O foco foi encontrado em uma armadilha no Centro
Divulgação/Folha Regional Agentes de endemias da prefeitura de Capivari de Baixo encontraram 42 larvas do mosquito Aedes aegypti em uma das armadilhas instaladas no município. O foco foi encontrado na quinta-feira, dia 23, em uma armadilha no Centro. O mosquito é transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Este foi o primeiro foco registrado em 2025. As agentes de endemias e comunitárias de saúde iniciaram imediatamente uma varredura na região, em um raio de 300 metros a partir do foco encontrado. A varredura serve para verificar se há novos focos dentro do raio proposto. O resultado da varredura será divulgado assim que for concluído.
“O foco serve de alerta para a comunidade para que reforce as ações de combate ao Aedes. A luta deve ser de todos. A proliferação do mosquito pode ser evitada se a população estiver atenta ao acúmulo de água em depósitos e também em recipientes. É importante promover a limpeza de calhas, piscinas e locais que possam acumular água”, diz o coordenador de Vigilância em Saúde, Rodrigo Vargas.
Há 74 armadilhas instaladas no município, distribuídas em residências, empresas, comércios, que são vistoriadas semanalmente, e 12 pontos estratégicos, que são borracharias, cemitério e ferros-velhos, monitorados de 14 em 14 dias.