Terça-feira, 02 de setembro de 2025
Fechar [x]
COTIDIANO

‘Xixi de Coca-Cola’: empresária fica em coma por 28 dias após soroterapia com vitamina D

Mulher passou 28 dias em coma e teve falência múltipla de órgãos após tratamento em clínica

01/09/2025 12h16 | Por: Narciso Barone- Redação SIte On

A empresária Perinalva Dias Paiva passou 28 dias em coma em Vitória da Conquista, no interior da Bahia, após complicações provocadas por sessões de soroterapia — popularmente chamada de “soro da imunidade” — ricas em vitamina D.

Segundo o relato, os rins e o fígado pararam de funcionar, restando apenas o coração em atividade. Ela chegou a desmaiar em casa antes da chegada do Samu. A paciente havia procurado atendimento médico devido a cansaço e indisposição e recebeu a recomendação da soroterapia para recuperar energia.

Sintomas e agravamento do quadro

Os sintomas graves começaram logo após as primeiras aplicações. De acordo com a filha da empresária, a urina passou a ter coloração escura, semelhante à de refrigerante, acompanhada de sangramento. Em seguida, surgiram febre, náuseas e dificuldade para caminhar.

“Estava intoxicada com a soroterapia. O único órgão que ainda estava funcionando era meu coração”, disse Perinalva, em entrevista ao Fantástico.

Diagnóstico de hipervitaminose

Durante a internação, médicos de diferentes especialidades diagnosticaram hipervitaminose por vitamina D, condição em que o excesso da substância no organismo causa intoxicação grave. O caso evoluiu para falência múltipla de órgãos.

O gastro-hepatologista Raymundo Paraná, pesquisador da UFBA, explicou que o excesso de vitamina D aumenta a absorção de cálcio, que pode se acumular nos rins, coração, cérebro e outros órgãos, causando danos irreversíveis.

Riscos do uso indiscriminado de vitaminas

Especialistas alertam que, apesar de essenciais, vitaminas em excesso tornam-se tóxicas. O médico Drauzio Varella destacou que a administração deve ser feita de forma criteriosa e, preferencialmente, por via oral.

“O mercado de vitaminas no Brasil movimenta bilhões de reais por ano, e muitas pessoas consomem sem necessidade. Quando bem indicadas, devem ser administradas por via oral. Se algum profissional recomendar vitaminas injetáveis em soro na veia, desconfie”, afirmou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!