Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, chegou a anunciar a suspensão dos atendimentos SUS na emergência a partir de agosto
O governador Jorginho Mello autorizou o pagamento de R$ 8,4 milhões extras até o final do ano para a manutenção da emergência do Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, que chegou a anunciar a suspensão dos atendimentos SUS na emergência a partir de agosto devido ao déficit financeiro.
A informação do repasse dos recursos extras pelo governo do Estado foi divulgada na tarde desta quinta-feira, dia 25, pelo deputado estadual Estêner Soratto, que se reuniu em Florianópolis, nesta semana, com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Soratto disse também que está atuando para a abertura da UPA 24 horas de Tubarão, que deve desafogar a emergência do HNSC.
Há poucos meses, o hospital anunciou que projeta para este ano déficit de R$ 75,6 milhões, e segundo a direção, o montante deve-se ao “grave desequilíbrio econômico na prestação de serviços ao SUS que compõem o Contrato nº 015/2023 que temos junto ao Estado, conforme exposto reiteradas vezes ao ente público. Com isso, a Rede Santa Catarina, mantenedora do hospital, acaba tendo que injetar recursos próprios para suprir as necessidades dos atendimentos prestados pelo SUS, que é de responsabilidade do poder público”, explica.