As redes tipo aviãozinho estavam submersas na localidade de Estreito
A 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental com sede em Laguna realizou operação no Complexo Lagunar (Lagoa do Imaruí e Mirim) neste final de semana a fim de coibir a prática da pesca/captura de camarão em período de defeso da espécie.
A operação resultou na apreensão de 10 baterias, oito petrecho de pesca tipo “gerival” e 34 redes tipo “aviãozinho” na comunidade de Estreito. Segundo a Polícia Militar Ambiental, as redes estavam dispostas submersas para burlar a fiscalização.
O defeso do camarão no Complexo Lagunar é de 15 de julho a 15 de novembro.
São quatro meses em que fica proibida a pesca do camarão, para que o período de procriação e crescimento do crustáceo não seja interrompido. De junho a novembro é a época do ano em que aumenta a quantidade de camarões jovens, que ainda não chegaram à idade reprodutiva.
O Defeso do Camarão é ordenado pela Instrução Normativa do Ibama (nº 21, de 07 de julho de 2007), que proíbe a pesca do camarão-rosa e do camarão-branco, no período de 15 de julho a 15 de novembro, com qualquer modalidade e petrecho, na região do complexo lagunar.
Durante esses quatro meses, os pescadores do município recebem o auxílio de um salário mínimo por mês, do Governo Federal.