A fiscalização contra motos barulhentas foi intensificada nos últimos dias
A Polícia Militar de Laguna deu início a uma operação para fiscalizar e coibir as motos barulhentas com escapamentos adulterados. O barulho excessivo tem sido um dos principais motivos de reclamações dos moradores nas últimas semanas.
O barulho de escapamentos adulterados ou irregulares das motocicletas, causam danos à saúde auditiva e ao sossego. A operação não tem data para acabar e será rotineira.
“O objetivo é cessar essas reclamações e que as pessoas se conscientizem sobre o problema”, explica o comandante do 28° BPM, tenente-coronel Eduardo Caetano do Amaral.
Nesta quinta-feira, dia 4, em continuação aos trabalhos de fiscalização, a guarnição do Canil do 28º BPM em rondas no bairro Margalhães, visualizou uma motocicleta com escapamento conhecido como "Turbal".
Foram feitos os procedimentos de trânsito cabíveis e a motocicleta recolhida. A PM destaca que nessa semana uma operação foi realizada com esse objetivo e várias motocicletas foram autuadas, sendo que uma delas apresentava registro de furto.
A lei estabelece que conduzir veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” é infração de trânsito grave. Punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo.
A substituição do escapamento não é proibida pela legislação, desde que mantidas as características originais do equipamento em relação às emissões de ruídos e poluentes.