Operação fiscaliza estabelecimentos e recolhe produtos suspeitos
Uma operação conjunta envolvendo o Procon/SC, a Polícia Civil, o Centro Estadual de Combate às Organizações Criminosas (CECOP) e a Polícia Científica apreendeu 11 bebidas alcoólicas suspeitas de adulteração em Florianópolis, durante ação realizada na última quinta-feira (16). A iniciativa teve como objetivo combater a venda de produtos irregulares e garantir a segurança dos consumidores.
No total, três estabelecimentos foram fiscalizados, sendo dois no Sul da Ilha e um no Continente. As bebidas recolhidas — entre vinhos, vodkas e whiskys — foram encaminhadas ao laboratório da Polícia Científica, onde passarão por análise para verificar a composição e regularidade dos rótulos, confirmando ou descartando a adulteração.
Em meio a casos recentes de intoxicação por metanol no Brasil, o Procon/SC orienta a população a denunciar possíveis produtos falsificados. Até esta sexta-feira (17), não há registros confirmados de intoxicação em Santa Catarina relacionadas a bebidas adulteradas.
A delegada Michele Alves, diretora do Procon/SC, alerta:
"Verifique sempre a embalagem e possíveis erros de português nos rótulos. Se houver qualquer sintoma, procure um médico e denuncie ao Procon."
Veja também: SC reforça protocolos e disponibiliza antídoto para eventuais casos de intoxicação por metanol
O Procon reforça atenção a sinais que indicam produtos adulterados:
Fornecedores devem seguir regras rígidas para garantir a segurança e regularidade das bebidas: