Quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Tubarão
32 °C
17 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
17 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Saúde confirma primeiro caso da variante EG.5 do coronavírus em Santa Catarina

O paciente infectado é um homem, de 37 anos, morador de Biguaçu, sem histórico de viagem

05/09/2023 18h58 | Atualizada em 05/09/2023 20h16 | Por: Redação Folha Regional

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) recebeu na noite desta segunda-feira, dia 4, a confirmação do primeiro caso da variante EG.5 do coronavírus no Estado.

O paciente infectado é um homem, de 37 anos, morador de Biguaçu, sem histórico de viagem. Ele procurou atendimento médico no Hospital Regional de São José (HRSJ) no dia 24 de julho com sintomas leves: coriza, dores musculares e dor de cabeça. A informação é que ele possui esquema vacinal primário contra a Covid-19, primeira e segunda doses.

A amostra do paciente foi coletada pela Unidade Sentinela do HRSJ na mesma data do atendimento, no dia 24 de julho, e processada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) que apresentou resultado positivo para Covid-19 no dia seguinte, 25 de julho.

No dia 1º de agosto, a amostra foi enviada para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. O relatório da Fiocruz com o resultado positivo para a variante EG.5 chegou ao Estado na noite de ontem, dia 4.

Vacinação é a principal medida de prevenção

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Além do esquema primário (primeira e segunda doses), é importante que toda a população atualize a situação vacinal com as doses de reforço.

Toda a população com 18 anos ou mais com o esquema primário completo (primeira e segunda doses) deve tomar uma dose de reforço com a bivalente, desde que a última dose tenha sido aplicada há mais de 4 meses.

Além deste público, também podem tomar a dose de reforço com a bivalente, pessoas a partir dos 12 anos dos seguintes grupos prioritários:

-pacientes imunocomprometidos;

-pessoas com comorbidades;

-população das comunidades indígenas e quilombolas;

-gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto);

-trabalhadores da saúde

-pessoas com deficiência permanente

-população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão/SC - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!