Segunda-feira, 18 de agosto de 2025
Tubarão
21 °C
14 °C
Fechar [x]
Tubarão
21 °C
14 °C
SEGURANÇA

Polícia Civil indicia mais de 20 pessoas por compra de votos no sul de SC

Após denúncias, dezenas de pessoas foram ouvidas sobre ocorrência de venda e compra de votos nas eleições municipais de 2024

Lauro Müller, 24/06/2025 18h55 | Por: Redação Folha Regional
Divulgação/Folha Regional

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Lauro Müller, concluiu investigação que apurou a ocorrência de compra e venda de votos na Eleição Municipal, ocorrida na cidade, em outubro de 2024. Ao todo, 23 pessoas foram indiciadas.

As investigações iniciaram após a Polícia Civil receber denúncias. Um inquérito policial foi instaurado para esclarecer os fatos. Foram realizadas diversas diligências investigativas, dentre dezenas de entrevistas, busca e apreensão na residência de suspeitos, com análise das informações coletadas e elaboração de seus respectivos relatórios.

Após os levantamentos, os investigadores concluíram que foi organizado um grupo de pessoas para realizar visitas nas residências de eleitores, no período anterior à eleição, para realizar acordos eleitorais, identificados por “acertos”, em que o eleitor se comprometia a votar em um determinado candidato a prefeito e vice, e/ou vereador, em troca de receber benefício financeiro (dinheiro, cestas básicas, combustível e outros).

Conforme apurado, o dinheiro utilizado no crime era custeado pela família de um então candidato ao cargo de prefeito. Havendo prova da ocorrência do crime, bem como definida a autoria, realizou-se o indiciamento de 15 pessoas, pelos crimes de Corrupção Eleitoral (art. 299, caput, da 4737/65) e Associação Criminosa (art. 288, caput, do CP) e oito somente pelo crime de Corrupção Eleitoral.

O inquérito finalizado foi encaminhado à Justiça Eleitoral, para que seja submetido ao Ministério Público Eleitoral, a quem caberá avaliar se estão presentes os elementos necessários para a propositura da respectiva ação penal contra os investigados. Por se tratar de um caso ainda sob sigilo, os nomes dos investigados não foram divulgados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região

Avenida Marcolino Martins Cabral, 926, sala 1006, Centro | Edifício EJB | Tubarão (SC) | WhatsApp (48) 9 9219-5772
 

Folha Regional | Notícias 24h de Tubarão, Jaguaruna e região © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!