Equipe voltava de campeonato em São Paulo em direção ao sul do RS; prefeitura de Pelotas decretou luto oficial por uma semana
A prefeitura de Pelotas decretou luto de sete dias após o acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba, no Litoral do Paraná. Uma van que saiu de São Paulo com atletas de remo e retornava para o município gaúcho foi atingida por uma carreta na noite deste domingo, dia 20.
Nove pessoas morreram, das quais sete são remadores. Duas, incluindo um adolescente de 17 anos, foram encaminhadas para o hospital de Joinville, em Santa Catarina, com ferimentos leves.
Uma das vítimas é Oguener Tissot, idealizador do projeto Remar para o Futuro. A iniciativa era realizada em parceria entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a prefeitura.
Como a van ficou prensada sob o contêiner, as equipes de resgate tiveram que aguardar a chegada de um guindaste.
O tráfego na BR-376 permaneceu interrompido até a manhã desta segunda-feira (21), causando congestionamentos que se estenderam por quilômetros nos dois sentidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou suas redes sociais para lamentar o ocorrido. “Com tristeza e pesar, soube da morte de nove pessoas, sendo sete adolescentes, de uma equipe de remo de Pelotas, em um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, Paraná. Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas” afirmou.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se manifestou. “Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro”, escreveu o governador nas redes sociais, acrescentando que a equipe estava “representando nosso Estado com muita honra”.
Veja quem são as vítimas fatais do acidente com atletas de remo
1 – Samuel Benites Lopes, 15 anos;
2 – Henri Fontoura Guimarães, 15 anos;
3 – João Pedro Kerchiner, 17 anos;
4 – Helen Belony, 20 anos;
5 – Nicole da Cruz, 15 anos;
6 – Angel Souto Vidal, 16 anos;
7 – Vitor Fernandes Camargo, 17 anos;
8 – Oguener Tissot (coordenador), 43 anos;
9 – Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
Sobrevivente: João Milgarejo, 17 anos