Ele estava foragido no município desde de terça-feira, após troca de tiros no bairro Pio Corrêa
Um homem de 36 anos, acusado de extorsão mediante sequestro no Paraná, foi preso nesta quarta-feira, dia 23, em Criciúma após ação de investigação e inteligência da Polícia Civil.
O homem foragido estava sendo procurado após fuga no dia de ontem, dia 22, em Criciúma, no bairro Pio Corrêa. Sua captura ocorreu no bairro Vila Zuleima, distante cerca de 1h30a pé do local inicial da fuga.
Segundo a Polícia Civil, o foragido, 36 anos, é natural do Paraná. Estava com lesões superficiais causadas pela vegetação. Sua prisão é decorrente de grave crime de extorsão mediante sequestro ocorrido no estado vizinho, com operação realizada em conjunto pela PCPR e PF na segunda-feira passada.
Segundo o delegado Yuri Miqueluzzi, do Departamento de Investigação Criminal (DIC) de Criciúma, a operação teve como alvo um grupo criminoso acusado de sequestrar e agredir vítimas em Curitiba (PR) no dia 13 de setembro de 2024.
O crime apurado é o de extorsão mediante sequestro contra a família de um homem também investigado em uma operação da Polícia Federal (PF). “Este preso tinha dinheiro escondido quando foi deflagrada a operação no começo deste ano, então os sequestradores estavam em busca de outros valores que pudessem estar escondidos. Nada foi localizado neste dia e posteriormente eles continuaram ameaçando as pessoas”, disse o delegado da Polícia Federal, Sérgio Luís Stinglin de Oliveira.
Os criminosos levaram a vítima para sua residência, onde atraíram um funcionário. Ambos foram mantidos reféns e agredidos enquanto os sequestradores buscavam dinheiro oculto na casa.
“O grupo criminoso foi identificado após minuciosa investigação. No dia do crime, abordaram o carro da vítima simulando serem policiais, utilizando coletes e balaclavas, e estavam armados com fuzis e pistolas. A investigação em conjunto foi fundamental para qualificar os envolvidos”, explicou o delegado Thiago Teixeira, da Polícia Civil do Paraná (PCPR).
A prisão foi realizada por policiais civis da PCSC (DIC Criciúma), da PCPR (TIGRE) e da PF (Criciúma). Ainda, nas buscas de ontem, atuaram em apoio o efetivo da PMSC, canil PMSC, Núcleo de Operações com Cães PCSC, GAECO Criciúma e o helicóptero da Polícia Civil (SAER).