Segunda-feira, 22 de abril de 2024
Tubarão
26 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
26 °C
14 °C

Alesc aprova instalação de Frente Parlamentar de apoio às cooperativas de energia elétrica

A proposta foi feita pelo deputado Volnei Weber para oportunizar o debate de assuntos importantes para o segmento

17/03/2023 11h29 | Atualizada em 17/03/2023 11h29 | Por: Redação Folha Regional

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou nesta semana um requerimento de autoria do deputado estadual Volnei Weber solicitando a constituição da Frente Parlamentar de apoio às Cooperativas de Energia de Santa Catarina. 

De acordo com Weber, a Frente Parlamentar irá oportunizar o debate de assuntos importantes para segmento, com é o caso da destinação de uma porcentagem do ICMS recolhido para que seja investido no desenvolvimento do segmento de energia elétrica no Estado. “A proposta é destinar 20% do ICMS recolhido para que seja utilizado em projetos já apresentados e aprovados anteriormente pelo governo do Estado, principalmente, que visam a instalação de novos equipamentos para as regiões rurais que não possuem energia trifásica. Uma necessidade imediata que também beneficiará o Estado, já que gerará mais consumo e, consequentemente, mais imposto e mais geração de emprego”, explica o parlamentar. 

O deputado também comentou da importância desse apoio às cooperativas, pois, são elas que levam energia elétrica ao homem do campo e as pequenas cidades do interior. “O trabalho de distribuição de energia pelas cooperativas é fundamental para que mais pessoas possam receber energia elétrica, um item indispensável para a subsistência e também desenvolvimento de uma região”, comentou. 

Hoje a Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina possui 22 cooperativas filiadas, tendo mais de 31 mil quilômetros de redes em 260 mil propriedades catarinenses, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. 

“Tenho absoluta certeza de que a Frente Parlamentar será uma importante ferramenta para o desenvolvimento do segmento de energia elétrica catarinense. Iremos possibilitar um debate sobre ações, projetos e parcerias que contribuam para a instalação de novas redes de transmissão de alta tensão, onde as cooperativas possam ingressar no mercado livre e comprar por valores mais acessíveis, possibilitando competitividade para quem está produzindo e também para o Governo do Estado, trazendo assim, mais recursos e movimento econômico para Santa Catarina”, conclui. 

A instalação oficial da Frente Parlamentar de apoio às Cooperativas de Energia de Santa Catarina deve acontecer nas próximas semanas, com data e horário a ser divulgado com antecedência.
 

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!