Terceira queda seguida mantém expectativa dentro da meta definida pelo Banco Central
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo A projeção de inflação para 2025 voltou a cair nas estimativas do mercado financeiro. Segundo o Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira, a expectativa passou de 4,46% para 4,43%, marcando a terceira redução consecutiva.
O índice permanece dentro da faixa de tolerância da meta de inflação, cujo centro é de 3%, com margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo — ou seja, podendo variar entre 1,5% e 4,5%.
Leia também: Passagens aéreas têm maior impacto no IPCA-15 e elevam prévia da inflação
Para o próximo ano, o mercado manteve a previsão de crescimento do PIB em 2,16%, sem alterações em relação ao relatório anterior.
A estimativa para o dólar no fim de 2025 também foi preservada em R$ 5,40, indicando estabilidade nas expectativas para o câmbio.
Mesmo com a queda na projeção inflacionária, os economistas não esperam mudanças na taxa básica de juros neste ano. O mercado prevê que a Selic deve encerrar 2025 em 15% ao ano, mantendo o patamar atual.
Segundo as projeções, somente em 2026 deve haver redução mais significativa, quando a taxa básica deve recuar para 12% ao ano.
A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) está marcada para os dias 9 e 10, quando o colegiado do Banco Central irá decidir oficialmente sobre o rumo da Selic no curto prazo.