Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Tubarão
23 °C
15 °C
Fechar [x]
Tubarão
23 °C
15 °C
COTIDIANO

Prejuízos: Tsunami meteorológico danifica mais de 40 imóveis em Jaguaruna

Foram cerca de 16 quilômetros de extensão atingidos, principalmente os balneários Arroio Corrente e Esplanada.

Jaguaruna, 02/12/2024 21h49 | Atualizada em 02/12/2024 21h49 | Por: Redação Folha Regional

A onda gigante classificada como tsunami meteorológico deixou prejuízos no município de Jaguaruna nesta segunda-feira, dia 2.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas mais de 36 residências afetadas, cinco estabelecimentos comerciais e muitas vias públicas atingidas.

:: Saiba mais

Defesa Civil confirma tsunami meteorológico no litoral de Jaguaruna

“Foi assustador”, diz morador ao ver tsunami meteorológico em praia

Os rastros do fenômeno ficaram espalhados pelas vias com muita sujeira e troncos de árvores pelos balneários. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Tubarão, Eron Flores, foram cerca de 16 quilômetros de extensão atingidos, principalmente os balneários Arroio Corrente e Esplanada.

Conforme a nota técnica da Defesa Civil, a região costeira de Jaguaruna registrou um avanço súbito do mar em direção ao continente, por volta da 1h, percorrendo uma longa extensão de terra. Esse fenômeno, conhecido como tsunami meteorológico, é raro e difícil de prever. A estação maregráfica de Balneário Rincão, cidade vizinha, registrou um aumento momentâneo da maré de 1 metro em um curto intervalo de tempo, associado a esse evento.

Em Balneário Esplanada, a onda gigante chegou a arrancar muros e portões de residências à beira-mar. Uma ponte de madeira que fica perto da praia foi destruída e árvores foram arrastadas, além de muros que caíram. A água também entrou em casas.

"Teve diversas residências que a água do mar entrou. Muro de casa, vidro, só não teve dano humano, mas prejuízo econômico teve bastante", explicou Maicon Laureano, da Defesa Civil de Jaguaruna.

O fenômeno natural avançou quadras e impactou mais de 16 quilômetros de orla. Entre os balneários atingidos estão Esplanada, Copa 70, Campo Bom e Arroio Corrente. “A lista de imóveis danificados pode ser ainda maior. Os números que temos foram os que conseguimos catalogar”, explicou Maicon Laureano, coordenador da Defesa Civil de Jaguaruna.

Apesar dos estragos, as estruturas das casas e comércios não chegaram a ser prejudicadas. Não há desalojados e nem desabrigados. Nesta segunda-feira, as equipes da prefeitura iniciaram a limpeza das ruas e reparos necessários. No decorrer da tarde, houve uma reunião entre o prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, e o deputado estadual Volnei Weber, que se colocou à disposição para auxiliar o município.

  • 1 / 9
  • 2 / 9
  • 3 / 9
  • 4 / 9
  • 5 / 9
  • 6 / 9
  • 7 / 9
  • 8 / 9
  • 9 / 9
Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!