de aprofundar o diálogo e estruturar projetos em conjunto.