Domingo, 03 de novembro de 2024
Tubarão
21 °C
18 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
18 °C
SAÚDE E BEM ESTAR

Servidora de escola de Capivari de Baixo comemora vitória contra o câncer em última sessão de quimioterapia

Elaine Mina Afonso fez sua última sessão de quimioterapia nesta sexta-feira. Funcionários e alunos da escola comemoraram o sucesso do tratamento

Capivari de Baixo, 25/10/2024 19h40 | Atualizada em 25/10/2024 19h40 | Por: Redação Folha Regional

Em meio aos grandes desafios da vida, uma inspiradora história de amor e superação se destaca, protagonizada pela servidora da Escola Municipal de Educação Básica Santo André, em Capivari de Baixo, Elaine Mina Afonso.

No final do ano passado ela passou por um susto e no início deste ano veio o diagnóstico de câncer de mama maligno. Todo o percalço se transformou em uma jornada de coragem e vitória sobre a enfermidade, que culminou nesta sexta-feira, dia 25, em sua última quimioterapia. A celebração pelo sucesso no tratamento tem sido constante entre os funcionários e alunos da instituição.

A diretora da unidade escolar, Carina de Sousa, afirma que a força de Elaine é admirável. "O que mais nos impressiona é a sua resiliência. Mesmo enfrentando um desafio tão grande, ela nunca quis se afastar do seu trabalho. Elaine está na escola todos os dias, cedo, cumprindo as suas responsabilidades com a mesma dedicação e comprometimento de sempre", diz a diretora emocionada.

Mãe de cinco filhos, Elaine é um exemplo de superação e amor incondicional. "Ela dá tudo de si por sua família e enfrenta cada batalha com uma força inquebrantável. Para nós, colegas de trabalho e comunidade escolar, a sua jornada é uma verdadeira lição de vida. Elaine não apenas enfrenta o câncer com coragem, mas o faz sem jamais abandonar o que ama: sua família e seu trabalho. Neste mês de outubro, não podemos deixar de homenagear essa mulher extraordinária. Elaine merece todas as homenagens do mundo. Todos que a conhecemos e temos o prazer de conviver com ela a amamos muito", ressalta.

O diagnóstico do câncer impacta não apenas o paciente, mas também aqueles ao redor. Amigos e familiares, foram fundamentais ao proporcionar apoio emocional. A história de Elaine deixa uma valiosa lição sobre a importância de viver e amar enquanto há tempo. Sua jornada, entre lágrimas e sorrisos, é um testemunho de coragem, fé e resiliência diante da adversidade.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente em mulheres, após o câncer de pele. Para o Brasil, foram estimados 73,6 mil novos casos em 2024, com um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. É relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. O Ministério da Saúde afirma que cerca de 17% dos casos podem ser evitados por meio de hábitos de vida saudáveis.

O câncer do colo do útero, por sua vez, é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do câncer de mama, e a principal causa de morte por câncer entre mulheres em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina com 17 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025, correspondendo a uma taxa de incidência de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres.

  • 1 / 4
  • 2 / 4
  • 3 / 4
  • 4 / 4
Folha Regional

Rua José João Constantino Fernandes, 131, São Clemente - Tubarão (SC) - CEP: 88706-091

Folha Regional © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!