Entre agosto e setembro, os casos aumentaram de 10 para 38 com três mortes confirmadas no último mês
A Secretaria Municipal de Saúde emitiu um alerta nesta quarta-feira, dia 2, sobre o aumento do número de casos de Covid-19 em Tubarão neste ano de 2024. Ao todo, de janeiro até setembro, são 546 casos registrados. Destes, 287 foram apenas em fevereiro.
Depois, os números caíram, mas voltaram a mostrar um expressivo aumento entre agosto e setembro, quando saltaram de 10 para 38. Até o momento foram registradas oito mortes, sendo três somente neste último mês.
A orientação é que a população procure estar em dia com as doses da vacina.
Saiba mais sobre:
- Vacina contra Covid-19 monovalente XBB do Laboratório Moderna: essa vacina monovalente contém a proteção contra a variante XBB 1.5 do vírus. Tem direito à ela crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, na rotina; grupos prioritários a partir de 5 anos de idade.
- Os grupos prioritários e quando devem fazer o reforço:
- dose a cada 6 meses: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos de idade; gestantes e puérperas.
- dose anual: pessoas vivendo em ILP (Instituições de Longa Permanência) e seus trabalhadores; trabalhadores da área da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos); pessoas privadas de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas.
Pessoas destes grupos prioritários que já se vacinaram com a chamada bivalente têm o direito de fazer a dose da Moderna após 3 meses da aplicação, pois a mesma possui uma variante diferente.
Para a população que não faz parte dos grupos prioritários, a vacinação pode ser feita a partir dos cinco anos de idade, sendo consideradas vacinadas contra a Covid-19 aquelas que tomaram ao menos uma dose da vacina. Caso a pessoa não tenha nenhuma dose comprovada, ela pode realizar a aplicação de dose única com o imunizante da Moderna.
As vacinas e suas doses de reforço estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal, naquelas que possuem salas de vacina.