Mantenedora do hospital emitiu uma nota nesta terça após reunião com a Secretaria de Estado da Saúde
A Rede Santa Catarina, mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), em Tubarão, decidiu, em comum acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), manter os atendimentos SUS até o dia 30 de julho. A decisão foi informada em nota emitida nesta terça-feira, dia 2.
Há poucos meses, o hospital anunciou que projeta para este ano déficit de R$ 75,6 milhões, e segundo a direção, o montante deve-se ao “grave desequilíbrio econômico na prestação de serviços ao SUS que compõem o Contrato nº 015/2023 que temos junto ao Estado, conforme exposto reiteradas vezes ao ente público. Com isso, a Rede Santa Catarina, mantenedora do hospital, acaba tendo que injetar recursos próprios para suprir as necessidades dos atendimentos prestados pelo SUS, que é de responsabilidade do poder público”, explica.
A mantenedora havia notificado a Secretaria de Saúde, dando ciência do possível cenário de renúncias parciais do contrato, no prazo de 120 dias, o que encerrou neste domingo, dia 30 de junho.
“Reiteramos que não temos interesse em rescindir o contrato, denunciar parcialmente os serviços ou suspender os atendimentos, motivo pelo qual estamos empenhados na manutenção dos serviços. No entanto, é imprescindível que os Entes Públicos se unam para complementar o déficit existente, pois o desequilíbrio financeiro atual inviabiliza a continuidade dos serviços”, destaca a Rede Santa Catarina em nota.
A situação do hospital vem sendo discutida por lideranças e foi tema de debate nos últimos meses na Câmara de Vereadores de Tubarão e na Assembleia Legislativa pelos deputados da bancada do Sul.
Saiba mais
Com projeção de déficit de R$ 75,6 milhões, situação do HNSC será discutida entre deputados do sul