Quarta-feira, 09 de julho de 2025
Tubarão
15 °C
3 °C
Fechar [x]
Tubarão
15 °C
3 °C
COTIDIANO

VÍDEO: Prefeitura de Laguna realiza intervenção emergencial na Praia do Gi para conter avanço do rio

A ação prevê a abertura de um novo canal na faixa de areia, conduzindo o fluxo de água diretamente ao mar

Laguna , 04/07/2025 12h13 | Atualizada em 06/07/2025 20h30 | Por: Redação Folha Regional
PML/Divulgação/Folha Regional

A prefeitura de Laguna, por meio de ação emergencial solicitada pela Defesa Civil do município, realiza na manhã desta sexta-feira, dia 4, uma intervenção na Praia do Gi para abertura de um novo canal de escoamento do rio. 

A medida busca mitigar riscos crescentes observados na região, onde o avanço do curso d’água ameaça a vegetação local e estruturas urbanas, como a rede de distribuição de energia elétrica, o posto guarda-vidas, comércios e residências.

Apesar de o rio da região não possuir um curso fixo, variando naturalmente conforme a ação dos ventos e marés, o monitoramento realizado ao longo do último ano apontou uma tendência contínua e acelerada de avanço da água em direção à área urbanizada. Já foram registrados, inclusive, acidentes decorrentes dessa instabilidade.

De acordo com o relatório técnico elaborado pela Defesa Civil e órgãos ambientais competentes, a ação prevê a abertura de um novo canal na faixa de areia, conduzindo o fluxo de água diretamente ao mar. Simultaneamente, será construída uma barreira para obstrução do canal atual, utilizando material proveniente da própria escavação. O objetivo é redirecionar o fluxo hídrico e conter o processo erosivo identificado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida será acompanhada por registros fotográficos e monitoramento contínuo, com frequência mínima semanal, para avaliar a evolução do novo canal e a necessidade de futuras intervenções. A ação foi classificada como de baixo impacto ambiental, devido à ausência de fauna em risco imediato e à própria dinâmica natural do local, caracterizada por constante movimentação das dunas e da linha de água.

A operação será executada pela Secretaria de Obras com uso de maquinário leve, como retroescavadeiras, e será acompanhada por técnicos dos órgãos responsáveis, com todos os cuidados necessários para garantir a segurança ambiental e urbana.

Folha Regional

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!