Segunda-feira, 24 de junho de 2024
Tubarão
19 °C
12 °C
Fechar [x]
Tubarão
19 °C
12 °C

Laguna terá debate sobre reserva extrativista nesta quarta-feira

A reunião com moradores e pescadores está marcada para as 16h, no gabinete do prefeito

Laguna, 05/06/2023 21h14 | Atualizada em 05/06/2023 21h14 | Por: Redação Folha Regional
Elvis Palma/Divulgação/Folha Regional

A prefeitura de Laguna, através das secretarias de Desenvolvimento Econômico, do Planejamento e da Pesca e Agricultura, realizam uma importante reunião com moradores e pescadores da região da ilha nesta quarta-feira, dia 7.

O encontro tem como principal objetivo debater a Reserva Extrativista Marinha do Cabo de Santa Marta (Resex), além de definir as principais prioridades da região.

A reunião irá ocorrer no gabinete do prefeito, às 16h e será aberto a todos os interessados.

O assunto tem causado polêmica nos últimos dias, após uma reunião coordenada por representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), com financiamento do Banco Mundial tentar abordar sobre a conversão da região em uma reserva extrativista (Resex).

O Ministério debate a criação de novas Reservas Extrativistas (Resex) desde 2012, quando a proposta foi apresentada pela Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Costeiras Marinhas (Confrem) aos representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 

Na época, a proposta reivindicava a criação das Resex no Farol de Santa Marta, Imbituba, Garopaba (SC), Tauá-Mirim (MA), Litoral Sul de Sergipe (SE) e Barra de Serinhanhen (PE).

Secretário da Casa Civil anuncia reunião sobre a Resex na Passagem da Barra

O secretário de Estado da Casa Civil, Estener Soratto, tem se manifestado nos últimos dias contra a criação da Resex em Laguna. De acordo com Soratto, “a criação da Reserva Extrativista da Região da Ilha terá um impacto negativo na qualidade de vida de todos os municípios, limitando as oportunidades de crescimento. Precisamos buscar abordagens de conservação ambiental que conciliem o desenvolvimento sustentável com a proteção da natureza, encontrando um equilíbrio que beneficie tanto as comunidades locais quanto o meio ambiente”, compartilhou o secretário em suas redes sociais.

Ele também está convidando a população para participar de uma reunião sobre a Resex no agendada para o próximo dia 14, uma quarta-feira, às 19h, no salão paroquial da Passagem da Barra, em Laguna.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!